sexta-feira, 28 de maio de 2010

Secretaria de Saúde expõe experiências bem sucedidas em evento nacional

No encontro que contou a participação do ministro da Saúde José Gomes Temporão, O Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF, apresentou o projeto “Emagrecimento saudável

Até o dia 29 de maio, na cidade de Gramado (RS), a Secretaria de Saúde estará apresentando seis experiências exitosas de Vitória da Conquista, durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde/CONASEMS, a abertura oficial do evento, realizado na noite da ultima, terça-feira, 25, no salão nobre da Expogramado, contou com a participação de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, como o ministro da Saúde José Gomes Temporão. Na oportunidade, o presidente do CONASEMS homenageou a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, com a medalha Dom Helder Câmara.

O presidente do CONASEMS , Antônio Carlos Nadir, abriu o Congresso, cobrando do Governo Federal a revisão da estratégia de Saúde da Família. Um dos pontos dessa revisão é a remuneração diferenciada para os profissionais de saúde das regiões Norte e Nordeste, na tentativa de igualar os indicadores da saúde com os das regiões Sul e Sudeste do país. “É preciso flexibilizar a lei de responsabilidade fiscal para a saúde. Avançar é preciso, de forma solidária e tripartite”.

José Gomes Temporão destacou diversos avanços da saúde. Sobre a regulamentação da Emenda 29, que tramita no Congresso Nacional, fixando os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, estados e municípios, o ministro afirmou que ela sozinha não basta. “Precisamos aumentar os gastos com saúde, o SUS precisa, no mínimo, dobrar os investimentos” e concluiu convocando a todos os presentes para lutarem pela saúde, “a nossa ideologia deve ser: saúde pública, universal e com financiamento público”.

Experiências de Vitória da Conquista - Os trabalhos apresentados foram selecionados no II Congresso do Conselho de Secretários Municipais da Bahia/COSEMS-BA, no qual concorreram 36 trabalhos. Vitória da Conquista obteve as colocações de 1º, 2º e 3º lugares. Os projetos escolhidos foram todos executados pela Coordenação de Atenção Básica. Para a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, a apresentação desses trabalhos em Gramado é o reconhecimento do investimento em educação permanente para os profissionais de saúde da Rede SUS de Vitória da Conquista.

A Saúde Bucal apresentou dois pôsteres com os temas: Educação Permanente em Saúde: Mudanças na Práxis Nacional, de autoria da Odontóloga Karine Bião Santos Silveira e Avaliação da Integralidade como continuidade da atenção a saúde bucal: Estudo de um caso na Bahia, de autoria de Dayse Sâmara Brandão Matos.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF, apresentou o projeto “Emagrecimento saudável: Uma proposta de intervenção realizada pelo NASF da Zona Rural de Vitória da Conquista- BA, de autoria dos técnicos Ana Paula Barreto Leite, Luciana Pires Santos de Souza e João Jerônimo Flores Junior.

A técnica Michela Macedo Lima Costa, apresentou o projeto “A Supervisão como estratégia de acompanhamento e avaliação das praticas das equipes de Saúde da Família. Já a Enfermeira Dalva Prates Santos, apresentou o projeto “A Cartografia como instrumento de avaliação do território: Um relato da experiência na USF das Pedrinhas Equipe I.

Juliana Ramos de Vasconcelos apresentou o trabalho classificado em primeiro lugar no Congresso do COSEMS-Bahia, “A Sala de Situação em Saúde: Caminhos para a melhoria da qualidade da Atenção Básica no Município de Vitória da Conquista”.

fonte: www.pmvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário