segunda-feira, 24 de maio de 2010

Unidades de pronto-atendimento vão beneficiar 45 mil baianos por mês

Foto: Arisson Marinho/AGECOM

Governador Jaques Wagner assina ordem de serviço para construção de UPA's
Serviço de saúde pública ganha 4 novas unidades de pronto atendimento em emergência
MATÉRIA: Unidades de pronto-atendimento vão beneficiar 45 mil baianos por mês

Aproximadamente 45 mil baianos serão beneficiados todo mês nas quatro unidades de pronto-atendimento (UPA's) que serão construídas em Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Itabuna, municípios com expressiva demanda em atendimento de baixa e média complexidade. A assinatura para implantação das unidades aconteceu nesta sexta-feira (21), na Governadoria.

A proposta das UPA's é oferecer serviços médicos 24 horas por dia. A implantação na Bahia faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, é um plano arrojado de expansão. “Nossa expectativa é atender 540 mil pessoas por ano. Fizemos uma gestão de responsabilidades. Além dessas quatro, outras 43 UPA's serão construídas na Bahia”, destacou.

Nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Itabuna, o investimento é de R$ 12 milhões. A contrapartida é dividida em partes iguais entre o governo da Bahia e o governo federal.

Para o secretário de Saúde e vice-prefeito de Itabuna, Antônio Vieira, a implantação da UPA vai desafogar as unidades públicas de saúde existentes na cidade. “Itabuna é uma área de referência para 120 municípios. Essa UPA vai desafogar o atendimento no pronto-socorro e poderemos oferecer um melhor atendimento para a população e para os profissionais de saúde”, declarou.

Nas UPA's que serão instaladas no estado poderão ser realizados atendimentos de complexidade intermediária e definidos os diagnósticos e os encaminhamentos para um hospital.

Nas unidades, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Por isso a relação direta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em Feira, município com aproximadamente 600 mil habitantes, a UPA será um importante reforço no atendimento à população. “A expectativa é a melhor possível. Essa unidade vem para somar com a qualidade no atendimento a toda a população da região”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho. A unidade ficará no Complexo Hospitalar Lopes Rodrigues e Clériston Andrade.

Em Barreiras, ficará no Loteamento Parque Novo Horizonte, e em Itabuna, no Loteamento Jardim Jaçanã. Em Salvador, a UPA funcionará ao lado do Hospital Roberto Santos.

Melhor atendimento

O governador Jaques Wagner disse que o Poder Executivo Estadual tem atuado em várias frentes de trabalho para oferecer melhor atendimento aos baianos.

“As UPA's, por ficarem 24 horas à disposição da sociedade, proporcionam uma sensação de tranquilidade para a população. Afinal, o momento da urgência e emergência causa um desconforto muito grande para a pessoa. É mais uma contribuição para a melhoria da saúde pública”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário