sexta-feira, 3 de junho de 2011

Consórcio intermunicipal de saúde busca fortalecimento do SUS na Bahia

Prefeitos e secretários municipais de saúde da região sudoeste da Bahia reuniram-se em Poções, recentemente, para discutir a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste da Bahia, o CISsudoeste. Participaram ainda do encontro, a diretora da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Marielene Ferraz, e do coordenador de Desenvolvimento da Gestão Regional da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Cássio Garcia.

O CISudoeste foi criado com o intuito de fortalecer e implementar a regionalização da saúde no sudoeste do estado. Com o consórcio, cada município deve se responsabilizar pela oferta dos serviços de Atenção Básica para a sua população, enquanto os serviços especializados passam a ser ofertados em pólos regionais para um conjunto de municípios.

Para a implementação do CISsudoeste, os prefeitos de Barra do Choça, Oberdan Rocha e o de Poções, Luciano Mascarenhas, juntamente com Marielene Ferraz, com a coordenadora de Cadastro e Credenciamento dos Serviços de Saúde, Ana Paula Santana, e com assessores técnicos da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, realizaram uma visita aos municípios de Montes Claros e Diamantina, localizados na região norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Lá, eles conheceram as experiências locais com os consórcios intermunicipais de saúde na gestão de serviços de urgência e emergência, de média complexidade e transporte sanitário.

Ainda durante a visita aos municípios mineiros, a comitiva da Bahia recebeu todas as informações acerca do funcionamento dos consórcios, desde a base legal de constituição até o apoio necessário do governo estadual para a estruturação e implementação das diversas ações a serem operacionalizadas.

A reunião em Poções contou a com a presença de prefeitos e secretários dos municípios de Poções, Vitória da Conquista, Cândido Sales, Mirante, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Planalto, Manoel Vitorino, Barra do Choça, Encruzilhada, Caatiba, Nova Canaã, Ribeirão do Largo, Boa Nova e Caetité.


fonte: Ascom/20ª Dires

Nenhum comentário:

Postar um comentário