quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governo anuncia reabertura da Bahiafarma

A reabertura da Bahiafarma será anunciada nesta sexta-feira (3), pelo Governo do Estado, durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis). O encontro será realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães, a partir das 9h. A reabertura da Bahiafarma foi um compromisso assumido pelo Governo do Estado para a ampliação da assistência farmacêutica em todo o estado.

A reunião do Gecis, que normalmente acontece em Brasília, será realizada em Salvador por conta da recriação da Bahiafarma. Sob a coordenação do Ministério da Saúde e com representação de outros cinco ministérios, da Casa Civil e de sete instituições públicas, o Gecis busca promover ações concretas para o fortalecimento do complexo produtivo e de inovação da saúde.

Com a reabertura da Bahiafarma, a Bahia volta a estar inserida no cenário nacional como um estado produtor de insumos farmacêuticos, condição perdida em 1996, com o fechamento da própria Bahiafarma. Considerando que os remédios são insumos estratégicos de impacto social, a Bahiafarma está pautada na garantia e ampliação do acesso a medicamentos.

Além do ato de recriação da Bahiafarma às 10h30, será assinada a autorização para a produção de dois medicamentos na instituição, o Sevelamer, destinado ao controle de fósforo em doentes renais crônicos, e o Cabergoline, utilizado no controle de tumores que são produtores de prolactina.

A Bahiafarma ainda firmará parcerias estratégicas com os laboratórios Farmanguinhos, Cristalia e ITF, estes dois últimos da iniciativa privada. A parceria vai permitir a transferência de tecnologia para a produção do Sevelamer e do Cabergoline. Quando a fábrica da Bahiafarma estiver em pleno funcionamento, devem ser produzidos cerca de 64 milhões de comprimidos do Sevelamer por ano.

Ainda durante o evento será assinado um contrato de gestão entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Bahiafarma que permitirá a criação do projeto Farmácias da Bahia que tem o objetivo de criar uma rede de farmácias em municípios com menos de 30 mil habitantes para o gerenciamento dos medicamentos da atenção básica. O contrato ainda servirá para a transferência da gestão das farmácias populares para a Bahiafarma.

Será assinado ainda um protocolo de intenções entre o governo do estado e a Biocen, empresa estatal cubana de biotecnologia com representação em Campinas/SP. A assinatura deste documento representa a formalização da implantação de um processo de transferência tecnológica na área de biofarmacologia. Esta ação visa estruturar um parque industrial para a produção de medicamentos e insumos estratégicos para a saúde no estado da Bahia, viabilizando o aporte de recursos técnicos e financeiros.

A Bahiafarma foi fechada em 1996 e extinta em 1999. A nova Fundação Bahiafarma, vinculada à Sesab, terá por finalidade a realização de um escopo ampliado no campo farmacêutico, que abrange a pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde – SUS. Serão duas unidades de produção, uma no CIA e outra em Vitória da Conquista. A previsão é que a produção seja iniciada em 2012.

O evento contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do Estado, Jaques Wagner, e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Fonte: Ascom/Sesab www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário