quinta-feira, 2 de junho de 2011

Coordenador do sistema de transplante da Sesab integra comitê estratégico do Ministério da Saúde

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foi convidado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para integrar o Comitê Estratégico responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Equipes de Captação de Órgãos e Transplantes, criado com o objetivo de elaborar estratégias para subsidiar o MS nas decisões para desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos programas de transplante no país.

Ontem (1º), durante a primeira reunião do Comitê, realizada em Brasília, o representante baiano foi escolhido para acompanhar, na região Nordeste, a implantação e o desempenho das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e as estratégias educacionais para incentivo à doação e transplante de órgãos.

Ainda durante a reunião, segundo Eraldo Moura, foi feita uma avaliação da situação dos transplantes no Brasil e as diferenças regionais, ficando acertado que o Ministério da Saúde dispenderá todos os esforços necessários para atuar nos estados que registram menos de cinco doações por cada milhão de habitantes, entre eles a Bahia, sendo as regiões Nordestes e Norte o principal foco.

Outra decisão tomada pelo Comitê foi a criação de pólos de educação regional por unidades hospitalares e equipes que já desempenham, com bons resultados, o programa de transplantes.

O Comitê Estratégico é presidido pelo ministro da Saúde e tem como integrantes o secretário de Atenção à Saúde do MS e 12 representantes de diversos estados brasileiros. Também integram o Comitê e participaram da reunião, o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, e o assessor do MS, Silvano Raia.

fonte: http://www.saude.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário