quarta-feira, 22 de junho de 2011

HGVC alerta sobre os cuidados para aproveitar o São João com segurança

Os acidentes automobilísticos e as lesões provocadas por fogos de artifícios são bastante frequentes durante os festejos juninos. Por conta disso, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para aproveitar o São João com segurança. Durante o período, o número de queimados e de vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada no HGVC chega a ser dez vezes maior do que nos dias comuns. No entanto, a maioria dos acidentes pode ser evitada com a adoção de cuidados simples.

No Pronto Socorro do hospital, a rotina de atendimentos não será alterada. A equipe está preparada para atender todos os pacientes com qualidade e eficiência. Desde o início de junho, o número de entradas cresce e um dos motivos principais são as queimaduras causadas pelos fogos de artifícios. Dentre os acidentes que já deram entrada no HGVC por conta de fogos, o mais grave foi registrado em Poções. Dois adolescentes do município ficaram feridos com a explosão de uma bomba e tiveram alguns dedos amputados.


Para evitar os acidentes com fogos, a observação da embalagem e indicação da faixa etária é o mais recomendado. Além disso, é necessário que os pais se informem sobre o efeito dos fogos e a classificação de perigo para que as crianças os utilizem de forma correta.

Em relação às fogueiras, outra tradição do período junino, também são necessárias algumas precauções. As fogueiras devem ser montadas com uma base mais larga, não devem ser colocadas perto de aglomerações, bem como de árvores.

No trânsito, atenção é essencial. A utilização dos equipamentos de segurança, como o cinto e o capacete, não dirigir após ingerir bebida alcoólica e o respeito as leis são fundamentais para evitar acidentes. Seguindo as orientações de segurança o São João será de muita festa e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário