quinta-feira, 2 de junho de 2011

Grupos gestores municipais do projeto saúde e prevenção nas escolas tem formação continuada

Até o final do ano, 19 municípios da microrregião de Vitória da Conquista e os nove da microrregião de Juazeiro serão contemplados com a formação continuada para Grupos Gestores Municipais (GGM) do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

A primeira capacitação, realizada pelo Grupo Gestor Estadual (GGE), aconteceu em maio, em Vitória da Conquista, com a participação de 63 membros dos GGM, das áreas da saúde, educação e da sociedade civil dos 19 municípios que compõem a microrregião de Vitória da Conquista.

No período de 8 a 10 próximos, o GGE estará em Juazeiro, para a capacitação dos integrantes dos Grupos Gestores Municipais daquela microrregião. Na formação, são trabalhados temas como o protagonismo juvenil, gênero, sexualidade na adolescência, orientação sexual e identidade de gênero. A capacitação é promovida pela Iniciativa Laços SociAids, em parceria com Governo do Estado, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, e visa instrumentalizar os GGMs para a implementação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

Na microrregião de Vitória da Conquista, 100% dos municípios possuem GGM. Para a secretária de Educação do município de Presidente Jânio Quadros, Natécia C. de Lima, a capacitação "foi muito importante, pois nos instrumentalizou o desenvolvimento das atividades de forma correta". Ela disse ainda "seria muito bom que os gestores dos municípios pudessem participar de mais treinamentos desse tipo, para melhorar nossas capacidades e assim melhorar a nossas gestões". Durante a capacitação, os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de revisar os planos de ação locais, refletindo sobre as ações realizadas e as estratégias para alcançar os resultados esperados.

No segundo semestre de 2011, o Grupo Gestor Estadual - GGE dará continuidade às capacitações, atendendo as demandas apresentadas pelos municípios, incluído as seguintes temáticas: DST/AIDS, uso de drogas (incluindo álcool); violência (social, sexual e doméstica); bullying e homofobia.

O projeto

A assistente social Alba Souza, do Programa Estadual de DST/Aids e membro do Grupo Gestor Estadual, explica que o Projeto Saúde e Prevenção na Escola visa a consolidação de uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares, e tem como principal eixo de suas ações a integração dos setores de saúde e educação.

O projeto, considerado um marco na integração saúde/educação, tem o apoio da Unesco e do Unicef e destaca a escola como o melhor espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por contar com a participação dos principais sujeitos do processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

No âmbito federal, o projeto é conduzido pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/Aids, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), instituições que constituem o Grupo Gestor Federal (GGF). Na Bahia, o Grupo Gestor Estadual (GGE) tem representantes da Secretaria da Saúde do Estado/Programa Estadual de DST/Aids, Secretaria da Educação, área técnica da Saúde do Adolescente da Sesab, Gapa, entre outros parceiros.

A proposta central do projeto é promover a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV/Aids e à gravidez não planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário