terça-feira, 21 de junho de 2011

Hemoba realiza Campanha de São João

Visando o aumento do estoque de sangue no período do São João, a Unidade de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), iniciou nesta segunda-feira (20) mais uma campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan "Antes de pegar o caminho da roça, pegue o caminho da Hemoba!", a iniciativa tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas, quando geralmente ocorre a diminuição no número de doadores e aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências.

A campanha será estendida até o final de junho. A assistente social, Elianna Tavares, explica que a Hemoba necessita manter estoque compatível com o atendimento de toda demanda do HGVC e de boa parte da região para transfusões sanguíneas. "Para isso contamos com a solidariedade e participação da população potencialmente doadora, realizando doação de sangue neste período de festas juninas".
A estudante do 5º ano de Medicina, Ana Alice, foi uma das doadoras que participou da campanha. Segundo ela, é muito importante conscientizar a todos da importância de doar sangue, lembrando que com esse gesto muitas vidas podem ser salvas. “Sempre participo das campanhas realizadas pelo banco de sangue, além de seguir meu cartão de doador, no qual me mantenho informada sobre as datas que devo doar. Sei que doando estou salvando vidas e isso me conforta muito”, afirmou Ana Alice.

Critérios de doação – A idade do doador mudou, agora pessoas entre 16 (apenas com autorização dos pais) a 68 anos, peso mínimo de 50 quilos e boas condições de saúde podem realizar a doação. Oportunidade para a estudante, Geovana Brito, 17, que hoje pôde fazer sua primeira doação de sangue com a presença de seu pai. “Estou feliz por ajudar a salvar vidas”, esclarece a estudante.



Vale ressaltar que o doador tem que estar bem alimentado e não se esquecer de trazer um documento original com foto. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h da manhã. É importante ressaltar que ninguém contrai doença doando e o procedimento é monitorado pela equipe da Hemoba, formada por profissionais capacitados e qualificados. A doação de sangue salva muitas vidas, não deixe de doar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário