quarta-feira, 1 de junho de 2011

HGVC inaugura Organização de Procura de Órgãos

O município de Vitória da Conquista agora conta com uma Organização de Procura de Órgãos (OPO). O serviço funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista e foi inaugurado na noite desta terça-feira, 31, pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes. A OPO oferecerá mais rapidez nos processos de captação de órgãos e, consequentemente, a diminuição da fila de espera, garantindo melhores condições de atendimento à população da região sudoeste.

A inauguração do serviço contou com a presença do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, da secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Márcia Viviane Araújo, do vereador Ademir Abreu, da coordenadora da Cihdott, Tereza Barcia, da diretora da 20ª Dires, Marilene Ferraz, e do diretor Geral do HGVC, Gerardo Azevedo. Durante a solenidade de inauguração, representantes da área de saúde e da sociedade civil destacaram a importância da OPO para a cidade e municípios vizinhos.

Para o coordenador Eraldo Moura, “haverá um aumento considerável no número de transplantes, a partir do trabalho da OPO, que junto com toda equipe da área de Saúde, trabalhará conscientizando a população da importância da doação de órgãos. Com certeza teremos bons frutos”, concluiu.

Com a OPO será possível monitorar melhor cada atendimento, desde a procura de doadores até a captação de órgãos e tecidos, zelando sempre pela qualidade do trabalho realizado, promovendo a integração entre os diversos setores do HGVC e de outros hospitais que serão atendidos pela Organização.

Após a inauguração, foi realizada uma confraternização pela conquista do novo centro de captação de órgãos. “Estamos sempre acreditando e fazendo mudanças significativas à saúde da nossa região. Com certeza a OPO veio trazer mais avanços na captação de órgãos”, finaliza o diretor do HGVC, Gerardo Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário