sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Papai Noel visita as crianças no Setor Pediátrico

Ascom/HGVC
Papai Noel presenteou todas as crianças

Uma parceria entre o Serviço Social, Terapia Ocupacional e a equipe de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista proporcionou momentos de alegria e felicidade para as crianças internadas no setor de Pediatria da Unidade. Elas receberam a visita do Papai Noel na manhã desta sexta-feira, 20, e foram agraciadas com presentes, mimos, beijos, abraços e muito amor.

Colaboraram com o evento a Drª. Rita Dias e as profissionais de saúde da Pediatria do HGVC. Elas doaram os brinquedos e proporcionaram alegria e diversão às crianças hospitalizadas. Pintura facial feita por alunas do Sesc e balões de gás deram um colorido especial ao ambiente e animaram os participantes. Um saboroso lanche foi servido ao final da festa.

“A maior satisfação é ver o sorriso nos rostos destas crianças”, disse a terapeuta ocupacional do HGVC, Milena Carvalho, que, juntamente com sua equipe, continuará trabalhando para trazer momentos de felicidade que tanto auxiliam na recuperação dos pequenos pacientes da Pediatria.

Profissionais posam ao lado do Papai Noel





quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Núcleo de Educação Permanente nas Redes Sociais

ATENÇÃO: NOVIDADE NO AR!!!

Você que curte ficar conectado, só para não perder um click de novidade. Agora o NEP- Núcleo Educação Permanente do HGVC, conta c/ uma pág de facebook onde você fica por dentro de todas as novidades relacionada a capacitações, notícias, cursos, projetos e etc. Não perca tempo, curta já a página e fique por dentro de tudo o que acontece sobre saúde!!!

Acesse:

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CURSO DE GESTÃO EM INFORMAÇÃO CAPACITA OUVIDORES

Ouvidores da Rede SUS Bahia
Ouvidorias de todo o Estado estiveram em Salvador, de 25 a 29 de novembro para participarem do Curso de Gestão da Informação promovido pela Gerência de Planejamento e Educação Permanente da Ouvidoria SUS/Bahia, SESAB e pelo DOGES – Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde.

Vista parcial do auditório
Na ocasião, os orientadores Carlos Eduardo e Guilherme Grili, do DOGES, apresentaram a nova plataforma web, denominada “B.I.” (Business Intelligence) que irá facilitar o acesso aos dados para a construção de relatórios gerenciais de ouvidoria. “Todos os ouvidores receberão login e senha de administrador para a utilização do B.I., que deverá estar em pleno funcionamento em meados de 2014”, salientou Guilherme.


Durante os cinco dias foram desenvolvidas atividades de treinamento que integraram todas as ouvidorias representadas. No último dia do curso, os ouvidores desfrutaram de uma apresentação musical do Tony Neves Sexteto, com um repertório selecionado do cancioneiro popular, cuja música de abertura foi o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pelas vozes de todos os presentes.



   
Elide Carvalho fala aos presentes
Compuseram a mesa de encerramento do curso Weber   Leone, coordenador de Ouvidorias Especializadas e
Projetos da OGE/Ouvidoria Geral do Estado; Danilo Franco, ouvidor-adjunto do Estado da Bahia; Elide Carvalho, coordenadora da Ouvidoria SUS-BA e o chefe de gabinete do Secretário Jorge Solla, Washington Couto, que apresentou um relatório detalhado das ações e conquistas na área da saúde nos últimos anos. “Muita coisa ainda está por vir. É preciso o engajamento de todos para que o Sistema Único de Saúde cumpra o seu objetivo de atender com qualidade a toda a população e as ouvidorias têm papel fundamental neste processo”, afirmou.

Na Bahia, a Rede de Ouvidorias SUS abrange todo o território do Estado através das macrorregionais (Dires), das unidades de saúde e dos municípios. O Hospital Geral de Vitória da Conquista esteve representado no evento pelo ouvidor James Freire Souza.

Ascom/HGVC

SESSÃO CIENTÍFICA: Curso de Atualização

Ascom/HGVC
Profissionais de enfermagem presentes na capacitação

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGVC realizou na manhã desta terça-feira, 03, o Curso de Atualização em Estomias Intestinais, Urinárias e Fístulas. Direcionado para enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o curso, bastante acorrido, foi de grande valia para agregar novos conhecimentos nesta área profissional.

A palestrante convidada, enfermeira Charla Palma, especialista em Enfermagem Dermatológica ressaltou a importância de novas técnicas e apresentou novos produtos na área de estomas intestinais, urinárias e gástricas. Também falou sobre o novo modelo de atenção às pessoas com estomas precoces e formas de prevenção.

Juliana e Charla dirigiram o curso
Juliana Oliveira, enfermeira do NEP, mostrou-se bastante satisfeita com o curso: “Nesta capacitação salientamos a melhoria da qualidade de vida do paciente com estoma, feridas e incontinência. Nosso objetivo é sempre atualizar os nossos profissionais para uma atenção especial ao nosso público”, concluiu.





 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SIAST treina seguranças e estudantes em primeiros socorros

Ascom/HGVC
Vaílson Lopes conduziu o treinamento

O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador-SIAST/HGVC, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente – NEP/HGVC realizou, em 22 de outubro de 2013, a capacitação dos colaboradores que atuam como Seguranças do HGVC. A capacitação abordou técnicas de primeiros socorros, conforme o Protocolo do PHTLS-Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado 7ª Edição – 2012 e técnicas de ginástica laboral aplicadas pela Fisioterapeuta do SIAST/HGVC, Fernanda Maimone.

“O treinamento foi de grande valia, pois permitiu que os colaboradores aprendessem técnicas corretas de primeiros socorros que aplicadas adequadamente minimizará o sofrimento do socorrido até que chegue o socorro especializado, bem como técnicas de ginástica laboral que os ajudarão a manter uma postura adequada no exercício das atividades laborativas”, afirmou Vailson Lopes, Técnico do SIAST.

Também participaram do treinamento estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira. Ao final da capacitação os participantes receberam os certificados.



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Outubro Rosa movimentou o HGVC

Mastologista em palestra no HGVC
O mês de outubro foi palco de uma grande ação nacional de combate e prevenção do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa teve como objetivo a realização de exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. O Hospital Geral de Vitória da Conquista aderiu à campanha e realizou, na última semana do mês, diversas atividades de conscientização entre os seus servidores.

De acordo com a enfermeira do NEP, Juliana Santos, o HGVC fez 38 exames clínicos da mama, com direcionamento para mamografia, realizada no setor de bioimagem. “As servidoras atenderam ao chamado e compreenderam a importância do exame e da prevenção do câncer de mama”, explicou a enfermeira. Além dos exames clínicos realizados pelas médicas Edney Matos, Leila Sodré e Eugênia Ferraz, houve palestras, mini-curso, vacinação, feira de artesanatos, festival de tortas e sorteio de brindes.

Dr. Joás Meira motiva os servidores
Na terça-feira, 29, aconteceu uma palestra sobre Auto-Exame das Mamas, com o médico mastologista Dr. Antônio Marcos Nascimento. Ele explicou sobre os cuidados com a prevenção do câncer de mama e respondeu às perguntas das participantes. Uma roda de bate-papo com o Dr. Joás Meira foi o ponto alto da quarta-feira, 30. Ele falou sobre motivação no trabalho e sua influência na saúde física, mental e espiritual do servidor. No dia 31, a enfermeira Christianne Schettine, que também é cabeleireira e professora de estética facial, ministrou um concorrido curso de automaquiagem, com técnicas modernas do uso de cosméticos para o rosto, a boca e os olhos. Ao final, houve o sorteio de alguns kits de beleza. O advogado Ernesto Silva Dantas encerrou as atividades do Outubro Rosa falando sobre Ética no Trabalho na manhã da sexta-feira, 1º de novembro. Ele enfatizou os direitos e deveres do servidor, com base no artigo 116 da Lei Federal 8.112.

Servidoras participam do mini-curso de automaquiagem 
Fazendo um balanço do Outubro Rosa, a diretora do HGVC, Leninha Ferraz, enfatizou a importância das atividades realizadas: “Além da parceria entre todos os servidores nesta campanha, reativamos o nosso mamógrafo que estava parado por falta de técnicos”. Leninha aproveitou para agradecer aos colaboradores do HGVC: “Agradecemos ao Hospital Samur, Valverde Ambulâncias, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, entre outros parceiros que colaboram conosco para que possamos fazer um trabalho digno na gestão da saúde”, finalizou.

Ernesto Dantas fala sobre ética
A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Maria das Graças Lima Santos, lembrou que o câncer de mama representa a segunda maior causa de óbitos entre as mulheres e alerta que a detecção precoce da doença é importante para que se aumentem as chances de cura. “Quando o câncer é detectado precocemente as chances de cura são maiores do que quando o diagnóstico é feito em estágios avançados”, ressaltou, destacando ainda que o exame deve ser feito anualmente.

 Ascom/HGVC


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INOVAÇÃO EM SAÚDE: Brasil exportará vacina contra sarampo e rubéola

Fonte: www.portalsaude.saude.gov.br

Imagem meramente ilustrativa

Acordo entre a Fundação Bill & Melinda Gates e laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz prevê a exportação de 30 milhões de doses em 2017

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta segunda-feira (28), parceria para a produção, desenvolvimento e exportação da vacina que protege contra a rubéola e o sarampo. O acordo entre a Fundação Bill & Melinda Gates e o laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, foi celebrado durante o 9º Encontro Grand Challenges, no Rio de Janeiro. A previsão de exportação é de 30 milhões de doses a partir de 2017.

Esta é a  primeira vez que o Brasil produz vacina para a exportação usando tecnologia inteiramente nacional durante todas as fases do projeto. Esta vacina será desenvolvida na nova planta em Santa Cruz (RJ), que também irá produzir os imubiológicos contra poliomielite, febre amarela e tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola). A previsão de entrega da fábrica é 2016.  A iniciativa vai contar com US$ 1,1 milhão da Fundação Bill & Melinda Gates.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o ministro Alexandre Padilha, explicou que o acordo com a Fundação Bill e Melinda Gates irá proporcionar ao Brasil mais investimentos e garantias de compra para aumentar a produção. “ Este acordo possibilita que o Brasil ocupe o mercado global, oferecendo preços reduzidos. Com estes investimentos estaremos capacitados,  já em 2014, a estudar e registrar a vacina nos países africanos”, afirmou Padilha, lembrando que o país já erradicou o sarampo em 2000 e a rubéola em 2009.

“Agora estamos nos preparando para oferecer vacinas a outros países do mundo”, acrescentou. O ministro ressaltou ainda que esta vacina poderá ser comprada pela indústria internacional, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por fundos privados, como a Fundação Bill e Melinda Gades, que poderão adquirir estes imubiológicos para oferecer aos países mais necessitados. 

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, disse que o orçamento do Ministério na área do investimento, produção e inovação quadriplicou nos últimos anos. “Temos recursos de R$ 2 bilhões à área de inovação e pesquisa para os próximos quatro anos que conta com investimentos do FINEP, BNDES e participações privadas, envolvendo vacinas, materiais médicos e novos equipamentos”, explicou o secretário.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, explicou que a instituição tem hoje a possibilidade de ampliar a demanda no mercado nacional, além de sua participação no mercado Global, especialmente para os países em desenvolvimento.


“Devemos destacar a importância da produção da vacina contra o sarampo e a rubéola, que só tem um fabricante no mundo. Por questão de segurança, é muito importante que se diversifique a fabricação da vacina e a custos mais acessíveis”, ressaltou o presidente de Saúde Global da Fundação Gates, Trevor Mundel.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NEP PROMOVE CURSO DE CAPELANIA HOSPITALAR

Religiosos presentes à capacitação

Com o objetivo de proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação hospitalar a pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença, o HGVC realizou um Curso de Capelania Hospitalar. O curso, oferecido a religiosos de diversos segmentos e ministrado por profissionais do Núcleo de Educação Permanente – NEP, foi realizado no auditório do HGVC na manhã desta sexta-feira, 18.

Os presentes ouviram palestras sobre como funciona o fluxo de visitantes no Hospital Geral de Vitória da Conquista e a forma correta de se conduzirem durante as visitas nos diversos ambientes de internamento da Unidade, respeitando, sobretudo, as condições de saúde de cada paciente. “O intuito é o de promover conforto aos pacientes e familiares através da leitura, oração e louvores, levar palavras de incentivo, confortar, encorajar e ajudar o paciente a lutar pela vida com fé”, disse Maria das Graças Lima, enfermeira do NEP e uma das promotoras do evento. 

Os religiosos visitadores devem respeitar a religião de cada pessoa, levando apenas conforto espiritual àqueles que desejarem, oferecendo aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e familiares, quanto aos profissionais de saúde.
60 pessoas inscreveram-se para o curso, que teve carga horária de 4 horas.

Graça, Juliana, Rita e Flávia dirigiram o curso

Ascom/HGVC

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NEP e Coordenação de Atendimento desenvolvem o PROJETO “POSSO AJUDAR”.

Humanizar a recepção é propósito do HGVC
O Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC está implantando o projeto “POSSO AJUDAR?” como estratégia para aprimorar o atendimento, levando em consideração o contingente de pessoas que passam diariamente pela Unidade e a necessidade de organização do fluxo. O projeto “POSSO AJUDAR?”, elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente, NEP, e pela Coordenação de Atendimento, surgiu a partir da iniciativa de servidores e gestores do HGVC que perceberam a existência de uma demanda de informações que não conseguia ser suprida pelos funcionários da instituição. Esta iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização, que visa promover a humanização no atendimento ao usuário do HGVC.

O “POSSO AJUDAR?” está inserido no acolhimento que é uma diretriz da PNH, uma vez que colabora para a melhoria da qualidade e da eficácia da atenção dispensada aos usuários. O curso foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro e foi oferecido aos profissionais da recepção, com palestras ministradas pelo NEP e pelo SIAST.

“O projeto é importante, pois promove um espaço de comunicação solidária, no qual o usuário pode expressar suas angústias, ser ouvido e acolhido, alcançando níveis de excelência no atendimento, e também atendendo as expectativas do gestor e da comunidade, contribuindo para a qualificação dos serviços do HGVC”, avaliou Valdenice Rocha, coordenadora do NEP.

Os pacientes do HGVC e seus familiares são orientados sobre o sistema de classificação de risco que é utilizado na emergência e têm acesso a informações sobre a rotina do hospital; sobre o local onde são realizadas as consultas e exames, oportunizando o diálogo e diminuindo a ansiedade. A proposta do POSSO AJUDAR é de um acolhimento diferenciado a pacientes e familiares.

Ascom/HGVC

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças antecipado na Pediatria do HGVC


Pais e filhos na comemoração do Dia das Crianças do HGVC



Momentos de muita alegria e emoção foram compartilhados por mães, profissionais de saúde e, principalmente, pelas crianças internadas na pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira, 11.



Uma parceria do NEP – Núcleo de Educação Permanente, do Serviço Social e da odontóloga Drª. Rita Dias propiciou aos meninos e meninas da pediatria um encontro recheado de guloseimas, brinquedos e palavras de estímulo e conforto. A equipe da Igreja Congregacional do bairro Patagônia trouxe a palavra de Deus de uma maneira lúdica – um teatrinho de fantoches que contou histórias bíblicas, cantou e orou com os pequeninos. Ao fim, todos receberam presentes e se deliciaram com um lanche saboroso.



“Foi muito emocionante”, relatou Sílvia Pinchemel, assistente social envolvida no projeto. “Não há como não chorar vendo a emoção das mães e das crianças”, disse.

À tarde a programação continuou com um animado palhaço que divertiu a criançada e distribuiu muitos presentes.


Todos os anos o Serviço Social do HGVC promove esta atividade em comemoração ao Dia das Crianças, o que faz com que os pequenos esqueçam por alguns momentos da dor e da enfermidade e possam sorrir e se alegrar nesta data tão especial.

Ascom/HGVC








segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Telemedicina: Parceria HGVC/MS/Albert Einstein

 Ascom/HGVC
Presentes à apresentação do Projeto Telemedicina
O Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu nesta segunda-feira, 7 de outubro, profissionais que vieram desenvolver o Projeto: “Aplicação da Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências”, desenvolvido em parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Estiveram presentes a Técnica Sandra Lemos, coordenadora dos projetos do Proadi-SUS na Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde e o Dr. Milton Steinman, coordenador do projeto no Hospital Israelita  Albert Einstein-SP.

Sandra Lemos e Milton Steinman
“O projeto é um avanço na área de saúde que pode contribuir para melhorar a prestação de serviços, aumentar a qualidade da assistência, reduzir as desigualdades regionais, além de otimizar o atendimento do paciente que necessita de uma intervenção imediata”, comentou Sandra Lemos.

Telemedicina é um termo amplamente utilizado para representar o uso de tecnologias de telecomunicação e de informação para suportar serviços, treinamento e informação em saúde para provedores de assistência médica e pacientes.  A essência dessas áreas é a oferta de serviços e informação médicos para indivíduos em suas próprias comunidades, excluindo a necessidade de locomoção para os centros de referência.

De maneira geral a telemedicina é praticada em hospitais e instituições de saúde que buscam outras instituições de referência para consultar e trocar informações. Atualmente também vem sendo aplicada para a obtenção de uma segunda opinião médica, na assistência a pacientes crônicos, idosos e gestantes de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa. Assim, acredita-se que a telemedicina pode ampliar as ações de profissionais e agentes de saúde comunitários, integrando-os aos serviços de saúde localizados em hospitais e centros de referência, mantendo um mecanismo de atendimento contínuo para prevenção, diagnóstico e tratamento.

Dessa maneira, a telemedicina emerge como nova ferramenta significativa para transpor as barreiras culturais, sócio-econômicas e geográficas para os serviços e informação em saúde em centros urbanos remotos e comunidades carentes.
O HGVC disponibiliza o serviço de telemedicina à população desde 2004.



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

27 de setembro - Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ascom/HGVC
Equipe  da OPO/CIHDOTT do HGVC celebra avanços

Na última terça-feira, 24 de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC realizou mais uma captação de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e córneas), que irão beneficiar pessoas na fila de espera por doadores na rede estadual. Este ano o Dia Nacional de Doação de Órgãos será celebrado com muito mais ênfase por parte dos profissionais envolvidos com este serviço no Hospital de Base. Principalmente porque no mês de setembro, todas as captações de múltiplos órgãos realizadas no Estado da Bahia foram originadas pela CIHDOTT/OPO/HGVC – setor responsável pelo serviço.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro no Brasil. E a semana que antecede a data foi bastante aproveitada pela OPO/CIHDOTT/HGVC. Para desmistificar a questão dos transplantes e  colaborar para o aumento do número de doações de órgãos e tecidos, a equipe do HGVC concedeu entrevistas nas rádios Clube e UESB na quinta-feira, 26 de setembro e participou de uma Feira de Saúde no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, importante Colégio Estadual.

Na sexta-feira (27/09) - DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – foi feita entrega de rosas e cartões às equipes da UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório e Registro de Internamento para agradecer todo o empenho e cuidado da equipe com o potencial doador. Essa entrega foi realizada por um transplantado de córneas, cuja cirurgia foi realizada em Vitória da Conquista há três anos. Hoje ele enxerga e trabalha normalmente.

Eloneide Caracas - Assistente Social
Início - O Hospital Geral de Vitória da Conquista sempre se preocupou com a conscientização da doação de órgãos, através de diversas campanhas, porém foi em 2006 que o HGVC criou uma comissão para cuidar desta atividade, o que melhorou os resultados. Atualmente a OPO/CIHDOTT/HGVC é formada pelos seguintes profissionais: Dra. Edney Matos (Coordenadora do setor); Eloneide Caracas (assistente social); José Coqueiro Neto (enfermeiro); Marizângela Amaral (assistente social voluntária) e por estudantes de medicina da UESB.
  
Como funciona - A doação de órgãos só pode acontecer em casos de morte cerebral, isto é, quando o cérebro morre, mas o coração continua batendo e em casos de parada cardiorespiratória (PCR), quando a família pode doar as córneas (tecidos). Para chegar ao diagnóstico de morte encefálica a equipe obedece a uma série de critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. São necessárias três avaliações de médicos diferentes e vários exames complementares. Nesse momento é feita a entrevista para saber se os familiares desejam fazer a doação. Em caso positivo, a equipe médica que realiza a captação é acionada e vem de Salvador para realizar todos os procedimentos de coleta e transporte dos órgãos doados. “Segundos dados estaduais, na Bahia são mais de 3000 pessoas na lista de espera por um órgão”, enfatiza a assistente social Eloneide Caracas.

Para cada órgão há um limite de idade para doação. Conheça alguns deles:

Coração: 7 dias - 50 anos
Pulmão: Até 60 anos
Rim: 7 dias - 75 anos
Fígado: 7 dias - 80 anos
Córneas (tecidos): 4 anos - 70 anos
Válvulas cardíacas: até 60 anos.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reunião discute melhorias no Sistema Único de Saúde

Ascom/HGVC
Gestores da saúde  reuniram-se no auditório do HGVC

“Este é um momento importante do estabelecimento de parcerias entre o Hospital de Base, a Secretaria Municipal de Saúde e o SUS de uma maneira geral. É uma forma de organização da rede, do fluxo de assistência e principalmente da emergência”. Com estas palavras Leninha resumiu o que foi deliberado numa importante reunião realizada no HGVC na manhã desta quarta-feira, 25. Estiveram presentes, além da direção do hospital, o coordenador médico do Samu 192, Dr. Sandro Bahia, a secretária municipal de saúde, Márcia Viviane, a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Drª. Rose Gigante, entre outros profissionais de saúde.

Rose Gigante fala aos presentes.
 Foi tema primordial da reunião a organização da emergência do HGVC e o fortalecimento da central de regulação. “Discutimos a importância de ver realmente onde estão os pontos de estrangulamento para facilitar a entrada do paciente de uma forma mais organizada e fazer com que o hospital de base cada vez mais busque soluções no sentido de acabar com as demandas que vêm se desencadear nos corredores. E isso só será possível com a colaboração de todos”, disse Leninha.


Lideranças do SUS participaram da reunião.
A secretária Márcia Viviane enfatizou: “Vamos continuar mantendo este diálogo; se entender como uma rede do Sistema Único de Saúde e que nós estamos aqui para atender com cada vez mais qualidade aos pacientes do sistema”. Ao final da reunião todos se comprometeram em envidar esforços no sentido de melhorar o atendimento dos usuários do SUS em Vitória da Conquista e região. “Vamos manter sempre o diálogo aberto, tanto da central de regulação de leitos, quanto dos gestores do hospital e gestores do município, no intuito de cada vez mais estar estreitando esses laços e resolvendo os problemas no tempo mais rápido possível”, finalizou Márcia.




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cuidados com os pacientes: SIAST promove capacitação de maqueiros

Ascom/HGVC
Vaílson e Flávia falam aos maqueiros do HGVC
Como parte do processo de educação continuada do HGVC, o Serviço Integral de Assistência à Saúde do Trabalhador - SIAST promoveu, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e o setor de Hotelaria Hospitalar, a 1ª Capacitação de Maqueiros; treinamento importante, tanto para os recém-contratados, quanto para os que já atuam na Unidade. Manobra de pacientes poli traumatizados; manuseio correto dos extintores de combate a incêndio; importância da condução adequada no sentido de evitar um novo trauma ou o agravamento de algum quadro clínico, foram os temas abordados na ocasião. Também foi ensinada aos maqueiros a postura técnica adequada no manejo de pacientes e os cuidados na remoção e transporte.

Maqueiros participam do treinamento 
Na visão de Vaílson Monteiro Lopes, técnico do SIAST, o treinamento foi bastante enriquecedor. Os maqueiros tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, trocar informações com maqueiros mais antigos e participar de uma roda de conversa, onde se falou sobre como se portarem enquanto servidores da saúde; como promover a saúde e garantir a integridade dos pacientes que recorrem à nossa unidade. “É objetivo do SIAST garantir que eles executem suas atividades diárias, mas também  que não adoeçam. O indivíduo que trabalha com a saúde não deve adoecer”, observou Vaílson.

A fim de evitar agravos à saúde do trabalhador, o SIAST promoverá, nos próximos dias uma palestra sobre técnicas de ginástica laboral, importante tema para esses profissionais que pegam pesado todos os dias.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Secretário de Saúde visita o Hospital de Base

Ascom/HGVC
Leninha recepciona comitiva do secretário Solla
O Secretário Estadual de saúde, Dr. Jorge Solla, esteve, na manhã desta quarta-feira, 11, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Acompanhado da subsecretária Suzana Ribeiro ele visitou, juntamente com a direção administrativa do hospital, o Caminhão da Saúde da Covidien, estacionado desde o dia 3 de setembro no pátio do pronto-socorro da unidade, provendo treinamento em cirurgias minimamente invasivas a profissionais de saúde de Conquista e região, numa parceria com a Sesab. O Secretário foi recebido por Antônio Carlos Salles e Hermano Marchetti Moraes, diretor de relações governamentais e presidente da Covidien Brasil, respectivamente.

Solla visita obras da UTI Neonatal
Comitiva visita o Caminhão da Saúde
Em seguida, Solla conheceu as futuras instalações das UTI neonatal e adulto, cujas obras estão em fase de acabamento e disponibilizarão à população mais 14 novos leitos, num investimento superior a um milhão de reais. Os equipamentos já chegaram ao HGVC e a inauguração acontecerá nos próximos dias. “O Hospital de Base está numa fase de pleno crescimento e renovação, o que o fortalece ainda mais como o principal hospital de todo o Sudoeste da Bahia. Diversas reformas estão em curso, além da implantação de novos serviços e requalificação dos já existentes. Temos, hoje, um Centro de Formação em Recursos Humanos, três programas de residência médica e novos programas estão sendo preparados para o próximo ano. Também está em curso a licitação para a construção do Centro de Radioterapia, para fortalecer o serviço de oncologia na unidade”, comentou ele.


Reunião com a diretoria do HGVC


Ao fim, o secretário reuniu-se com a diretora Leninha, o diretor administrativo Cláudio Duarte e outros representantes do corpo administrativo e da área médica para tratar de assuntos relativos aos investimentos do Governo do Estado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, que passará por importantes transformações, tanto na sua estrutura física, quanto em novos equipamentos e capacitação de pessoal. 
A diretora Leninha fez um balanço da visita do Dr. Jorge Solla:  "Foi muito importante para avaliar esses dois meses de gestão e verificar que as obras estão bastante avançadas. Estamos recebendo todo o apoio do Governo do Estado em relação às nossas propostas de reestruturação desse equipamento tão relevante para a população e já é possível ver a evolução da melhoria da assistência no hospital”, avaliou.


Ascom/HGVC