segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estudantes de enfermagem realizam campanha de doação de sangue no HBase

Com o tema: "Doe Sangue e Salve Vidas! Seja você também um super-doador!", estudantes de enfermagem de Vitória da Conquista realizaram na sexta-feira (25), uma mobilização para sensibilizar acompanhantes e visitantes de pacientes da unidade para a doação de sangue. Com grandes "corações" colados ao peito, o grupo, formado por 14 estudantes dos oitavo e nono semestres de enfermagem visitou vários setores do hospital, explicando a importância do ato da doação, que visa salvar vidas que dependem, na maioria das vezes, deste gesto de solidariedade.

Segundo Dayana Silva Sousa, estudante de Enfermagem do 9º semestre, ainda é grande o número de pessoas que não compreende a importância da doação de sangue. Ela informou que pesquisa realizada pelos estudantes indica que muitas pessoas têm vontade de doar sangue, mas não sabem o que fazer, onde ir, quem procurar. "Por conta disso é que resolvemos, juntamente com a equipe do Banco de Sangue desta instituição, que já vem realizando um brilhante trabalho, sensibilizar os acompanhantes e visitantes dos pacientes hospitalizados", afirmou.

O projeto, de acordo com Dayana, busca também acabar com alguns mitos como dependência ao procedimento, dor, enfraquecimento orgânico e contaminação com doenças infecto-contagiosas. Embora o projeto ainda esteja em fase inicial, segundo a equipe do Banco de Sangue já é perceptível o aumento no número de doadores. A mobilização oficial da campanha e a apresentação dos resultados do projeto acontecem em novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário