segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Médico americano propõe de Centro de Imagem na Bahia

Os secretários da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do Planejamento, Walter Pinheiro, juntamente com o chefe de gabinete da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Antonio Matias, assistiram, esta manhã (14), na sala de reunião da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), à apresentação do professor e chefe de Neurologia da Universidade de Stanford (Califórnia/ Estados Unidos), Scott Atlas, acompanhado do médico André Guanaes, do Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Eles falaram sobre a criação, na Bahia, de um Centro de Imagem de Excelência (Venture Imaging Centers), com o mesmo padrão dos que já funcionam em países como o Canadá, Rússia, México, China, Estados Unidos, entre outros.

De acordo com Scott Atlas, um dos motivos da escolha do Brasil para ter a primeira unidade do Venture Imaging Centers foi porque o país é líder na economia da América do Sul, além de ser um importante centro de tecnologia, e a escolha da Bahia foi baseada nos investimentos que o governo do estado vem fazendo na área da Saúde. Nos países onde estão instalados, os centros de imagem contam com sete especialidades, entre elas Neurologia, Cardiologia e Ortopedia, sendo que cada um deles tem um modelo próprio. "Não nos prendemos apenas ao atendimento, mas também lidamos com o treinamento, assistência, ensino, pesquisa e extensão e, por isto, é tão importante ter a parceria do Estado nesse projeto", afirmou. O médico André Guanaes disse que este projeto será apresentado ao diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, José Tavares Neto. Ainda durante a estada de Atlas na Bahia, ele faz palestra amanhã (15), às 19hs, e na Associação Bahiana de Medicina (ABM).

Jorge Solla agradeceu a visita e a apresentação de Scott Atlas e disse que a idéia é ver a possibilidade da construção de uma proposta que permita a parceria para a criação de um centro de referência na área de imagem. "Temos um déficit muito grande de atendimento à população nessa área, e a intenção do governo estadual é ampliar o acesso a esse tipo de serviço", esclareceu Solla, acrescentado que "isso abre um leque muito grande de aplicações, vindo a calhar com nossos projetos de ampliação no setor saúde".

O secretário explicou sobre a intenção de criar no Hospital Geral Roberto Santos um centro de imagem integrando os hospitais de Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Alagoinhas e Camaçari. Além da criação do centro de imagem, estão previstos para o Roberto Santos mais três projetos: a ampliação da emergência, a criação de um prédio anexo para a anatomia patológica e a ampliação da área de nefrologia e hemodiálise. Durante a reunião, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, envolvendo as três secretarias, para formatar uma carta de intenções e já iniciar a construção do projeto integrado do Centro de Imagem do Hospital Roberto Santos.

Para o secretário Walter Pinheiro, a construção dessa parceria deve estar centrada em cinco pontos: funcionamento, instalação e acesso; tecnologia; aplicação; atração e formação profissional; investimento e financiamento. "Essa é uma área extremamente delicada para baixar a capacidade de resposta, não só na Bahia como no Nordeste. O campo de inovação/pesquisa seria uma linha mais imediata entre a Fundação Sócrates Guanaes e o Estado, mas vamos torcer para que esse grupo de trabalho aqui definido, possa, o mais rápido possível, construir uma proposta para o Roberto Santos", definiu o gestor.

No final da tarde, Scott Atlas, André Guanaes, o diretor da rede Própria, Renan Araújo, e Mara Clécia, diretora de Ciência e Tecnologia, visitarão o Hospital Geral Roberto Santos, e amanhã (15), voltarão a se reunir com o grupo de trabalho para as considerações finais do projeto de implantação do centro de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário