terça-feira, 29 de setembro de 2009

Programa Conversa com o governador












Wagner fala sobre investimentos em segurança pública e saúde


LEIA A ENTREVISTA COM EDMUNDO FILHO

Edmundo - Governador Jaques Wagner, é um prazer recebê-lo novamente em nosso programa semanal. Tudo bem, governador?

Wagner -Tudo bem, Edmundo. Eu cumprimento mais uma vez você e todos amigos e amigas que nos acompanham pelo Conversa com o Governador. É sempre um prazer conversar com todos vocês.

Edmundo - Governador, hoje vamos falar sobre segurança pública, e de sua visita à cidade de Feira de Santana na última quinta-feira. Vamos começar pela área da segurança e o seu comentário sobre os resultados da Operação Big-Bang II, realizada na semana passada.

Wagner - Mais 14 marginais foram presos na Bahia, em Goiás, no Mato Grosso, numa ação combinada, comandada pela Secretaria de Segurança da Bahia, mas combinada com outros Estados, dando uma demonstração clara para a sociedade que a luta contra o crime organizado, ela é demorada, é uma luta de paciência e de inteligência. Não dá para ficar anunciando antes de acontecer que a gente está preparando uma ação, senão você estraga. Esta ação tinha sete meses sendo preparada, seis, sete meses sendo preparada, e aí está o resultado: estamos cortando a rota de abastecimento das drogas no Estado, e portanto, vencendo mais uma batalha. Edmundo, nossa decisão está tomada. Nós vamos em frente trabalhando com dureza contra o crime organizado, ao mesmo tempo com planejamento e inteligência, sem querer criar fato político. Eu quero parabenizar a todos os profissionais da segurança pública e vamos continuar em frente para devolver a tranqüilidade à sociedade baiana.

Edmundo - Agora entrando na pauta de saúde, o senhor poderia falar um pouco dos investimentos na Central de Regulação e no Hospital Clériston Andrade, de Feira de Santana?

Wagner - Lá no Clériston, Edmundo, são 10 salas de cirurgia, incluindo a cirurgia obstétrica, com os melhores equipamentos que hoje nós temos no mercado de medicina. Realmente eu ouvi o orgulho de enfermeiros, de profissionais, de médicos, de dizer que agora finalmente tinham condições de exercer a sua profissão com qualidade, com atendimento bom à população. E aí, Edmundo, eu revelo sinceramente a minha indignação com aqueles que diziam que governavam tão bem o nosso Estado e deixaram um hospital da importância do Clériston Andrade, como algumas faixas diziam lá, praticamente no lixo. Não havia a menor condição de trabalho. E hoje, felizmente, a gente devolve a dignidade aos profissionais de saúde e, evidentemente, devolvendo cidadania pra toda a população que vai ser tratada lá. Além da Central de Regulação que é toda uma estratégia que estamos montando para a saúde no Estado, onde a Central de Regulação evita filas e organiza as cirurgias de mais alta complexidade. Você sabe que Feira de Santana é uma espécie de capital do interior baiano. E a nossa idéia continua sendo transformar Feira num grande pólo de serviços para o povo de Feira e do interior. Fomos visitar também o Hospital da Criança, e graças a Deus a obra vai muito bem. Em junho ou julho do ano que vem deveremos estar entregando mais este equipamento.

Edmundo - Este é o programa de rádio Conversa com o governador Jaques Wagner, que fala agora, sobre a política de saúde em sua gestão.
Wagner - Nós já investimos até agora, seguramente, mais de R$ 1 bilhão em vários equipamentos – ambulâncias, hospitais, reformas, fábrica de medicamentos que está sendo concluída. O aumento de mil e cem leitos que nós já fizemos. Mas, mais do que isso, nós estamos em um processo de humanização da oferta de saúde. Estamos fortalecendo a porta de entrada - os agentes comunitários de saúde, os Postos de Saúde da Família -, estamos ampliando o investimento, estamos qualificando também mais as pessoas. Agora, o [Hospital] Ana Nery, aqui em Salvador, já é uma referência pra cardiologia no Estado. E eu digo a você com tranqüilidade: há um reconhecimento do povo e da classe médica, de que realmente nós melhoramos muito a qualidade da saúde pública no nosso Estado.

Edmundo - E a gestão da saúde, também está mudando, governador?

Wagner - É claro que estamos melhorando também a gestão da saúde no Estado, através de todos esses centros de regulação, informatizando muita coisa que ainda se fazia na base da máquina de escrever e na caneta. Hoje, as coisas estão informatizadas e a concepção é outra, Edmundo. Quando a gente lança um programa Internação domiciliar, onde a pessoa depois de uma operação vai ser recuperar em casa com acompanhamento de uma equipe de médicos, de fisioterapeutas, de nutricionistas, isso é uma mudança completa na saúde. E é por isso que a gente recebeu o elogio da Organização Pan-americana de Saúde, por sermos o primeiro Estado a bancar um tratamento como esse da internação domiciliar. Então, o SAMU ampliou para quase 50% da população, a regionalização está em marcha e eu tenho certeza que a população começa a sentir essa diferença. Estamos lançando o curso novo de medicina em Jequié, para ampliar a oferta de médicos para a saúde da família. Estamos tentando contratar fora até do Estado porque há uma carência aqui, e dessa forma, devolvendo à Bahia uma saúde pública de primeira qualidade.

Edmundo - Governador Jaques Wagner, mais uma vez obrigado pela entrevista, e até a semana que vem.

Wagner - Olhe, eu é que agradeço à você, Edmundo. E queria mais uma vez agradecer a todos que têm me recebido com muito carinho. Essas viagens todas demonstram que o povo está entendendo aquilo que a gente vem fazendo no governo, não só fazendo mais e melhor, mas fazendo de uma forma diferente, mudando o jeito de fazer política no nosso Estado, respeitando pra ser respeitado. E eu percebo com muita clareza que a classe política – vereadores, prefeitos, e o povo em geral - está entendendo que a gente vive um outro momento na Bahia. E eu tenho certeza que o povo se agrada desse nosso jeito de fazer política. Uma boa semana para todos, e obrigado pela audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário