segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sesab lança campanha Saúde no Trânsito para reduzir acidentes




A redução de acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas, é o foco da campanha Saúde no Trânsito.











Estão previstas oficinas, palestras e distribuição de material informativo








Nossa atitude faz a diferença, lançada no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS). A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) ­ em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Transalvador, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e secretarias municipais de Saúde ­, pretende, com essa ação, fazer com que os condutores ajam de forma mais prudente no trânsito.

Reduzir os acidentes e, consequentemente, os custos do Sistema Único de Saúde (SUS), é também uma das pretensões da campanha. "Cerca de 20% dos internamentos pelo SUS são por conta dos acidentes de trânsito", declarou a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Lorene Pinto. Para ela, o SUS deve funcionar também como sinalizador para políticas públicas. "O SUS não deve se restringir apenas aos postos de saúde", completou a coordenadora de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Salvador, Antônia Maria Britto.

Mortes ­

De acordo com dados da Sesab, num período de 13 anos (1996 a 2008), cerca de 3% das mortes registradas na Bahia por causas externas (violência e acidentes) são provenientes de acidentes de transportes. Segundo Lorene Pinto, esse número é elevado. "Se considerarmos esses óbitos como tendo apenas uma causa, vemos que é alto o índice de mortes no trânsito", declarou a superintendente. Na campanha, que será realizada entre os dias 28 de setembro e 9 de outubro, estão previstas oficinas, palestras e distribuição de material informativo para os condutores.

A programação terá início com um curso sobre Educação no Trânsito, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trânsito, entre os dias 28 deste mês e 2 de outubro, na sede do Sest/Senat, voltado para técnicos dos órgãos envolvidos na campanha, que atuarão como multiplicadores.

Entre os dias 5 e 9 de outubro, os motoristas receberão orientações e material informativo em rodovias federais, estaduais e também nas vias dos município. "Fazendo esse papel educativo, acreditamos na mudança do comportamento das pessoas no trânsito", falou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos. O Detran pretende também qualificar os instrutores dos centros de formação de condutores. "Temos que trabalhar na capacitação dos profissionais que formam os condutores", disse Maria Guadalupe Machado, assessora técnica do Detran-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário