segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Conquista dispõe de serviço para atender pacientes com Hepatite C

Desde 2003, ano em que foi implantado, cerca de 320 pessoas portadoras do vírus da Hepatite C passaram pelo centro

Em Vitória da Conquista as pessoas portadoras de Hepatite C contam com serviço específico que funciona no Centro de Referência DST/AIDS, localizado na Praça João Gonçalves.

As pessoas diagnosticadas com o vírus da hepatite são encaminhadas para o local, onde assistem palestra sobre DSTs e AIDS e passam por consulta individual. Uma equipe formada por enfermeiro, técnicos de enfermagem e dois médicos hepatologistas acompanham o paciente, que faz tratamento no período de seis meses a um ano, quando necessário.

Segundo Camila Jardim, enfermeira responsável pelo serviço, os pacientes diagnosticados são acompanhados pela equipe durante 5 anos, “pois os pacientes são considerados livres da doença somente após cinco anos do término do tratamento”.

Desde 2003, ano em que foi implantado, cerca de 320 pessoas portadoras do vírus da Hepatite C passaram pelo centro.

Sobre a Hepatite C

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.

Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.

fonte: www.pmvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário