quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HumanizaSUS promove nova reunião hoje

O encontro será realizado no auditório do Pólo de Educação – Av. Olívia Flores, s/n, durante todo o dia

Nesta quinta-feira, 22, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do SUS em Vitória da Conquista realiza sua segunda reunião para discutir a implantação do HumanizaSUS - Política Nacional constituída para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. O encontro será realizado no auditório do Pólo de Educação – Av. Olívia Flores, s/n, durante todo o dia.

No município, o primeiro encontro do grupo - composto por 22 membros da Secretaria Municipal de Saúde – foi realizado em agosto. Segundo a coordenadora do Pólo de Educação Permanente em Saúde, Maria das Graças Cardoso, ele serviu para sensibilizar os coordenadores e levá-los a uma reflexão sobre o que é humanização.

Já nesta reunião os coordenadores da aúde apresentarão o diagnóstico situacional de cada serviço. “Eles trarão esse diagnóstico para trabalharmos em cima do plano operacional da humanização do município”, disse a coordenadora do Pólo. Para que o diagnóstico fosse elaborado, os coordenadores que estiveram presentes na primeira reunião reproduziram a oficina de Humanização em vários serviços da Saúde, como Atenção Básica, CEMERF, CEMAE, Pólo e Laboratório Central.

Para Graça Cardoso, o conceito de humanização é abrangente e envolve todos os atores do SUS, por isso a política está sendo trabalhada em três áreas: acolhimento e atendimento do usuário, atenção aos profissionais de saúde e também a gerência. “A proposta do grupo é trabalhar a humanização primeiro com os profissionais da área, a escuta qualificada para eles, prepará-los para que possam ter condições de então desenvolver as ações para o nosso usuário”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário