terça-feira, 20 de outubro de 2009

ID do HBase comemora primeiro ano

Equipe festeja mais de 100 atendimentos em um ano

O Internamento Domiciliar (ID) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HBase) completa um ano de existência nesta terça-feira (20). Para marcar a data, a equipe ID promoveu uma comemoração que contou a participação de profissionais de outros setores.

Em seu primeiro ano, o ID comemora o acompanhamento de 108 pacientes, com faixa etária variando entre 1 a 102 anos, serviços que podem durar até 30 dias. Atualmente são acompanhados 40 pacientes, embora a capacidade da equipe é de atender a 60 pessoas.

A maioria dos paciente atendidos pelo ID, sofre de trauma crânio encefálico, úlceras de pressão, acidente cardiovascular, grande queimado, erisipela, fratura de fêmur, trauma raquimedular, mieloma múltiplos, paralisia cerebral, amputações, pé diabético, entre outras patologias.

A equipe do ID HBase é composta por 15 pessoas, sendo três médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois motoristas, um assistente social, um fisioterapeuta, um nutricionista e um coordenador.

O ID

ID é o conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas clinicamente estáveis, que exijam intensidade de cuidados acima da modalidade ambulatorial, mas que possam ser mantidas em casa, por equipe exclusiva para esse fim.

A Internação Domiciliar é uma alternativa no tratamento de pacientes e uma tendência como novo modelo de prestação de saúde. Tratar o paciente em casa traz benefícios para todos: tranqüilidade para o médico, menores custos para as seguradoras de saúde, mais leitos disponíveis nos hospitais para os pacientes graves e cirúrgicos e principalmente mais conforto e segurança para o doente e a família.

O envelhecimento da população poderá acarretar conseqüências sociais profundas na dinâmica da saúde. A preocupação com esta faixa etária começa a ficar visível quando vemos as iniciativas privadas e governamentais em projetos de prevenção de doenças, como as campanhas de vacinação e promoção de saúde, como os incentivos à prática esportiva.

Praticamente, qualquer doença pode ser tratada em casa, não importando a idade do paciente. Com a estrutura e suporte profissional adequado, diminui em até 70% os custos em relação a uma internação hospitalar convencional. Outro fator importante é a diminuição significativa do risco em adquirir infecção hospitalar resultando em redução da morbidade e da mortalidade.

O contato mais próximo com a família só traz benefícios ao paciente, que recupera sua privacidade num ambiente aconchegante, e esse é um fator muito importante da Internação Domiciliar, pois reflete diretamente na redução de atitudes negativistas e no tempo de internação. Este fato é expressivo principalmente na população pediátrica e geriátrica que têm, na internação domiciliar, a manutenção do elo com a família em sua própria casa.

Todas essas qualidades fazem da Internação Domiciliar um dos melhores modelos de atendimento à saúde. Sabendo usá-lo com equilíbrio, maturidade e moderação, estaremos com uma opção segura e eficaz.

text
o extraído do site http://www.hospital-lar.com.br/servico/internacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário