terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rudival se despede dos colegas do HGVC

“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos” foi o Salmo escolhido por Rudival, o conhecido Rudi - que de rude não tem nada - em sua carta de despedida do HGVC.

Foram 4 anos e 3 meses de serviço do amigo e colega, que diz: "me esforcei ao máximo para concretizar os objetivos que me foram determinados, e ainda mais por minha própria vontade de crescimento pessoal", frase séria, que é o puro reflexo do comportamento de Rudi.

Com seu espírito para a filsofia Rudi continua, "chega o momento em que nossa parceria parece ter atingido seu ápice. Sinto meu desejo de crescimento pessoal ainda pungente e preciso atendê-lo. Agora, é necessário fechar um ciclo de plenas realizações para iniciar outro".

Rudival finaliza agradecendo a equipe do HGVC pela acolhida "de forma tão especial" e arremata com uma frase de Karl Marx, que diz "O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades."

A nós do HGVC, que perdemos - no bom sentido - além do profissional, o mestre de cerimônia, cabe apenas agradecer nosso futuro advogado pelas contribuições, pela educação e desejar sucesso pleno na nova empreitada, sem perder este espírito sereno e o estilo gentleman e elegância que nunca perde.

Que o nome Rudival Maturano seja ouvido e dito por esta cidade afora, como exemplo de profissional compentente e homem de respeito, como já o é. Grande abraço e boa sorte, Rudi.




Nutricionistas do HGVC são parabenizados pelo seu dia

Nutricionistas do HGVC: Ana Carolina de Aguiar, Liliane Cardoso, Luciene Teixeira e Sheila Nogueira

Por Maurício Sena e Ana Carolina de Aguiar Sirino

Em nosso país, o desafio do nutricionista em oferecer qualidade de vida por meio da boa alimentação passa basicamente pela questão cultural. Isso porque o brasileiro se alimenta mal, comprovado em pesquisa recente do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, que indicou que a população brasileira se alimenta inadequadamente, pois combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos.

Os dados da “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, alerta que o consumo de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo MS (400 gramas/dia) para mais de 90% da população. Na contramão, a ingestão de bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes) têm consumo elevado, sobretudo entre os adolescentes, que consomem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e uma ingestão menor de feijão, saladas e verduras.



A atuação do Nutricionista no HGVC

Nesse 31 de agosto, dia do nutricionista, está dado o desafio, que vem de longas datas, mas que obviamente estimula estes profissionais, como é o caso do nutricionistas que exercem sua profissão no Hospital Geral de Vitória da Conquista, cuja função é para cuidar dos internos com base nos princípios da Ciência da Nutrição.

O HGVC possui nutricionistas atuando em diversas áreas e conta com uma equipe de quatro profissionais atuando na área de Nutrição Clínica Hospitalar, que tem como atividades realizar histórico clínico e alimentar do paciente, determinar o diagnóstico nutricional e elaborar a prescrição dietética, além de fazer o acompanhamento nutricional durante todo o período de internação e orientações nutricionais no momento da alta hospitalar.


Professora Drª Analícia Rocha e as estagiárias do curso de Nutrição da UFBA

Cabe também ao nutricionista da clínica a prescrição de suplementos nutricionais e dietas enterais (alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes), prescrição de fórmulas infantis e acompanhamento da confecção destas dietas, além da distribuição entre os pacientes.

Segundo a coordenadora do Serviço de Nutrição Clínica, Luciene Oliveira Teixeira, o Serviço de Alimentação e Nutrição serve cerca de 1300 refeições diárias distribuídas entre as principais refeições (desjejum, almoço, jantar e lanches), atendendo aos servidores, pacientes e acompanhantes. “Contamos diariamente com três nutricionistas da área de produção, realizando planejamento, organização, direção, supervisão, avaliação e o controle higiênico-sanitário do Serviço de Alimentação e Nutrição (SAN), tendo como objetivo fornecer uma alimentação saudável e segura aos seus clientes”, explica Luciene.

Tâmara Guimarães, nutricionista do ID



O HGVC também conta ainda com a presença de um nutricionista na equipe de Internação Domiciliar (ID), responsável pelo acompanhamento nutricional de todos os pacientes do programa, orientando em domicílio toda a alimentação do paciente, seja por via oral ou sondas, inclusive realizando trabalho de reeducação alimentar com os mesmos.

Os convênios firmados entre o HGVC, UFBA e a FTC, de acordo com a coordenadora, propiciaram o início das aulas práticas e dos estágios de Nutrição Clínica e de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), trazendo profissionais com trajetória conslidada, mostrando o papel do nutricionista na área da docência.

“No decorrer dos anos houve avanços na área da Nutrição, demonstrando que o nutricionista é um profissional versátil e um aliado à qualidade de vida do indivíduo”, avaliou Luciene.

Para o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior é de extrema importância que existam estes momentos para parabenizar e homenagear os profissionais da área de saúde. “No caso dos nutricionistas, não podemos esquecer sua relevante importância na recuperação de tantas pessoas que dependem do nosso sistema e a eles os nossos agradecimentos e felicitações pela data”, concluiu.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Curso de Atendimento Hospitalar: Urgência e Emergência

PROGRAMAÇÃO

8:00 às 10:30h

Suporte Avançado de Vida
Sandra Pimentel – Médica Coordenadora da UPC

Oxigenoterapia e Parâmetros Iniciais da VM
Rita Pithon - Fisioterapeuta NEP

Conduta da Enfermagem no SAV
Thomás Fernandes – Enfermeiro Emergência
Vailson Lopes – Técnico de Enfermagem ID

10:30 - Lanche

11:00h – Mesa Redonda : Abordagem Multidisciplinar no Suporte Avançado de Vida

Integrantes:
Sandra Pimentel
Rita Pithon
Vailson Lopes
Thomás Fernandes

14:00h – TCE
Gustavo Bilate – Médico Neurocirurgião - HGVC

16:30 – Urgência Ortopédica no Politrauma
Márcio Rios – Médico Ortopedista - HGVC

Data: 03 de setembro de 2011
Local: Auditório HGVC
Carga horária: 10h
Público alvo: Profissionais de saúde HGVC
Inscrições: NEP – HGVC

Cesat lança 2º concurso público de fotografia amadora

Com o tema: Trabalhadoras e trabalhadores baianos, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cesat) promove o 2º Concurso Público de Fotografia Amadora, para selecionar 30 fotografias que irão ilustrar peças de comunicação e educação em saúde. As inscrições estarão abertas no período de 1º de setembro a 20 de outubro. O edital pode ser acessado através dos endereços eletrônicos: www.saude.ba.gov.br e www.saude.ba.gov.br/suvisa

Podem participar do concurso: servidores, estagiários e terceirizados do SUS das secretarias municipais e estaduais de saúde, sindicatos e representantes dos trabalhadores que participam dos fóruns intersetoriais da área de Saúde do Trabalhador. O prêmio será uma câmera fotográfica.

Acesse aqui o Edital

Oportunidade

A EESP reabre as inscrições do processo seletivo para o curso de formação de mediadores de aprendizagem do estágio de vivências no SUS.

A Escola Estadual de Saúde Pública, reconhecendo a importância da agregação de mais parceiros no processo formativo do Curso de Capacitação de Mediadores de Aprendizagem para o Estágio de Vivências no SUS resolve reabrir as inscrições para os candidatos ao curso. Resolve, ainda, excluir o pré-requisito anteriormente colocado "Período de conclusão de curso dentro de, no mínimo, um ano", permanecendo apenas os seguintes: Ter disponibilidade para participar da IV edição do Estágio de Vivências no SUS; Ter participado, em edição anterior, do Estágio de Vivências no SUS.

As inscrições estão abertas até o dia 30 e devem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site: http://www2.saude.ba.gov.br/eesp/


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HGVC parabeniza psicólogos neste 27 de agosto

Luciana Monteiro, coordenadora do Serviço de Psicologia do HGVC

Estudar o comportamento do homem e induzi-lo a conhecer a si mesmo e a saber relacionar-se com os que estão á sua volta é uma exaustiva tarefa e ela se aplica a Psicologia. Esta econômica definição destes estudos diz pouco, mas traduz o trabalho deste profissional que trabalha com a alma do indivíduo.

Traduzindo este labor para a vida hospitalar e toda a sua complexa rede, ele ganha contornos mais delicados, pois a lida é com a mente e com o corpo, e com todo o sistema que envolve a saúde. Neste ambiente, a presença deste profissional, que acompanha as mais diversas realidades, pode ser o caminho para um conforto necessário voltado a quem atravessa momentos de enfermidade ou perda na família.

Segundo Luciana Freitas Monteiro, coordenadora do Serviço Psicológico do HGVC, o setor presta assistência ao paciente hospitalizado, “para lidar com suas angústias frente ao adoecimento, minimizando seu sofrimento e o de seus familiares, trabalhando os aspectos emocionais, decorrentes da doença e da hospitalização, promovendo uma melhor adesão ao tratamento”, explica.

O Serviço Psicológico, implantando em outubro de 2010, desenvolve atendimento em todos os setores de internamento do hospital, realizando avaliação e acompanhamento psicológico; orientação psicológica; preparo para condutas e procedimentos; acompanhamento psicológico pré e pós-cirúrgico e preparo psicológico para alta hospitalar.

O atendimento também se estende aos familiares dos pacientes hospitalizados, oferecendo suporte psicológico e orientação, além do apoio e aconselhamento aos funcionários, realização de atividades em grupo, promovendo a discussão e reflexão de temas específicos a partir das demandas geradas pelo trabalho.

“Temos hoje o reconhecimento do nosso trabalho a partir das constantes solicitações dirigidas ao setor”, salienta Luciana Monteiro que é auxiliada por mais três psicólogas voluntárias, que são Juralha Souza, Viviane Araújo e Tamiles Soares.

“O ambiente hospitalar não é fácil para enfermos e familiares e por conta disso, buscando minimizar o próprio impacto causado pela enfermidade, e para isso contamos este importante serviço, que tem sido muito fundamental para muitos usuários do HGVC. A nós do HGVC, em nome de todos os funcionários, os nossos parabéns a estes profissionais na passagem do seu dia”, parabenizou o diretor geral, Gerado Junior.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atenção Servidor HGVC

Atenção servidor HGVC, estamos confeccionando os crachás de identificação funcional. Para tanto, estaremos com um estúdio fotográfico localizado ao lado da Ouvidoria, que permanecerá no local de amanhã, 26/08, até o dia 10/09. Procurem James Freire no local no horário comercial. Aceitamos fotografia já digitalizada e quem a possuir envie, por favor, para ascomhgvc@gmail.com.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

HGVC abre edital para eleição da Comissão de Ética de Enfermagem

O Hospital Geral de Vitória da Conquista abriu inscrições para eleição da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), destinada a todos os Profissionais de Enfermagem, desde que atenda aos critérios do Regimento Interno da CEE do Conselho Regional de Enfermagem Bahia.

A eleição acontece no dia 26 de setembro de 2011, das 08 às 20 horas, nas dependências do hospital, mediante eleição direta e por votação secreta e direta. Os candidatos à CEE deverão se inscrever por categoria, junto à Comissão Eleitoral, sediada na Coordenação de Enfermagem do HGVC, até 31 de agosto.

Não podem integrar a CEE profissionais da enfermagem que exercem cargos de direção, chefia ou gerência de Enfermagem na instituição, e nem os membros da comissão eleitoral. Os membros da CEE deverão ter no mínimo dois anos de inscrição definitiva e estarem em dia com suas obrigações junto ao COREN-BA, além de não estarem envolvidos em processo ético no referido órgão de classe.

Bahia é o 1º estado a aderir à Rede Cegonha

Será lançada na próxima sexta-feira (26), às 9h, no Centro de Convenções, a Rede Cegonha. Este programa é composto por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, o parto e o pós-parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. A Bahia será a primeira unidade federativa a fazer a adesão oficialmente ao programa.

Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e o Ministério da Saúde realizarão o “Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde Materna e Infantil: Tecendo a Rede Cegonha”, que tem como objetivo iniciar o debate na Bahia sobre a conformação das Redes de Atenção à Saúde com especial destaque para a Rede Cegonha e informar as ações que serão implementadas pelo programa. A abertura do evento contará com as participações do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador, Jaques Wagner, e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

A Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A Rede Cegonha também tem como objetivo incentivar o parto normal.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, garantindo o agendamento e realização das consultas e dos exames durante o pré-natal.

Através da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal, da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher no parto, da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses, e do acesso às ações de planejamento reprodutivo.

A qualificação da atenção compreenderá a criação de novas estruturas de assistência, com a ampliação de leitos de cuidados intensivos adulto e neonatal para atendimento às gestantes e ao bebê, e acompanhamento das mulheres e reforço na rede hospitalar convencional, com o mote “Gestante não Peregrina”; ou seja, a garantia de sempre haver vaga para gestantes e recém-nascidos nas unidades de saúde.

Entre as novas estruturas estarão as Casas da Gestante e do Bebê, que darão acolhimento e assistência às gestantes de risco, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.

Com a Rede Cegonha, também será garantido à gestante o direito ao transporte para a realização das consultas, dos exames e do parto. A mulher receberá vale transporte para as consultas e uma espécie de vale táxi para o momento do parto, garantindo o deslocamento da grávida até a unidade de saúde.

A Rede Cegonha também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária como em serviços de urgências obstétricas. Além disso, haverá fomento de cursos de especialização de enfermagem obstétrica para a atuação junto com as parteiras tradicionais.

Centro de Parto Normal

Também na sexta-feira, às 8h30, Alexandre Padilha, Jaques Wagner, Jorge Solla e o fundador da obra social Mansão do Caminho, Divaldo Franco, inauguram, na instituição, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Para a abertura do centro, a Sesab entregou seis conjuntos para Parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Cada conjunto é composto por cama de parto PPP, cavalinho, escada de ling (para alongamento), bola de Bobath (para exercícios), berço de acrílico, poltrona para acompanhante, biombo e mesa de cabeceira. Todos esses itens fazem parte do cenário de parto normal.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Transplantes no Norte e Nordeste é tema de encontro

Com o objetivo de discutir a política de transplantes das regiões Norte e Nordeste está acontecendo desde as 9h desta terça-feira (23), no Grande Hotel da Barra, o 1º Encontro dos Coordenadores das Centrais de Transplantes Norte e Nordeste. O encontro, que contará com a presença do coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Morari, será aberto pela diretora de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ledívia Espinheira.

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Sesab, Eraldo Moura, o evento, que prossegue durante o dia 24, vai traçar estratégias para o desenvolvimento dos transplantes, além de promover um intercambio entre os coordenadores dessas regiões. "Faremos uma avaliação do regulamento técnico desenvolvido para os transplantes", explicou o coordenador da Coset.

Sesab abre inscrição para estágio no CIAVE

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso em estágio curricular não obrigatório no Centro de Informações Antiveneno (Ciave), unidade da Secretaria da Saúde do Estado. A inscrição prossegue até o próximo dia 26, sexta-feira, e deve ser realizada pela internet, por meio do preenchimento e envio do formulário específico, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.saude.ba.gov.br/, onde também se encontra a íntegra do edital. O estágio, remunerado, será iniciado em novembro, com duração de seis meses, podendo ser prorrogado a depender do interesse no estagiário e da unidade.

O estágio tem como objetivo aproximar os estudantes de diversas áreas da saúde à realidade do Sistema Único de Saúde – SUS, sobretudo no que diz respeito à toxicologia. O estágio é supervisionado pela equipe técnica multiprofissional do Ciave e busca preparar o estudante para identificar intoxicações, estabelecer diagnósticos diferenciais e outras ocorrências, conhecer sintomatologias clínicas e terapêuticas específicas das principais intoxicações exógenas, identificar os principais animais peçonhentos e plantas tóxicas, conhecer e aplicar os princípios básicos do atendimento aos pacientes que tentam suicídio, assim como as principais técnicas laboratoriais de análises toxicológicas.

Podem participar do processo de seleção para estágio no Ciave estudantes de biologia (5º ou 6º semestre), enfermagem (5º ou 6º semestre e ter cursado a disciplina Clínica Médica ou Saúde do Adulto), farmácia (ter cursado ou estar cursando a disciplina Toxicologia e estar, no máximo, no antepenúltimo semestre do curso), medicina (6º ou 7º semestre), medicina veterinária (ter cursado a disciplina Toxicologia e estar, no máximo, no antepenúltimo semestre do curso), psicologia (ter cursado as disciplinas Psicopatologia I e II e estar, no máximo, no antepenúltimo semestre do curso) e terapia ocupacional (5º, 6º ou 7º semestre).

O processo seletivo constará de três etapas, sendo a primeira uma prova de seleção, a ser realizada no dia 15 de setembro de 2011 e constará de uma Parte Geral, comum para todas as áreas, com 30 (trinta) questões sobre o Sistema Único de Saúde - SUS e assuntos gerais de Toxicologia e outra parte específica, por área, com 10 (dez) questões. Os candidatos

selecionados nesta primeira etapa devem participar do XXXI Curso de Toxicologia Básica, preparatório para o estágio, e que acontecerá entre os dias 3 e 14 de outubro. A última etapa será uma entrevista, para os candidatos que obtiverem freqüência igual ou superior a 70% no curso.

•Edital


Mais informações no link: http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2643&catid=1&Itemid=14

sábado, 20 de agosto de 2011

Nota de pesar

.A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, em nome de todos os seus funcionários, manifesta sentimento de pesar pela morte da técnica de enfermagem Kaline de Jesus Santos (38), vítima de acidente automobilístico na noite desta sexta-feira (19), próximo à Serra do Marçal


Funcionária dedicada, Kaline fazia parte da equipe da pediatria, setor no qual colegas e amigos foram surpreendidos com a trágica notícia, gerando comoção no ambiente de trabalho e entre todos os servidores da unidade.


Kaline deu plantão durante o dia e às 19:00h horas seguiu para Itapetinga, onde residia e também trabalhava como técnica de enfermagem, quando a viagem foi interrompida pelo grave acidente que deixou três vítimas no local. Kaline foi conduzida ao HGVC, chegou a ser atendida pelos plantonistas da unidade, mas, infelizmente, devido a grave lesão, não resistiu, vindo à óbito poucas na madrugada deste sábado, se tornando a quarta vítima.


Neste momento de dor e tristeza, O HGVC solidariza-se aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando que todos encontrem conforto e paz neste momento de perda, que aconteceu de forma tão prematura.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sesab/Saeb convocam profissionais de saúde

As secretarias da Saúde (Sesab) e da Administração do Estado (Saeb) publicaram hoje (19), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 646 candidatos pertencentes ao Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde, do Quadro de Pessoal da Secretaria da Saúde: técnico de enfermagem, médico, enfermeiro, farmacêutico, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e sanitarista.

Os novos servidores atuarão na assistência em unidades da Sesab. Os candidatos convocados somam-se aos 2770 profissionais já chamados até maio deste ano através do concurso de 2008 que previa inicialmente 909 vagas.

Os convocados devem comparecer nas datas e horários marcados, munidos dos documentos necessários para a contratação.

Acesse aqui o Edital de Convocação:

Abaixo, lista dos convocados para a 20ª Dires (Vitória da Conquista)

Local: Rua João Pereira, São Vicente
Data: 30/08/2011 (Terça-feira)
Horário: 9:00HS

Cargo: TECNICO EM ENFERMAGEM

ROSIMEIRE DA SILVA SOUZA
LUZINETE DE LIMA SANTOS
ODILENE COSTA FREIRE
MANUSA MELO FERRAZ DE OLIVEIRA
ADRIANA DA SILVA
RENATO NOVAES CHAVES
SORAIA SANTOS DE ALMEIDA
SORAIA PEREIRA DE SOUSA
DANIELLY CAMPOS NASCIMENTO SOUZA
WADSON BOTELHO RIBEIRO
ANGELA AGUIAR BOTELHO
MIRIAN DO ESPIRITO SANTO SILVA
CELIA CRISTINA REGO VIEIRA
MARCELLY MACHADO SANTOS
NEY FERREIRA E SILVA JUNIOR
ERICARLA MARIA DIAS ROCHA
CLAUDIA CANGUSSU PONTES
LUCIRLENE ALVES CARVALHO
CRISTIANE GUSMAO SILVA
FABIANA DE MOURA NEVES
ROSILEIDE ARAUJO SOUSA
CRISTIANE GOMES DOS SANTOS AMORIM


Cargo: ENFERMEIRO

ERILDES RAMOS DOS SANTOS
LUCIENE DIAS BISPO
ELLE PATRICIA BENTO GUIMARAES
MARIA TANIA OLIVEIRA ROSA
SORAIA MACHADO TIBO
AIDA AUGUSTA DE JESUS FIGUEIREDO
GISLENE DE CARVALHO SANTOS
ELVIRA CAIRES DE LIMA
PAULA DEIA LIMA SANTOS
PRISCILA SANTOS PINTO
FLAVIO AUGUSTO GONCALVES DANTONIO
CLEIDE COSTA ARRUDA
EVELY CARLA LOPES FERRAZ NASCIMENTO
VERONICA OLIVEIRA COELHO
LEONARDO NOVAIS MOREIRA LUZ
MIRIAN DA SILVA CAIRES
JOELMA ARGOLO SOARES
JULIANA XAVIER PINHEIRO DA CUNHA

Cargo: FISIOTERAPEUTA

SUELEN PEDREIRA FREITAS
MARCO AURELIO PRATES ROCHA

Cargo: NUTRICIONISTA

ADRIANA SILVA PRADO

Cargo: ODONTOLOGO-BUCO-MAXILO-FACIAL

LUCIANO CINCURA SILVA SANTOS
MARCIONILIO MEIRA ROSA

Cargo: MEDICO - CIRURGIAO GERAL

TONY GLEYSON DE OLIVEIRA SILVA
MARCO ANTONIO VELOSO DE CASTRO FERREIRA
SALOMAO BARRETO MOURA
MARCIO KLEBER MARTINS MORENO

Cargo: MEDICO - ENDOSCOPISTA

MANUEL ANTONIO LESCANO
PETRUSKA DE OLIVEIRA MARQUES

Cargo: MEDICO - ORTOPEDISTA

UMBERTO PAULO DE CASTRO ALVES FILHO
RODOLFO OORNELAS SARAIVA RODRIGUES
FERNANDO EMMANUEL AMORIM DE MORAIS
MARCIO RIOS DE CASTRO

Cargo: MEDICO - UROLOGISTA

SANDRO GLEISSON TANAJURA MEIRA LIMA
ANDRE RICARDO RAMOS CORREIA
MARCELO GOMES SILVA


Internação Domiciliar: como funciona?

Por Laís Vinhas -www.vitoriadaconquista.com.br

A Internação Domiciliar (ID) tem sido desenvolvida na cidade pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) desde 2008. De lá para cá, 345 pacientes já se beneficiaram com o atendimento. Em 2011 já foram 84 pacientes. Atualmente, a ID está atendendo a 56 pessoas.

O objetivo primordial da Internação Domiciliar é desospitalizar os pacientes internados no hospital e dar continuidade ao atendimento na casa dele. A coordenadora da ID no HGVC, Cristiane Novaes, explica: “o atendimento é só para aqueles pacientes que precisam continuar internados, mas têm condições de ir para casa, para ser atendido no seu ambiente familiar. Damos prioridade aos idosos, a partir de 60 anos. Além disso, o paciente tem que estar estável, sem necessitar de medicação venosa e ventilação mecânica; pacientes graves continuam internados no hospital”, fala.



Cristiane Novaes, coordenadora do ID. (Foto: Zé Silva)


O paciente que participa da ID precisa estar estável porque grande parte do atendimento em casa é feito pela própria família. A equipe do hospital exige que cada paciente tenha um cuidador, que é uma pessoa capaz de tomar a responsabilidade em relação aos cuidados com ele.

A equipe da ID do HGVC é dividida em duas: uma, que é a básica, composta por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um motorista; outra, que é a matricial, com um fisioterapeuta, um nutricionista e uma assistente social.




Carro da ID saindo do HGVC para atendimento. Foto: Zé Silva



O número de visitas que a equipe realiza varia de acordo com a necessidade de cada interno. “Visitamos todos pelo menos uma vez por semana. Tem paciente que precisa ser atendido três vezes na semana, tem famílias que fazem todo o trabalho porque já estão bem treinadas, depende muito. No total, o internamento dura 30 dias, mas tem pacientes crônicos, que dura bem mais que isso”, explica Cristiane.


Os benefícios desse tipo de atendimento, segundo Cristiane, são imensos. Todo mundo sabe que acompanhar um familiar no hospital não é fácil, muitas vezes chega a ser desconfortável. Sobre isso, Cristiane afirma: ”além de desocuparmos leitos no hospital para outros pacientes, diminuímos o risco de infecção hospitalar para o paciente que vai para a ID, sem contar a redução de ansiedade e estresse. O descanso e comodidade de casa são fatores fundamentais para a recuperação dos pacientes”, fala.

“Quando dissemos ao paciente e à família que ele pode entrar no programa da ID, em alguns casos há resistência devido ao medo de estar longe da equipe médica. Mas quando chegam em casa, sentem como se tivessem tido alta. Os nossos resultados aqui no HGVC são muitos positivos”, completa Cristiane.

Ela ainda diz que depois que o paciente passa pela ID e quando chega a hora do médico dar alta, muitos já entraram com processo na justiça, para permanecer com o atendimento: “o governo fornece além do atendimento todos os insumos como fraldas, medicações, colchões. Tudo o que o paciente iria usar no hospital, temos o dever de fornecer no período em que estiver na ID”, completa a coordenadora.

Conheça Dona Carmelita, uma paciente da ID
Equipe da ID e a cuidadora Carmen, na casa da paciente Dona Carmelita.

Foto: Zé Silva


O Site da Cidade acompanhou uma visita da equipe da ID do HGVC na manhã desta quinta-feira (11) à casa de Dona Carmelita da Silva, para conhecer como o trabalho é feito na prática e conversar com a família da paciente sobre o programa.

Cristiane prestando atendimento domiciliar a Dona Carmelita. Foto: Zé Silva


Dona Carmelita tem 85 anos, já está há 45 dias na Internação Domiciliar, depois de ter tido insuficiência renal e três AVCs isquêmicos. Sua filha e cuidadora, Carmem Moreira, nos recebeu e conversou um pouco: “o atendimento da equipe da ID é maravilhoso. A situação da minha mãe era muito grave. Depois que tudo melhorou, o médico disse que ela poderia vir para casa. Hoje, mesmo depois de ter perdido muito peso, e estando com uma escara sacral, que eu mesma estou cuidando, ela está lúcida e se recuperando muito bem”, conta Carmem.

Segundo ela, o atendimento tem dado muito certo: “toda vez que ligo pro hospital precisando de alguma orientação, eles me atendem, nunca nos faltou nada, pelo contrário, recebemos muito carinho da equipe”, fala. Para Carmem esse é um método sábio: “quando estamos no hospital, não podemos nem descansar direito. Acabamos absorvendo o sofrimento de outras famílias. Em casa é ótimo, minha mãe teve uma melhora assustadora, já consegue se sentar, se equilibrar”.

Faz 45 dias que Dona Carmelita já está na ID. (Foto: Zé Silva)


Para a família de Dona Carmelita a palavra “medo” não permeou a escolha de colocá-la na ID. Carmem comenta que das duas vezes que a mãe passou mal em casa, o atendimento foi imediato. Carmem conta que a mãe sempre se sente contente por ter saído do hospital: “ela sempre fala, ‘que bom, estou na minha cama, na minha casa’”. O amor e carinho da família é, na verdade, o melhor remédio.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Solla parabeniza Conquista pela realização da 7ª conferência de Saúde

Vitória da Conquista abriu nesta quinta-feira (11), a 7ª conferência de saúde, com participação dos diversos setores da sociedade, com participação de aproximadamente 800 pessoas, dentre os quais usuários do SUS, gestores públicos, trabalhadores da Saúde e prestadores de serviços.

A abertura e Conferência Magna do evento foi feita pelo Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla. Segundo ele, na última conferência estadual, há 4 anos, a Bahia realizou 393 conferências municipais de saúde, o que já era um recorde no Brasil. “Agora vamos novamente bater o recorde, pois apenas um município ainda não realizou ou não agendou a sua conferência”.

O secretário parabenizou o prefeito Guilherme Menezes pela organização da conferência e fez um anúncio: “eu quero compartilhar com vocês uma alegria muito grande de realizar 417 conferências municipais. Vai ser a primeira vez na Bahia que todos os municípios terão representantes na conferencia estadual de saúde”. E o secretário comemorou os avanços na participação popular “este é um momento muito rico, no caso especifico de Vitoria da Conquista é um prazer observar todos os avanços da saúde municipal”.

Solla parabenizou Vitoria da Conquista pela responsabilidade e comprometimento com a discussão sobre saúde, afirmando que a cidade é uma referência para os demais municípios baianos: “nenhuma outra conferência, nem mesmo a da capital, teve uma participação popular tão grande em pré-conferências como Vitória da Conquista. Mais uma vez vocês se destacam positivamente”.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual de Imunização, realizará neste sábado (13), a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de imunizar, no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos (1.026.680 crianças). Estarão funcionando 8 mil postos (fixos e volantes) em todo o estado, com a atuação de 27.400 trabalhadores e voluntários, além da utilização de 2.500 veículos.

Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 98,59% das crianças foram vacinadas. Para a segunda etapa, a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Fátima Guirra, espera que os pais e/ou responsáveis pelos menores compareçam em massa aos postos para que eles tomem a 2ª dose da vacina.

A vacinação será indiscriminada, independente do estado vacinal prévio em relação a qualquer vacina. Todas as crianças com idade entre 0 e menores de 5 anos de idade deverão receber a 2ª dose da vacina oral contra a poliomielite independente de tê-la recebido anteriormente.

Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Em 2010 ocorreram 1.286 casos no mundo.

Manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente é o objetivo do Ministério da Saúde para a realização da campanha anualmente no país.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

7ª Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta, 11

Após a realização de 75 pré-conferências, das quais participaram 2.610 pessoas e foram escolhidos 300 delegados, nos dias 11 e 12 de agosto, acontecerá 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Todos Usam o SUS”.

A Conferência Municipal é um momento importante para o encontro de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS. As propostas direcionam a formulação das políticas de saúde incorporadas no Plano Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora de Controle Social, Sara Barros, além dos delegados a comunidade está convidada a participar da Conferência e explica, “todos os participantes terão direito a voz, mas só os delegados poderão votar nas propostas que farão parte do texto final”.

Saiba mais sobre a 7ª Conferência Municipal de Saúde - O evento é uma das etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília, com o tema: “Todos usam o SUS”. A Conferência terá como foco de discussão o acesso e acolhimento com qualidade no SUS; a política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; a participação da comunidade, controle social e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Fonte: www.pmvc.com.br

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

HGVC destaca avanços na passagem do Dia Nacional da Saúde

Hoje, 05 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, o Dia Nacional da Saúde, momento para parabenizar todos os profissionais da área, como também para discutir as necessidades e avanços obtidos até o momento.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que é o segundo maior hospital público do interior do estado da Bahia, tem vencido os desafios diários e contabiliza ao longo dos últimos anos uma série de experiências positivas.

Nos últimos quatro anos e meio, foram realizados muitos investimentos na unidade. Foram mais de R$5 milhões de investimentos em novos equipamentos, os quais habilitaram a unidade a realização de tratamentos inéditos no sudoeste do estado, reduzindo a mortalidade e o impacto negativo dos problemas ocasionados aos pacientes e seus familiares, que muitas vezes tinham que se deslocar para Salvador.

Dentre os aparelhos adquiridos, destacam-se o arco e o microscópio cirúrgico, que ampliaram a oferta de cirurgias, sobretudo as de ortopedia e as de alta complexidade neurológicas, quando puderam ser realizadas cirurgias de TRM (Trauma na coluna), aneurisma e mais recentemente a de hipófise, sendo a primeira da região sudoeste em hospitais públicos.

O número de procedimentos cirúrgicos é destaque também na unidade, só em 2010, foram mais 4.000. Comprovando que esta média se mantém, foram registrados de janeiro a junho deste ano, 1.934 procedimentos de todas as áreas médicas, assim distribuídos: cirurgia geral (581), cirurgia vascular (449), ortopedia (352), neurocirurgia (230) e pediátrica (83). Os demais procedimentos somaram 239.

A diretoria do HGVC tem buscado firmar parcerias com instituições, entidades e tem mantido diálogo permanente com outras áreas do Governo, buscando as melhorias necessárias que vão garantir maior qualidade no atendimento e serviços oferecidos.

No início da semana, o ministro Alexandre Padilha anunciou uma verba de R$ 17,5 milhões para três unidades hospitalares na Bahia, dentre elas o HGVC. Esta verba se destina a reforma e ampliação da emergência da unidade, uma conquista que está mais próxima de ser alcançada, se unindo as outras, como o inicio da reforma geral da própria unidade, que iniciará com o novo telhado nos próximos meses, apenas o começo das ações que estão por vir.

"Todos nós, juntos, funcionários do HGVC, temos conseguido implantar novos serviços e melhorar muito os já existentes, e isso tudo só foi possível com muito trabalhado articulado com a Sesab, através do nosso secretário Jorge Solla, e do governador Wagner", destacou o diretor Geral da unidade, Gerardo Junior. "O HGVC continua o seu trabalho de forma intensa, participativa e planejada, reunindo sua equipe e consolidando os desafios alcançados e os que virão. Hoje é um grande dia para se comemorar", finalizou.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana de Aleitamento Materno

Seja um amigo do peito". Esse foi o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou ontem (1º), até o próximo dia 7. A campanha de incentivo ao aleitamento materno, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e secretarias estaduais e municipais de Saúde, tem uma mensagem especial para as mães, que é "Amamentar faz bem para o bebê e para você".

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da área Técnica de Saúde da Criança, realizou uma videoconferência amanhã (2), das 14 às 18 horas, com transmissão nos auditórios de videoconferência da Rede Educação e transmissão on line através do site do Instituto Anísio Teixeira (IAT): www.iat.educacao.ba.gov.br .

Voltada para profissionais de saúde que prestam assistência às crianças e alunos da área de saúde, a videoconferência enfocará o aleitamento materno sob o ponto de vista do médico, do enfermeiro, do nutricionista, do psicólogo e do cirurgião dentista, com a participação da pediatra Margareth Randam, da enfermeira Rita Calfa, da nutricionista Valderez Aragão, da odontológa Sandra Mello e da psicóloga Nara Cortês.

"ALIMENTO COMPLETO"

Instituída em 1991, pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), a Semana Mundial de Amamentação é comemorada em mais de 120 países, com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral para a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Segundo informações do Ministério da Saúde, o leite materno é considerado um alimento completo, que age como uma "vacina natural" ao proteger o bebê de diferentes doenças. Também melhora a saúde da mãe ao reduzir risco de diabetes e de câncer de mama e ovário. Por isso, especialistas recomendam que a alimentação nos primeiros seis meses de vida seja constituída exclusivamente de leite materno.

Campanha de Vacinação contra a Pólio terá a 2ª etapa no próximo dia 13

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos - Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus da pólio no Brasil, mantendo o país na condição de certificado internacionalmente para a erradicação da doença, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa de Imunização, realizará no próximo dia 13, sábado, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com a meta de imunizar, no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos - cerca de 1.026.680 crianças.

Durante a campanha, funcionarão, em todo o estado, 8 mil postos entre fixos e volantes, envolvendo em torno de 27.400 trabalhadores e voluntários e 2.500 veículos. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, ressalta que a vacinação será indiscriminada, independente do estado vacinal da criança. "Todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina contra a poliomielite, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente", adverte Fátima Guirra.

Este é o 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem casos da doença no país, que está livre da pólio desde 1990. O último caso ocorrido foi em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Para manter a erradicação da doença, é necessário alcançar coberturas vacinais altas e homogêneas. Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em junho, 381 municípios alcançaram a meta de 95% de cobertura, o que representa um percentual de homogeneidade igual a 91,37%. Foram vacinadas, em todo o estado, 1.065.463 menores de 5 anos.