quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MINISTRO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE

O ministro José Gomes Temporão esteve na quarta-feira (04/11), no anfiteatro do Hospital Universitário Prof. Egdar Santos, em Salvador, para apresentar a Campanha Nacional de Combate à Dengue. Na presença do governador Jaques Wagner, do ex-governador, Roberto Santos, secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, do presidente da União dos municípios da Bahia, Roberto Maia, o secretário de Saúde Salvador, José Carlos Brito, a vereadora Aladilce Souza, representantes dos 45 municípios prioritários para o combate à dengue e diversos profissionais de saúde, o ministro Temporão fez um breve balanço da campanha anterior desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) e afirmou que a ação deste ano reforça o conceito, dando continuidade a proposta de mobilização popular para o combate da dengue, "está comprovado que o estado sozinho não dá conta de combater a dengue", afirmou.

Pesquisas realizadas pelo MS apontaram os depósitos de água externos, os depósitos de água dentro dos domicílios e o acúmulo de lixo como os três principais locais utilizados pelo mosquito da dengue como criadouro. Estes dados serviram para nortear a campanha e fazer com que o MS solicitasse dos estados e municípios ações efetivas de mobilização popular para o combate da dengue, observando principalmente estes locais.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, destacou a importância destas ações e informou ao ministro que o governo da Bahia incluiu mais duas ações para o combate à dengue. "Estamos distribuindo capas especais para cobrir os reservatórios de água nas residências e promovendo, numa ação articulada com outras secretarias, instituições públicas e privadas e movimentos sociais, verdadeiros faxinaços. A primeira cidade a promover esta ação coletiva foi Jequié e os resultados foram surpreendentes", informou.

O governador Jaques Wagner também convocou toda a população para participar da campanha de combate à dengue. Ele afirmou que nesta hora a política não deve atrapalhar, pois a responsabilidade é de toda a sociedade. Ele lançou a idéia de se instituir uma forma de premiar as ações exitosas no combate à dengue, "Solla, vamos nos reunir com os prefeitos para bulir com esse povo e mobilizar a população", propôs Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário