quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Conselho Estadual de Saúde conhece estratégia para vacinação

Os conselheiros estaduais de saúde que se reuniram nesta quarta-feira (17), na 159ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde, puderam conhecer a estratégia de vacinação para o ano de 2010. Na apresentação, feita pela coordenadora de imunização do estado, Fátima Guirra, um dos principais pontos discutidos foi a implantação e implementação da vacina Meningocócica C conjugada, que esta entrará no calendário vacinal em janeiro próximo.

Também será implantada, em março, a vacina contra a Influenza A (H1N1), e no início de abril, será introduzida a vacina Pneumocócica 10 valente, que é composta pela combinação de 10 sorotipos de Pneumococos (inativados), causadores de doenças como Pneumonia, Otite e Meningite. Além dessas novas vacinas, estarão no calendário outras imunizações como a contra a Influenza sazonal, entre 24/04 a 07/05 e contra a Poliomielite, que a primeira etapa esta prevista para 12/06 e segunda etapa para 14/08.

Segundo Fátima Guirra, o objetivo é controlar o aumento de casos de Meningite Meningocócica tipo C no Estado por meio da vacinação de crianças menores de 5 anos. A meta é imunizar 1.383.020 crianças. A vacinação será feita em etapas, priorizando as áreas com maior incidência da doença.

A coordenadora de imunização ainda explica que no primeiro momento, a estratégia que será adotada é de mobilização ''Vacina Bahia'' prevista para ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde, definida pelas secretarias de saúde dos municípios, desde que este serviço tenha e desenvolva ações de atenção à criança e tenha instituído na fase de preparação da mobilização "Vacina Bahia". Fátima Guirra esclarece que cada município e distrito constituirão Núcleos Técnicos com propósito de conduzir o treinamento de pessoal, acompanhar os processos de trabalho e gerenciar as ações de vacina em cada área com oferta de vacina.

Na reunião do Conselho Estadual de Saúde ainda foi apresentada a situação da Programação Pactuada Integrada (PPI) no estado. Foram discutidos temas como o fortalecimento do pacto pela saúde e da regionalização e também foram expostas as ações já realizadas nas áreas ambulatorial, hospitalar e reserva técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário