sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Entrega de 200 enxovais encerra edição 2009 do programa de Melhoria da Saúde Materna

Solteira e grávida de seu segundo filho, Gilmara Ferreira, aos 22 anos sustenta o peso do desemprego e da barriga de sete meses. A jovem foi uma das beneficiadas, nesta quinta-feira (17), pela entrega de 200 enxovais, realizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A ação marcou o encerramento da edição 2009 do programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal.

Para Gilmara, a ação veio em boa hora. “Eu não tenho condição nenhuma de comprar nem um par de sapatinhos. Essa oportunidade foi, graças a Deus, o melhor presente de Natal que eu poderia ganhar porque meu bebê vai ter as coisas necessárias sem que eu precise gastar nada”.
Cada enxoval é composto de banheira, colchão, 12 fraldas de pano, um pacote de fralda descartável, dois lençóis, dois cueiros, uma toalha de banho, duas roupinhas, dois pares de sapato e produtos higiênicos. Na ocasião foram sorteados ainda dois carrinho de bebês.

Para receber os enxovais, as gestantes inscritas no programa de Melhoria da Saúde Materna cumprem a principal exigência da iniciativa - a realização do pré-natal. Desenvolvido há quase três anos, o projeto já atendeu cerca de duas mil grávidas somente em Salvador. Na edição 2009, mais de 900 mulheres de baixa renda participaram de ações socioeducativas como palestras sobre amamentação, métodos contraceptivos e cuidados pós-parto.

“Fazemos a doação do enxoval, mas também cobramos a realização do pré-natal. O programa busca plantar a semente da responsabilidade materna, ensinar que ter filho não é só colocá-lo no mundo, mas que é preciso dar toda assistência, amamentação e vacinas”, comentou a presidente das VSBA, Fátima Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário