quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Seminário avalia ações da Internação Domiciliar

Profissionais das equipes do Programa de Internação Domiciliar (ID) do estado estarão reunidos amanhã (3), das 14 às 18h40min, no Fiesta Bahia Hotel, durante o Seminário de Avaliação ID Sesab - Secretaria da Saúde do Estado, com o objetivo de avaliar as ações do serviço de Internação Domiciliar na Bahia. O encontro, promovido pela coordenação do programa, será uma oportunidade para que os servidores façam uma troca de experiências, apresentando casos de atendimento, explicando as estratégias utilizadas e dificuldades encontradas.

Pioneiro na Bahia e único no país com gestão estadual, o Programa de Internação Domiciliar presta assistência, no domicílio, a pacientes cujo quadro clínico necessite cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório, e que podem ser assistidos em casa por equipe de saúde específica para este fim e cuidados por familiares orientados e monitorados pelos profissionais da equipe. Atualmente o programa tem 24 equipes em atividade, atuando nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras.

O seminário será aberto pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, contando com as presenças da diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira, e da coordenadora de Atenção Hospitalar, Dulce Mary Costa e Lima, que fará uma avaliação do serviço de ID da Sesab. Logo depois, o médico Roberval Gonzalez, técnico da coordenação de Atenção Hospitalar, fala sobre "Excepcionalidades - Impacto positivo".

Serão apresentadas experiências exitosas do Hospital Geral do Estado (HGE), no cuidado ao paciente queimado; do Hospital Geral Clériston Andrade, com cuidados ao paciente em uso de Portcath (cateter subcutâneo), além dos hospitais de Vitória da Conquista, com o cuidado ao portador de úlcera de pressão, Ernesto Simões Filho, com o cuidado ao paciente em uso de dieta enteral, e Roberto Santos, com o cuidado com paciente em reabilitação fisioterápica. A palestra final será 18h15, sobre pacientes com longa permanência em ID, com a técnica Yolanda Wanderley, da coordenação de Atenção Hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário