Profissionais das equipes do Programa de Internação Domiciliar (ID) do estado estarão reunidos amanhã (3), das 14 às 18h40min, no Fiesta Bahia Hotel, durante o Seminário de Avaliação ID Sesab - Secretaria da Saúde do Estado, com o objetivo de avaliar as ações do serviço de Internação Domiciliar na Bahia. O encontro, promovido pela coordenação do programa, será uma oportunidade para que os servidores façam uma troca de experiências, apresentando casos de atendimento, explicando as estratégias utilizadas e dificuldades encontradas.
Pioneiro na Bahia e único no país com gestão estadual, o Programa de Internação Domiciliar presta assistência, no domicílio, a pacientes cujo quadro clínico necessite cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório, e que podem ser assistidos em casa por equipe de saúde específica para este fim e cuidados por familiares orientados e monitorados pelos profissionais da equipe. Atualmente o programa tem 24 equipes em atividade, atuando nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras.
O seminário será aberto pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, contando com as presenças da diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira, e da coordenadora de Atenção Hospitalar, Dulce Mary Costa e Lima, que fará uma avaliação do serviço de ID da Sesab. Logo depois, o médico Roberval Gonzalez, técnico da coordenação de Atenção Hospitalar, fala sobre "Excepcionalidades - Impacto positivo".
Serão apresentadas experiências exitosas do Hospital Geral do Estado (HGE), no cuidado ao paciente queimado; do Hospital Geral Clériston Andrade, com cuidados ao paciente em uso de Portcath (cateter subcutâneo), além dos hospitais de Vitória da Conquista, com o cuidado ao portador de úlcera de pressão, Ernesto Simões Filho, com o cuidado ao paciente em uso de dieta enteral, e Roberto Santos, com o cuidado com paciente em reabilitação fisioterápica. A palestra final será 18h15, sobre pacientes com longa permanência em ID, com a técnica Yolanda Wanderley, da coordenação de Atenção Hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário