segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Começa campanha de vacinação “contra raiva”





Começa nesta segunda-feira, 23, em todo o país, a campanha de vacinação contra a raiva. Em Vitória da Conquista, o objetivo é vacinar cerca de 39 mil cães e gatos.Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Município possui, aproximadamente, 40.463 cães; destes 26.917 estão na zona urbana e 13.546 na zona rural. Já os gatos são aproximadamente 7.992, sendo 6.870 na zona urbana e 1.122 na zona rural.

Até o dia 17 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica irá atender a zona rural de Conquista, que abrange 300 povoados. No dia 18 do mesmo mês ocorrerá o "Dia D” da campanha na zona urbana do Município. A meta é dar continuidade ao Plano Nacional de Eliminação da Raiva Humana, que há mais de 4 anos não tem caso da doença no Estado da Bahia.

A campanha irá se estender até o dia 23 de setembro, para melhor atender a população. A vacina será disponiblizada nas unidades de saúde da cidade ou em postos móveis montados em ruas, bairros e na zona rural.

Saiba mais-A raiva é uma doença causada por um vírus que sem os cuidados necessários podem infectar os animais mamíferos. Sua transmissão ocorre quando o animal infectado através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões transmite a doença. A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário