terça-feira, 17 de agosto de 2010

HGVC realiza cadastro de doadores de medula óssea

Teve início recentemente, na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue/UCT do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, com boa saúde (que não sofra de doença infecciosa, incapacitante ou histórico de câncer na família), pode candidatar-se à doação de medula óssea. A chance de compatibilidade é de 30% para irmãos de mesma filiação e de 1 para cada 100.000, chegando a 1 para cada 1.000.000 de pessoas.

Para se cadastrar, o candidato a doador deverá comparecer à UCT com documento oficial com foto (original) e em perfeito estado (Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Reservista ou Passaporte), endereço completo, telefones para contato de duas pessoas para referência. Neste ato, ele preencherá uma ficha de identificação e permissão de inclusão de seus dados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e terá coletada uma amostra de 5 ml de sangue, para realização de teste de histocompatibilidade (HLA), teste de laboratório para identificar as características genéticas do doador.

As informações genéticas dos doadores e dos pacientes serão cruzadas. Caso o doador seja localizado como compatível com algum paciente cadastrado no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea/REREME, ele será chamado para fazer novos exames. Caso a compatibilidade seja confirmada, o doador será consultado para confirmar que deseja fazer a doação de medula óssea.

Medula óssea

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente como “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica e linfomas.

O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.

A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. É mais fácil encontrar um doador compatível na população do paciente. Por isso, quanto maior o número de pessoas da região cadastradas, maiores as chances dos pacientes.

O cadastro é realizado de 2ª a 6ª feira, das 9 às 15 horas, na UCT localizada na avenida Filipinas, s/n, Jardim Guanabara, Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário