sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sesab intensifica alerta sobre sarampo

Diante da confirmação de três casos de sarampo em Belém e dois em Porto Alegre, a Secretaria da Saúde do Estado, através da diretoria de Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta para a vigilância da doença nos portos, aeroportos, fronteiras, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e laboratórios, bem como para a manutenção da vigilância ativa através da notificação imediata de todo caso suspeito do sarampo para a Sesab ou diretamente às secretarias municipais de Saúde.

Os casos confirmados em Porto Alegre são de duas irmãs, de 11 e 12 anos, não vacinadas e que foram a Buenos Aires/Argentina no final de julho. Diante da importação do vírus do sarampo para o Brasil, a Sesab emitiu condutas para as unidades e secretarias de saúde. Entre as medidas estão a intensificação da vacinação de rotina através da busca ativa de não vacinados na faixa etária de 01 a 39 anos de idade, com atualização da caderneta de vacinação e a realização de busca ativa de casos suspeitos nas unidades de saúde da rede pública e privada

A Sesab lembra que o sarampo está sendo erradicado do país e que a Bahia já vivenciou surto da doença em 2006, com 57 casos confirmados na região norte do estado, e vem mantendo incidência zero de sarampo (sem casos confirmados) desde 2007. Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado à Sesab, através dos telefones 3116.0034 ou 3116.0041, ou pelo e-mail divep.exantematicas@saude.ba.gov.br

Entre os sintomas mais comum do sarampo estão febre e exantema (manchas vermelhas na pele), acompanhado de tosse e/ou coriza e /ou conjuntivite.

A medida foi adotada pela Sesab em decorrência de alerta epidemiológico do Ministério da Saúde, com a notificação de surto de sarampo na Argentina.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário