sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bahia comemora o Dia Estadual do Doador de Órgãos

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Sistema Estadual de Transplantes, marca a passagem, nesta sexta-feira (26), do Dia Estadual do Doador de Órgãos, com um desafio para as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs): promover atividades internas de mobilização e sensibilização, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos para transplantes.

Durante todo o dia, técnicos do Sistema Estadual de Transplantes e profissionais que integram as CIHDOTTs das unidades hospitalares da rede estadual, usando uma camiseta com o slogan Doe vida, doe órgãos, estarão distribuindo material educativo e orientando profissionais de saúde e usuários para importância da doação de órgãos.

O Dia Estadual do Doador de Órgãos foi instituído no ano passado, a partir de articulações entre a Sesab e a Arquidiocese de Salvador, com o objetivo de assinalar o gesto da família do aposentado José Sérgio Fontes, que autorizou a doação de seus órgãos, depois de constatada a morte cerebral. José Sérgio, que era diácono, foi agredido por um perito da Polícia Civil e morreu no dia 25 de junho de 2007, depois de uma semana internado no Hospital São Rafael.

Conforme dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), foram registradas até a primeira quinzena de junho desse ano, na Bahia, 23 doações de múltiplos órgãos e foram realizados 21 transplantes de fígado, 47 de rins e 84 de córneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário