segunda-feira, 8 de junho de 2009

HBASE garante refeições de qualidade a funcionários, pacientes e acompanhantes

Empresa terceirizada oferece 800 refeições diárias no HBase, em seis horários, com alimentação balanceada e variedade de cardápio

A rotina da cozinha de uma unidade hospitalar é muito intensa. Cabe aos trabalhadores do setor cuidados minuciosos com a qualidade da alimentação e como prepará-la, considerando o paciente internado, que segue determinado regime e o preparo mais à vontade, para funcionários e acompanhantes.

O HBase, hospital da Rede SUS, oferece em seu refeitório e enfermarias, alimentação que observa todos os cuidados nutricionais e de higiene, servindo 800 refeições diárias divididas em: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. O serviço é terceirizado, prestado (STILLUS Alimentação LTDA) por empresa do ramo de refeições coletivas que atua em todo território nacional há mais de 15 anos e no HBase desde janeiro deste ano.

Além da preocupação em desenvolver um cardápio balanceado, preparado por nutricionistas devidamente capacitados, utilizando produtos seguros, com controles rígidos de qualidade e adequados ao perfil de cada cliente-usuário, os hábitos alimentares são levados em consideração, particularidades regionais, ramo de atividade e cultura empresarial.

O quadro técnico de profissionais que preparam a alimentação do HBase é formado por nutricionista gerente, nutricionista de produção, nutricionista regional e nutricionista supervisor. Além destes especialistas, trabalham no setor mais 39 profissionais treinados e capacitados para desempenhar suas funções.

Segundo Rita de Cássia Oliveira de Carvalho, nutricionista gestora da empresa na unidade, há um rígido processo de controle de qualidade, sendo observados a procedência do alimento, o atestado de saúde ocupacional dos funcionários, os fornecedores. “Todos os critérios são feitos com o objetivo de oferecermos uma alimentação saudável, balanceada, diversificada e de qualidade a quem oferecemos nossos serviços”, afirmou Rita de Cássia.

A empresa, buscando aperfeiçoar a qualidade das refeições oferecidas, realiza uma pesquisa mensal de satisfação para medir o nível de aceitação dos serviços oferecidos, cujo resultado é sempre positivo.

Outro parâmetro utilizado pela empresa, buscando medir o nível de aceitação dos cardápios, é o controle de resto ingesta (sobras), e este resultado está abaixo do previsto pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é 50 gramas percapta.

Atualmente o HBase oferece estágios para 12 alunos do curso de Nutrição de uma faculdade local, devido às condições apropriadas para aprendizagem da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), administrada pela Stillus.

Depoimentos de acompanhantes no HBase

“Alimentação saudável e de qualidade, com sal controlado. Uma comida que pode ser servida e qualquer outro hospital, com uma boa variação no cardápio, muita verdura... uma comida muito boa. Pra mim é uma comida de restaurante”

Fábio Júnior dos Santos (17) reveza com irmãos a companhia ao pai, Nivaldo de Brito Barros (56), internado no HBase há um mês.

“Janto, almoço, tomo café... não tenho do que reclamar. É ótimo o que comemos aqui! Minha pressão está ótima. Só falta mesmo um salzinho a mais... O que eu mais gosto aqui é da salada!”

Helena Aparecida Ferreira (46) acompanha a sogra, Hildete Souza Castro, (76), internada no HBase há um mês.

“Comida boa, gostosa! Às Vezes acho até pouco. Se pudesse, eu voltaria pra comer mais um pouquinho, mas eu fico com vergonha de voltar lá.”

Adriana Silva Santafé
(35) reveza com irmãos o acompanhamento a sua mãe, Marival Santana Silva (68), internada no HBase há um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário