quinta-feira, 18 de junho de 2009

BAHIA REALIZOU O PRIMEIRO TRANSPLANTE DUPLO DE ÓRGÃOS

Mais duas doações de múltiplos órgãos foram autorizadas, esta semana, pelas famílias de dois pacientes que estavam internados e evoluíram para morte encefálica, no Hospital Santa Isabel. Uma dessas doações possibilitou a realização ontem (17), do primeiro transplante duplo de órgãos da Bahia, realizado pela equipe médica do Hospital Português. Foram transplantados rim e fígado para uma paciente de 44 anos, do sexo feminino que, de acordo com o boletim médico, está evoluindo bem.

De acordo com o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ainda hoje (18) estará embarcando para Recife, em uma UTI aérea, uma criança de cinco anos, que irá se submeter a um transplante pediátrico de fígado. "Estamos apenas aguardando a documentação do Hospital Santo Antônio, onde a paciente está internada, para que a Central de Regulação do Estado possa efetuar a transferência da criança", informou o médico.

A Bahia já está começando a fazer transplante pediátrico, sendo que o primeiro deles, renal, foi realizado no Hospital Ana Néri. "Por enquanto, no país, transplante pediátrico de fígado só é feito no Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul", afirmou Eraldo Moura, acrescentando que este ano, até o momento, já foram feitas 23 doações de múltiplos órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário