quarta-feira, 17 de junho de 2009

Campanha incentiva doação de sangue para o São João

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com agenda especial para comemorar o São João. A partir desta terça-feira (16), acontecerão apresentações de música junina com a banda Cavalo Doido e Os 3 Matutos, e também da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia. A programação faz parte da campanha da instituição de incentivo à doação de sangue, no mês de junho, para manter os estoques de bolsas de sangue, principalmente por causa do aumento da demanda neste período.

A programação começa dia 16, às 14h30, com Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com apresentação da Opus Lúmen e Quarteto Novo. No dia 17 às 14h30, será a vez da Banda Cavalo Doido, e no dia 18, às 15h, os 3 matutos. No sábado (19), o Solari – Grupo de Capoeira encerra a programação às 9hs. A Fundação Hemoba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), está localizada na Avenida Vasco da Gama, subida do HGE.

Os candidatos à doação devem ter entre 18 anos e 65 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, devem estar descansados e alimentados e não ter ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação ou comidas gordurosas por pelo menos 4 horas.

O candidato não pode apresentar quadro infeccioso para qualquer doença. Todas essas e outras condições são avaliadas em entrevista clínica antes da doação e checadas em laboratório, com exames feitos no sangue, após a doação. O candidato também faz exame de hemoglobina para verificar se está anêmico. Ao se apresentar para a doação, o candidato não deve esquecer de mostrar um documento de identificação atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário