sexta-feira, 12 de junho de 2009

Identificado o primeiro caso do vírus Influenza A na Bahia

Um empresário baiano de 29 anos é o primeiro caso confirmado do vírus Influenza A na Bahia. Ele teve alta quinta-feira passada (11), do Hospital Aliança, devendo continuar cumprindo um período de quarentena doméstica. A notícia foi divulgada em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12), concedida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, com base no laudo emitido na noite de quinta-feira (11) pelo laboratório da Fiocruz Rio.

O empresário viajou para Miami (EUA), no último dia 30, e seguiu para San Francisco, onde ficou no aeroporto por sete horas aguardando para fazer uma conexão para a China. No dia 5 de junho retornou da China para Salvador, fazendo uma nova conexão em Los Angeles e chegando à capital baiana no dia 7.

Segundo Solla, no dia 9 de junho o empresário apresentou os sintomas da gripe e se dirigiu ao Hospital Aliança, que avisou a Vigilância Sanitária, recolheu amostras de secreções e enviou para a Fiocruz. “Como não apresentou os sintomas da doença até o momento da sua chegada, o vírus não foi detectado naquele momento”, observou.

Solla disse também que os passageiros do voo em que o empresário se encontrava estão sendo contatados, uma vez que o vírus começa a contaminar as pessoas por via aérea dois dias antes de o paciente apresentar os sintomas. Os familiares do empresário – mãe, mulher e sogra – também estão sendo monitorados. Todos devem ficar em quarentena doméstica.

“Nem a confirmação deste caso, nem a classificação da Pandemia para a classe seis, divulgada quinta-feira (11) pela Organização Mundial de Saúde, mudam em nada os procedimentos de segurança adotados até agora”, informou Solla.

Além desta confirmação, na Bahia houve mais dez casos suspeitos, sendo que nove foram descartados e uma baiana de 41 anos, que apresentou sintomas de gripe após vir de Porto Alegre para Salvador em um voo que partiu de Buenos Aires, na Argentina, ainda está em observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário