segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Confirmada a Gripe A (H1N1) como causa de óbito ocorrido na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informa que o resultado do exame RT-PCR de secreção e orofaringe do paciente GFS, masculino, 50 anos, residente em Salvador, que foi a óbito em 28/07/2009, apresentou resultado positivo para o vírus Influenza A/H1, linhagem suína. Os outros exames realizados, anatomopatológicos e RT-PCR dos tecidos coletados, ainda não foram concluídos. Vale ressaltar que o paciente era hipertenso e com história familiar de morte súbita.

Trata-se da primeira vítima fatal da doença no estado da Bahia. Este fato isolado não configura, no momento, que o vírus da Influenza A (H1N1) esteja circulando em Salvador. A Vigilância Epidemiológica da Sesab continua investigando a possível fonte de contaminação do paciente e monitorando os seus familiares no sentido de detectar qualquer alteração no seu estado de saúde.

A Sesab mantem um Pronto Atendimento, em regime de plantão 24h/dia, no Hospital Especializado Octávio Mangabeira, além de dispor de leitos para os casos que necessitarem de internação hospitalar. O Ministério da Saúde disponibilizou 500 tratamentos de Oseltamivir para o estado da Bahia como medida de reforço às ações de assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário