terça-feira, 4 de agosto de 2009

Paciente com osteoporose agradecem apoio a Jaques Wagner

Na tarde desta terça-feira (04) a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose teve audiência com o governador Jaques Wagner no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia.

A Fenapco pediu o encontro para agradecer o que a Bahia vem fazendo pelos portadores de osteoporose grave. O estado foi inovador e é exemplo na distribuição do hormônio da paratireóide (Teriparatida) para os pacientes com osteoporose avançada sem a necessidade de processo judicial. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, esteve presente, assim como a presidente da Fenapco, Suely Roitman Benchimol.

A Teriparatida atua na recuperação da massa óssea e teve seu efeito comprovado em estudo feito pelo geriatra soteropolitano Antônio Carlos Silva Santos Junior, que realizou pesquisa com pacientes do Cedeba, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia. Agora, a Fenapco quer que o exemplo da Bahia seja aplicado no país. Por isso pediu que Jaques Wagner seja o porta-voz do pleito e ajude a levar a questão ao presidente Lula e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Na reunião com o governador baiano também foi anunciada a futura criação da Associação Baiana de Pacientes e de Combate à Osteoporose, a Abapco. Ela surge para mobilizar a sociedade baiana como um todo. E também para ampliar a difusão de informações sobre a osteoporose, do diagnóstico ao tratamento, criando mecanismos para gerar mudanças no sistema de saúde da rede pública e privada. A Abapco realizará campanhas de prevenção em todas as faixas etárias da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário