terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sistema Estadual de Transplantes reforça ações junto às escolas

Para ampliar o nível de informação e sensibilização da população sobre a política de transplante na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes, está implementando o programa Educatransplantes, que se propõe a utilizar a educação como meio para que as atividades de transplante sejam discutidas, amadurecidas e aprimoradas.

A assistente social Liane Monteiro, do Sistema Estadual de Transplantes, explicou que o Educatransplantes tem duas linhas centrais de ação – a educação básica e a superior – e que está em andamento nos colégios estaduais Roberto Santos e Manoel Devoto o projeto piloto Viva Saúde na Escola, inserindo os transplantes na promoção e prevenção à saúde no contexto da saúde pública.

Esta semana, a Sesab firmou parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) para ampliar as ações sobre transplante na educação básica, via formação de professores e gestores, com videoconferências e outras atividades que estão sendo definidas.

Na educação superior, de acordo com a assistente social, palestras, minicursos, oficinas e a inclusão de temas sobre os transplantes vêm sendo destaque em instituições de ensino das áreas de medicina, serviço social, enfermagem e psicologia. “Este ano, até julho, alcançamos uma média de mil gestores, professores e alunos de ensino superior informados”, disse Liane.

Ela afirmou que neste segundo semestre “pretendemos ampliar a meta para 1.005, a partir de atividades de ensino, estágio, pesquisa e extensão, através de seminários temáticos, estágio supervisionado em saúde e pesquisa social, envolvendo professores e alunos de Serviço Social da Unime, da Dom Pedro II e da Universidade Católica do Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário