terça-feira, 11 de agosto de 2009

Greve na Saúde: Prefeitura quer resolver impasse com diálogo, afirma secretária de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral do Município participaram, nesta segunda-feira (10) de reunião com o Ministério Público do Trabalho, a ASAS, e o SindSaúde. Na oportunidade, foi elaborada uma agenda para negociação relacionando os percentuais para o reajuste e, principalmente, o retorno dos profissionais para o atendimento da população.

Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, o Governo Municipal tem mantido abertas as negociações com o sindicato. “O diálogo sempre é o melhor caminho e o Governo quer discutir com o sindicato até esgotar todas as possibilidades e terminar com este impasse o mais rápido possível. A gente tem compreensão do que é a Saúde da Família para o município e a importância dos profissionais deste programa”, salienta Ribeiro.

Para a secretária, é preciso destacar que o financiamento da área de saúde, no Brasil, ainda não avançou como ocorre na Educação, que dispõe de um fundo que garante mais capacidade de investimento aos municípios.

“Além disso, estamos numa crise financeira mundial, o que comprometeu ainda mais as receitas do município”, lembra Suzana Ribeiro, que informa ainda que equipe de Saúde da Família custa para os cofres públicos entre 28 a 32 mil reais, dos quais a Prefeitura arca com cerca de 70%.

Nesta terça-feira (11), será realizada a décima rodada de negociação. A proposta de reajuste da Prefeitura é de 2,5% para o nível superior e 6,5% nível médio, “sendo que, em novembro, a Administração apresentaria as planilhas com incrementos de receitas e renegociaria o reajuste com o sindicato”, informa a secretária.

fonte: www.pmvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário