quarta-feira, 13 de maio de 2009

Casos de dengue caem 49% no Brasil


Balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Saúde confirma tendência de redução de casos em relação ao ano passado em 18 estados e no Distrito Federal



Os casos de dengue no Brasil caíram 49% este ano em relação ao ano passado. Essa é a principal constatação de novo balanço parcial da doença, divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde.

Os números mostram que o país registrou 226.513 notificações de dengue nas primeiras 15 semanas deste ano (1º de janeiro até 11 de abril). No mesmo período de 2008, o total chegou a 440.360 casos.

De acordo com os novos dados, 18 estados e o Distrito Federal registraram redução no número de casos de dengue em relação a 2008. Outros oito registraram aumento – Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (veja tabela com casos notificados no período).


A análise do quadro do ponto de vista regional também mostra evolução favorável dos números. Todas as regiões também registraram queda: no Sudeste foi de 66%, no Sul de 58,36%, no Nordeste de 31,47%, no Norte de 30% e no Centro-Oeste de 13,71%.

No entanto, embora o quadro geral seja positivo, o Ministério da Saúde reforça o alerta junto à população e às secretarias estaduais e municipais para manterem as ações de rotina contra a doença e que as intensifiquem, se for detectado aumento de casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário