sexta-feira, 15 de maio de 2009

Transplante de órgãos terá destaque no I congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia

As atividades de doação, captação e transplante de órgãos terão destaque durante a programação do I Congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia - Avanços e Desafios, que acontece de 19 a 21 próximos, com atividades Teatro do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e no auditório da Escola Normal, em Vitória da Conquista.

O evento, iniciativa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), terá a participação do médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do estado, que abordará, entre outros temas, o trabalho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - avanços e desafios e a situação dos transplantes de órgãos e tecidos no Brasil e na Bahia.

A Secretaria da Saúde do Estado, através do Sistema Estadual de Transplantes, tem investido na interiorização das atividades de transplantes, com resultados positivos, inclusive em Vitória da Conquista, onde o Hospital Geral, também conhecido como Hospital de Base, contabilizou doações de órgãos. Esta semana, o Ministério da Saúde credenciou um novo centro especializado em retirada e transplante de tecido ocular humano (córnea) naquele município - o Hospital de Olhos de Vitória - , para realizar o procedimento, contribuindo para o aumento no número de atendimentos no Brasil e na Bahia.

Ainda em Vitória da Conquista, a Sesab promoveu cursos na UESB, treinou profissionais de equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde (ACS), e manteve contato com gestores e profissionais da secretaria municipal de Saúde, visando impulsionar as atividades de transplante na região. Recentemente, a Sesab disponibilizou um eletrocardiógrafo para o Hospital de Base, a fim de agilizar a realização de exames complementares dos potenciais doadores de órgãos.

"Estamos recebendo total apoio da direção da unidade, e trabalhando para que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Transplante de Órgãos (CIHDOT), que já contabiliza algumas doações de múltiplos órgãos, atue como uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) nas unidades hospitalares da região", disse Eraldo Moura, que durante o I Congresso de Saúde da UESB também presidirá mesa redonda sobre transplantes e será mediador de uma mesa redonda sobre o tema "Do diagnóstico de morte encefálica à operacionalização de uma captação".

Antecedendo a instalação oficial do evento, marcada para 20 horas, na manhã do dia 19, quarta-feira, será realizado um curso pré-congresso sobre transplante de órgãos, voltado para profissionais de saúde da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário