terça-feira, 12 de maio de 2009

Portaria do Ministério da Saúde autoriza centro para transplante de córnea em Conquista

O Ministério da Saúde autorizou, esta semana, um novo centro especializado em retirada e transplante de tecido ocular humano (córnea) na Bahia. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, credencia o Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista para realizar o procedimento, contribuindo para o aumento no número de atendimentos no Brasil e na Bahia. Para o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde, contribuirá para incremento das atividades de transplantes no município de Vitória da Conquista, onde há algum tempo, a Sesab vem desenvolvendo uma série de atividades com esse objetivo.

A Sesab promoveu cursos na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), treinou profissionais de equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde (ACS), além de manter contato com gestores e profissionais da secretaria municipal de Saúde, visando impulsionar as atividades de transplante na região. Recentemente, a Sesab disponibilizou um eletrocardiógrafo para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base), para agilizar a realização de exames complementares dos potenciais doadores de órgãos.

"Estamos recebendo total apoio da direção da unidade, e trabalhando para que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Transplante de Órgãos (CIHDOT), que já contabiliza algumas doações de múltiplos órgãos, atue como uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) nas unidades hospitalares da região", disse Eraldo Moura.

NÚMEROS

Com o credenciamento do Hospital de Olhos de Vitória da Conquista, a Bahia passa a contar com 32 centros e 39 equipes transplantadoras cadastradas. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente há 937 hospitais e 1.1.282 equipes habilitadas para realizar transplantes no país. Dados do Ministério da Saúde também indicam que na Bahia, em 2008, foram realizadas 363 cirurgias de transplantes, 28% a mais que no ano anterior (2007). A habilitação de novos centros e a maior quantidade de doadores contribuíram para impulsionar o crescimento do número de cirurgias em todo o país.

Apesar de as negativas familiares para a doação de órgãos ainda registrarem um índice elevado - superior a 50% -, a Bahia ocupa a quarta posição no país em número de identificação de potenciais doadores, abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse ano, conforme dados do Sistema Estadual de Transplantes, foram contabilizadas 20 doações de múltiplos órgãos entre os meses de janeiro e abril, número que no ano passado foi 19. As doações efetivadas este ano possibilitaram a realização de 104 transplantes, sendo 18 de fígado, 27 de rim e 59 de córneas.

CONGRESSO NA UESB

O coordenador do Sistema Estadual de Transplante anunciou a realização, entre os dias 19 e 21 próximos, do I Congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia, iniciativa da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). O evento, que terá como um dos principais temas o transplante de órgãos, abordará questões como os avanços e desafios dos transplantes, situação dos transplantes de órgãos e tecidos no Brasil e na Bahia, o papel do município nos transplantes de órgãos e tecidos, do diagnóstico de morte encefálica à operacionalização de uma captação e abordagem da família do potencial doador.

Antecedendo o evento, que acontecerá no Teatro do Centro de Cultura, será realizado um curso pré-congresso sobre transplante de órgãos, voltado para profissionais de saúde da região.

Fonte: www.saude.ba.gov.br
A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplante/Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário