sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nota de Pesar

Hospital Geral de Vitória da Conquista
29 de janeiro de 2010

Nota de Pesar

A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista e seus funcionários se solidarizam com a família de OSVALDO SOUSA SANTOS, 33 anos, assassinado na madrugada de hoje, no bairro Patagônia.

Geraldo é filho de TELMA RIBEIRO DE SOUSA SANTOS, funcionária há mais de 15 anos desta unidade hospitalar, que exerce a função de Coordenadora Administrativa 24 horas.

A Telma e familiares os nossos mais profundos e sinceros sentimentos de pesar pela perda repentina e estúpida do seu filho e ente querido.

O corpo de Geraldo será velado na Capelinha do São Vicente. O Sepultamento está marcado para a manhã do dia 30, com horário ainda indefinido.

Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista, Bahia, 29 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Inscrições para tutores do curso para gestores do SUS estão reabertas

Estão reabertas até o próximo dia 18 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo de tutores do curso de extensão para Gestores do SUS em Promoção da Saúde. O curso tem como objetivo desenvolver competências conceituais, técnicas, comunicativas, interpessoais e políticas dos participantes em relação ao planejamento e avaliação de ações de Promoção da Saúde.

Todas as informações sobre inscrição, documentos e prazos podem ser consultadas no edital, disponível no endereço eletrônico www.cead.unb.br/promocao.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Hemoba na Campanha Nacional do Sangue Rubro Negro


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) participará da Campanha Nacional do Sangue Rubro Negro, que está mobilizando torcedores do Flamengo em todo o Brasil, entre os dias 25 e 30.

A campanha tem como objetivo incentivar torcedores do Flamengo a colaborar com os hemocentros em todo o país, e é resultado de uma ação do Departamento de Marketing do clube, em parceria com as Embaixadas da Nação, um projeto do Departamento de Planejamento que organiza representações oficiais do clube em diversos pontos do país e do mundo. A Embaixada do Flamengo em Salvador é a Flabahia (http://www.flabahia.com.br).

A nova campanha ganhou corpo com a união entre duas ações similares já existentes. Em períodos distintos, o Departamento de Marketing do clube estimulava a doação no hemocentro do Rio de Janeiro, enquanto as Embaixadas promoviam o mesmo em alguns estados brasileiros. "Queremos estimular os torcedores rubro negros a realizar doações de sangue em um mesmo período. O período escolhidos foi um dos mais críticos nos hemocentros de todo Brasil", explica Ricardo Hinrichsen, diretor executivo de Marketing do Flamengo.

Em Salvador, o dia escolhido para a doação foi o próximo sábado, dia 30 de janeiro, de 8 às 12h30min, na sede da Fundação Hemoba, avenida Vasco da Gama, próximo ao HGE (Hospital Geral do Estado).

Planserv implanta atendimento multidisciplinar em saúde mental

Um novo modelo de atenção aos pacientes que precisam de tratamento psiquiátrico está sendo implantado pelo Planserv. Trata-se da modernização dos procedimentos, com a adoção de uma visão integral do paciente e a substituição do internamento manicomial pelo atendimento em hospital-dia e multidisciplinar, envolvendo psicoterapia, terapia ocupacional e outras atividades, como oficinas terapêuticas.

O funcionamento do programa é bem simples. O beneficiário precisar marcar uma consulta para que seja confirmada a sua necessidade e que ele seja inscrito no programa. A partir daí, ele poderá receber a atenção dos profissionais de saúde em regime de hospital-dia, mas com acompanhamento continuado e de longo prazo. Isso não exclui o atendimento de urgência ou emergência, quando muitas vezes é preciso haver internação.

A participação no programa não exclui a internação quando necessária, que será feita a partir de atendimentos de urgência e emergência, porém, não é este o foco do programa. “A reforma psiquiátrica brasileira preconiza novos modelos de assistência em saúde mental, que deixa de ser centrada na figura do psiquiatra e na internação manicomial em momentos de crise e passa a contemplar principalmente atendimentos de longo prazo, em regime aberto”, explica o psicólogo Lucas Portela, do Planserv.

Ele explica que as internações continuam existindo, mas apenas para casos em que o paciente ponha em risco sua própria vida ou de terceiros – sendo encarada como uma medida extrema, e não como um modelo de tratamento. “Estes atendimentos, realizados em hospitais-dia, visam reinserir o portador de transtorno mental em sua vida social normal e fazer com que ele recupere sua capacidade de se autogovernar”, explica Portela.

Atendimento - O Planserv dispõe, como prestador de serviços em saúde mental, o Espaço em Saúde Mental Professor Nelson Pires - até pouco tempo chamado de Sanatório São Paulo -, na Ladeira do Aquidabã, e deve ampliar sua rede de assistência com o lançamento de edital de credenciamento específico para esta área assistencial. Quem tiver interesse em iniciar tratamento deve procurar essa unidade para triagem, que precisa ser previamente agendada pelo telefone (71) 3418-7446.

Em casos de internamento, a busca pelo serviço continua sendo nas urgências e emergências, a qualquer momento. Além do Programa de Saúde Mental, o Planserv continua fornecendo consultas psiquiátricas nas clínicas e consultórios médicos credenciados.

Reunião da CIB será nesta quinta-feira

Acontece nesta quinta-feira (28), às 9h, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a 180ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Na pauta, constam os seguintes assuntos: apresentação da situação epidemiológica da dengue, com Jesuína Castro, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep); projeto de implantação das vacinas Meningocócica C, Pneumocócica 10 valente e Influenza, com Fátima Guirra, também da Divep; apresentação da estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Abordagem Sindrômica do Paciente Sintomático Respiratório na Atenção Básica, com Lindemberg Costa, diretor da Assistência Farmacêutica.

SESAB esclarece sobre vacinação contra Meningite tipo C

Em função das inúmeras ligações relacionadas à vacina Meningocócica C que a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) está recebendo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) esclarece que na Bahia, as vacinas serão administradas nas crianças de 2 meses até 4 anos e 11 meses, grupo que corre o maior risco de adoecer e morrer, embora o esquema vacinal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumido pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil seja para vacinar menores de dois anos.

As crianças menores de um ano receberão duas doses de vacina, com reforço entre 12 e 24 meses. Já as crianças maiores de um ano, recebem dose única da vacina. A superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, ressalta que não há recomendação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, para a vacinação de outros grupos da população no país (profissionais de saúde, policiais, bombeiros, etc.).

A superintendente informa ainda que a vacinação neste grupo específico, como medida preventiva, importante tanto no plano individual quanto coletivo pelas evidências já documentadas, permite que se estabeleça uma resposta ampliada, com a formação de imunidade de grupo para outras faixas etárias.

SESAB pretende investir para ampliar a doação de órgãos para transplante

Investir em campanhas educativas, visando conscientizar a população para a importância da doação de órgãos. Esse é um dos principais projetos da Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset). Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador da Coset, a falta de informações adequadas sobre o processo de doação e transplante de órgãos ainda é um dos principais obstáculos para a ampliação do número de transplantes. "A Bahia registra um grande índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação", aponta o médico, lembrando que uma doação pode salvar inúmeras vidas e que "qualquer pessoa pode precisar de um transplante e, consequentemente de uma doação".

Na Bahia, no ano passado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) contabilizou 53 doações de múltiplos órgãos, 7 doações a mais que no ano anterior (46). Também em 2009, foram realizadas 332 cirurgias de transplante, sendo 42 de fígado, 197 de córnea, 90 de rim e três cardíacos. Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplante, o número de doações ainda é muito baixo no estado, onde existem mais de 4.000 pessoas em fila de espera por um órgão - 3.098 só em fila de espera para transplante renal.

Visando ampliar o número de doações e transplantes, a Sesab tem feito diversos investimentos, entre eles a ampliação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); a realização de cursos de capacitação, voltados para profissionais e estudantes da área de saúde, enfocando questões relacionadas à doação, transplante, diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores, entre outras.

A coordenação do Sistema Estadual de Transplantes também firmou parceria com as empresas Camurujipe, Águia Branca e Novo Horizonte, possibilitando o transporte gratuito de material biológico. "Desde a assinatura do contrato, foram realizados mais de 50 transportes, o que possibilitou salvar muitas vidas", conta Eraldo Moura, que também anuncia como objetivo para esse ano zerar a fila de espera para transplante de córnea.

Ministério da Saúde divulga estratégia nacional de enfrentamento da segunda onda da pandemia

Vacinação de seis grupos prioritários ocorrerá simultaneamente em todos estados. Serão quatro etapas, de março a maio. Sistema Único de Saúde também reforça estoque de medicamentos e rede de diagnóstico e assistência aos pacientes

O Ministério da Saúde anuncia nesta terça-feira (26) a estratégia nacional de enfrentamento contra Influenza A (H1N1). Um dos principais pilares dessa estratégia, ao lado do reforço na rede de assistência, será a vacinação para públicos prioritários, que será realizada em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio. O objetivo da vacinação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina, adquirida pelo Ministério da Saúde, será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.

A estratégia definida pelo Ministério da Saúde foi aprovada por sociedades médicas do país. Representantes dessas entidades participaram de reunião com o ministro José Gomes Temporão durante a manhã desta terça-feira (26), antes do anúncio das diretrizes adotadas pelo Brasil para o enfrentamento da pandemia. "Essa é uma estratégia completa que inclui a vacina, um instrumento poderoso para o controle da doença, e recursos para fortalecer a atenção básica, ampliar o número de leitos de UTI e aumentar o estoque de medicamentos para o tratamento da doença", afirma Temporão. "A estratégia é produto de uma grande discussão e debate com as próprias sociedades especialistas e ouve um consenso em relação ao que foi definido", acrescenta.

Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos (veja cronograma abaixo). As quatro etapas da vacinação terminam antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às Secretarias Estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério. As secretarias estaduais e municipais de Saúde vão definir conjuntamente os locais de vacinação.

A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. São 36 mil salas de vacina, nos 26 estados e no DF. As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

"Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger, ao máximo, nossa população", avalia o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que reforça: "Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles que têm maior risco de adoecer e morrer".

Definição de grupos - A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS, que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Mas o governo brasileiro foi além e, com base em critérios epidemiológicos, optou por acrescentar outros dois grupos: crianças entre 6 meses e 2 anos e adultos de 20 a 29 anos. No mundo, além do Brasil, apenas alguns países, como Estados Unidos e Canadá, optaram por imunizar grupos saudáveis.

A análise dos dados da primeira onda pandêmica no Brasil demonstra que esses grupos apresentaram as duas maiores proporções de casos graves de doença respiratória. Entre 25 de abril e 31 de dezembro de 2009, foram 39.679 casos de doença respiratória grave e 1.705 óbitos em todo o Brasil.

Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde em parceria com sociedades científicas, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Conselhos de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde e o Grupo Assessor do Programa Nacional de Imunizações. A observação da segunda onda pandêmica no Hemisfério Norte também foi um critério levado em conta.

Além dessas entidades, participaram da reunião com o ministro antes do anúncio da estratégia de enfrentamento da segunda onda da nova gripe no país a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Endocrinologia e Metabologia, de Imunização, de Infectologia, de Medicina da Família e Comunidade, de Pediatria, de Pneumologia e Tisiologia e o Núcleo de Educação e Saúde Coletiva.

Etapas de Vacinação - A primeira fase da vacinação, de 8 a 19 de março, imunizará os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena. Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. A vacinação dos indígenas abrangerá a totalidade da população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3 - os antigos obesos mórbidos (veja lista completa abaixo). As gestantes começam a ser imunizadas nesse período e poderão tomar a vacina em qualquer outra etapa.

As crianças de 6 meses a 2 anos devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

Estarão disponíveis 22,3 milhões de doses de vacina contra gripe comum para imunizar 19 milhões de idosos. Juntamente com os 62 milhões de pessoas que devem tomar a vacina contra a gripe pandêmica, a população imunizada para influenza no Brasil em 2010 chegará a 81 milhões de pessoas.

Se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa da estratégia de imunização.

Investimento - As 83 milhões de doses de vacina pandêmica que o Brasil adquiriu representam um investimento de R$ 1,006 bilhão. Os imunizantes serão fornecidos pelos laboratórios produtores Instituto Butantan (33 milhões de doses) e Glaxo Smith Kline (40 milhões), além do Fundo Rotatório de Vacinas da Organização Pan Americana de Saúde/OPAS (10 milhões). Leia mais no texto anexo.

Outras ações de preparação - Para a segunda onda pandêmica, o Ministério da Saúde também reforçará as ações de diagnóstico, tratamento e assistência aos pacientes. O número de laboratórios para diagnóstico do vírus pandêmico passou de 7 para 14. Em 2009, estavam credenciadas as três unidades de referência (Instituto Adolfo Lutz/SP, Instituto Evandro Chagas/PA e Fundação Oswaldo Cruz/RJ) e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para 2010, estão em fase de estruturação os LACEN dos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco.

Tratamento - O estoque nacional de antivirais para o tratamento da gripe pandêmica é de 21,9 milhões de tratamentos. Esse estoque inclui 6,2 milhões de tratamentos em estado bruto, armazenados em tonéis que restaram do estoque estratégico adquirido em 2006 para preparação para uma eventual pandemia de gripe aviária. Também compõem esse estoque de 21,9 milhões outros 11,5 milhões de tratamentos prontos para consumo e outros 4 milhões em matéria-prima estocada em tonéis, comprados para 2010. O Ministério adquiriu também 200 mil tratamentos de zanamivir - medicamento que será usado apenas em eventuais casos de resistência ao oseltamivir.

Novas regras para Oseltamivir - A partir deste ano, o oseltamivir poderá ser obtido na rede pública de saúde apenas com retenção de receita e a prescrição médica terá validade de cinco dias. O objetivo é evitar automedicação, venda indiscriminada e corrida às farmácias, caso o fabricante tenha produção suficiente para abastecer os estabelecimentos comerciais. A nova determinação está regulamentada pela resolução 70 da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada no Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2009.

O oseltamivir será distribuído gratuitamente em postos e hospitais definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde e nas 560 unidades do programa Farmácia Popular. O antiviral também estará disponível em alguns pontos da rede conveniada do programa Aqui Tem Farmácia Popular, a preços subsidiados pelo governo federal, conforme disponibilidade do fornecedor.

Rede Assistencial - Com o surgimento da nova gripe, foram investidos R$ 525 milhões no fortalecimento da rede pública ao longo de 2009. "Esses recursos vão melhorar não apenas o atendimento aos pacientes durante a segunda onda da pandemia, mas representam um reforço em toda rede assistencial do SUS", afirma Temporão.

Do total, R$ 270 milhões foram aplicados em equipamentos para fortalecer a rede de leitos de UTI nos estados, com instalação prevista para maio (veja lista abaixo). A quantidade que irá para cada unidade federada está sendo decidida pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Outros R$ 255 milhões foram aplicados no reforço da atenção básica (Programa Saúde da Família) e na assistência ambulatorial e hospitalar especializada.

Domingo é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Para marcar a data, que este ano cai no dia 31, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), estará atendendo à população na sexta-feira (29), no ambulatório de especialidades da unidade hospitalar, para detecção precoce da doença. Além disso, no dia 31, uma equipe do Dom Rodrigo de Menezes, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, estará fortalecendo o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides Maltez, no bairro de São Cristóvão, área considerada endêmica.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que tem cura e é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos periféricos e pode ser altamente incapacitante. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão se dá pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. A maioria das pessoas tem uma resistência natural ao bacilo e não desenvolve a doença, mesmo que tenha contato com o agente causador.

A hanseníase se manifesta, inicialmente, através de manchas dormentes brancas ou avermelhadas na pele. A doença tem cura e o tratamento é feito gratuitamente nos centros de saúde, sem necessidade de internamento, a não ser em casos especiais. Os profissionais de saúde advertem que quanto mais cedo for estabelecido o diagnóstico da doença e iniciado o tratamento, mais rápida será a cura. Outra importante questão diz respeito aos cuidados que devem ser observados pelos portadores de hanseníase, a fim de evitar seqüelas ou deformidades decorrentes da doença, em função da falta de sensibilidade nas áreas afetadas - a pessoas não sente quando sofre algum ferimento ou queimadura, por exemplo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Direção do Hospital de Base reúne-se com ortopedistas

Dando continuidade à série de reuniões com as equipes que formam o quadro médico do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o diretor geral da unidade, Gerardo A. Júnior, esteve com os ortopedistas, para discutir algumas soluções para a área de atuação destes profissionais. Os especialistas falaram dos principais problemas enfrentados no dia a dia, sugeriram alternativas para a melhoria do atendimento, e se dispuseram a superar os eventuais problemas, estabelecendo com o diretor um agendamento que garanta a alta hospitalar dos pacientes com mais agilidade, sobretudo para procedimentos cirúrgicos.

O menor tempo de permanência, segundo os ortopedistas, garante ao paciente uma recuperação mais rápida e melhora a condição de trabalho do próprio profissional, que enfrenta uma jornada desgastante em função de procedimentos que eventualmente deixam de acontecer, por falta de um melhor planejamento, tanto ambulatorial quanto cirúrgico.

Segundo o diretor, o HBase é uma unidade que recebe grande número de pacientes de Vitória da Conquista e de toda a região sudoeste, onde presta diversos serviços como os de urgência , emergência e procedimentos eletivos, o que torna o planejamento uma peça fundamental para melhorar o atendimento aos usuários. "Estamos buscando este diálogo com os médicos porque entendemos que é o melhor caminho para agilizarmos procedimentos, garantindo tranqüilidade ao profissional, com boas condições de trabalho e oferecendo ao paciente atendimento mais humanizado, eficaz e eficiente", concluiu.

Nota de Pesar

O Hospital Geral de Vitória da Conquista se solidariza com familiares e amigos de João Libarino Barros, o artista Dão Barros, falecido neste domingo (24), nesta unidade.

A diretoria desta unidade lamenta com profundo pesar a perda deste nome da música e das artes, natural de Barra do Choça e que se fixou em Vitória da Conquista, contribuindo para o enriquecimento cultural desta cidade, através de suas canções e obras de arte.

Os médicos do Hospital de Base que acompanharam o artista fizeram todos os esforços para salvá-lo, ma infelizmente o bravo Dão Barros não resistiu, causando comoção entre os profissionais desta unidade.

O Hospital de Base agradece aos familiares que mesmo no momento da perda, elogiaram o acompanhamento e os cuidados de nossa equipe ao querido Dão Barros.

Hoje, segunda-feira (25), amigos e familiares se despedem deste grande artista, que registrou sua passagem entre nós com muita inspiração e sensibilidade, doando tudo de si em nome da boa arte.

Hospital Geral de Vitória da Conquista
Direção Geral

25 de janeiro de 2010

De mudança para Salvador, Diogo se despede dos colegas do HBase

Foram quase 2 anos de convivência suficientes para conquistar um hospital inteiro, com uma população de mil pessoas em média. Esta é uma das características de Diogo Gomes Azevedo, ou simplemente Di, como muitos preferem chamar o coordenador de Administração de Pessoal.

Mas, Diogo, na escala das conquistas pessoais deu um passo importante para dentro da Universidade Federal do Recôncavo, tendo sido aprovado por concurso e dá um passo para fora do Hospital de Base, onde vão ficar muitas pessoas saudosas e outras orfãs.

Na última sexta-feira (22), Diogo despediu-se dos colegas. As visitas para despedida e as manifestações de carinho começaram logo cedo. Os colegas aparecem para desejar boa sorte, conversam um pouco, choram mais um tanto, e foram retomando a sua rotina.

"O que é essencial em uma relação é o respeito", afirma Diogo, tem uma habilidade peculiar de conquistar pessoas, obviamente considerando que cada uma quer ser respeitada, de fato, e comprovadamente, Diogo soube fazer esta relação.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Decreto institui a Política Estadual de Assistência Farmacêutica

A Bahia é um dos poucos estados brasileiros a possuir uma política de assistência farmacêutica aprovada na forma de decreto-lei. Ontem (20), data em que se comemora o Dia do Farmacêutico, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, instituindo a Política de Assistência Farmacêutica do Estado da Bahia. Para o diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Lindemberg Costa, "o decreto é resultado de uma mudança de rumo na saúde em nosso estado", e comprova o compromisso do secretário Jorge Solla, de ampliar e qualificar a assistência farmacêutica, "promovendo o acesso e o uso racional dos medicamentos".

Segundo Lindemberg Costa, o decreto que dispõe sobre a política estadual de assistência farmacêutica trouxe avanços importantes para a área, estabelecendo as diretrizes a serem seguidas, visando garantir à população o acesso a medicamentos essenciais em todos os níveis de atenção à saúde, o atendimento humanizado nos serviços farmacêuticos, o desenvolvimento da cadeia produtiva e a indústria farmacêutica pública local. "Sem dúvida, a publicação do decreto representa um dos maiores avanços registrados nas últimas décadas na nossa profissão", declarou o diretor.

Medicamento em casa
A criação da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), gerida pela farmacêutica Gisélia Santana, é apontada pelo diretor da Dasf como uma importante ação na política de saúde, na atual gestão. Lindemberg Costa cita ainda outros avanços na área da assistência farmacêutica, entre eles a criação da Rede Baiana de Farmácias Populares, com o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos essenciais a custo reduzido, com a orientação e supervisão do profissional farmacêutico, visando o uso racional de medicamentos e um atendimento personalizado ao paciente. Para a implantação da rede, a Sesab efetivou uma parceria com a Empresa Baiana de Alimentos - EBAL, viabilizando a instalação de unidades em áreas de lojas da Cesta do Povo. Com 26 unidades de Farmácias Populares em funcionamento, a Sesab finalizou o ano de 2009 com 261.995 usuários atendidos, e um faturamento de R$ 1.191.953,62, correspondente a um gasto de R$ 4,54 ano/usuário.

A implantação, em 2008, do Programa Medicamento em Casa (Medcasa) foi outra importante ação da Sesab, através da Dasf. O programa foi criado com o propósito de garantir a entrega domiciliar gratuita de medicamento para pacientes dos programas de hipertensão, diabetes e planejamento familiar que obedeçam aos critérios de inclusão, e contabiliza mais de 2.000 pacientes beneficiados, em 14 municípios baianos. "O Medcasa realizou 2.579 atendimentos no ano passado, número que comparado com 2008 (658 atendimentos) representou um acréscimo de mais de 391%" explicou Lindemberg Costa.

No ano passado, como ação estratégica da assistência farmacêutica, foi lançada a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais - Resme-Ba. Resultado de quase um ano de trabalho, envolvendo diversos setores da Sesab, instituições ligadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e consultoria da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Resme-Ba se constitui num guia norteador para os prescritores e gestores do SUS, contribuindo para qualificar e ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais.

Para a listagem de medicamentos, foram feitas oficinas de trabalho com as diversas especialidades médicas e um processo democrático de participação, através da publicação da consulta pública da mesma. De acordo com o diretor da Dasf, a seleção de medicamentos possibilita a promoção do uso racional de medicamentos, na medida em que restringe o uso de medicamentos ineficazes e desnecessários, e racionaliza custos.

Alto custo
A ampliação do elenco de medicamentos essenciais da atenção básica e do acesso aos medicamentos excepcionais (alto custo) e a instituição de registro de preços para todos os medicamentos padronizados no estado, representando uma economia de aproximadamente R$ 40 milhões, foram outros avanços apontados pelo diretor da Dasf. Somente no ano passado, a Assistência Farmacêutica Estadual investiu R$ 49.928.133,03 em medicamentos de dispensação em caráter excepcional contemplando 55.115 usuários.

A Saftec concluiu o ano de 2009 com uma grande conquista, que foi a aquisição do Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SIGAF. O sistema proporcionará aos serviços farmacêuticos maior racionalidade e eficiência na gestão dos medicamentos, conforme Lindemberg Costa, que anuncia para o ano em curso, dando continuidade à implantação da Política Estadual de Assistência Farmacêutica, o lançamento do Programa Farmácia da Bahia, a implantação da prática de atenção farmacêutica nas farmácias populares e a estruturação das farmácias hospitalares e de vários serviços farmacêuticos em centros de referências e diretorias regionais de Saúde (Dires).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HBase recebe visita de Promotoria

O Hospital Regional de Vitória da Conquista (HRVC) recebeu, na última sexta-feira, visita de inspeção da Promotoria de Defesa da Cidadania e Defesa da Saúde, órgão que vem realizando este procedimento nas unidades hospitalares de Vitória da Conquista. O diretor administrativo da unidade, Luiz Flávio Souza Andrade, acompanhou a visita da promotora de Justiça Carla Medeiros dos Santos Santoro Nunes, que estava acompanhada do assistente de Promotoria, Marco Antônio de Almeida, por todos os setores do hospital.

Segundo a promotora, esta será uma rotina da promotoria, que acompanhará periodicamente os serviços oferecidos pelas unidades hospitalares, vistoriando cada uma, a fim de garantir o melhor atendimento ao cliente. O diretor administrativo, Luiz Flávio, explicou que o hospital passa por uma mudança administrativa e o objetivo é realmente buscar qualificar os serviços e profissionais, mantendo as portas abertas para os órgãos que inspecionam estes serviços. "Recebemos com toda tranquilidade a Promotoria, que cumpre sua função, que é observar de perto a estrutura da unidade e o que ela vem oferecendo a população", concluiu.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vacinas contra meningite devem chegar a Salvador no dia 28

Meta é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que a chegada do primeiro lote de vacinas Meningocócica C, prevista para chegar nesta sexta-feira (15) a Salvador, foi adiada para o dia 28 deste mês. O adiamento da entrega ocorreu por problemas na importação das vacinas pela Baxter Hospitalar, laboratório do qual a Sesab adquiriu as vacinas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, caso as vacinas cheguem no dia determinado, a vacinação começará no dia 30, em Salvador e Região Metropolitana. “A Sesab já está com toda a estrutura operacional pronta, treinou o pessoal envolvido em imunização dos municípios da 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e está com a rede de frios estruturada para receber as vacinas”.

A meta da Sesab é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos. A vacinação será feita em etapas, priorizando as áreas de maior incidência da doença. “Com a introdução da vacina meningocócica C no calendário vacinal, pretende-se evitar o aumento no número de casos de meningite meningocócica no estado”, esclareceu Fátima Guirra.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bahia registra saldo positivo na área de saúde em 2009

O ano de 2009 teve um saldo positivo para a Bahia na área de saúde. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) inaugurou dois novos hospitais de grande porte, em Juazeiro e Santo Antônio de Jesus, e investiu recursos na reforma e ampliação de várias unidades da rede, tanto na capital quanto no interior.

As ações de promoção e prevenção também mereceram destaque, incluindo as específicas de combate à dengue, sobretudo nos municípios com maior índice da doença.

No fim do ano, o secretário da Saúde, Jorge Solla, e a superintendente de Vigilância e Promoção da Saúde, Lorene Pinto, assinaram com a Baxter Hospitalar um contrato de fornecimento de vacina meningocócica tipo C e anunciaram o início do cronograma de vacinação para crianças com menos de cinco anos.

O primeiro lote, contendo 175 mil doses da vacina, deve chegar até esta sexta-feira (15) e a previsão da Sesab é que o cronograma de vacinação tenha início até o final do mês.

A Sesab investiu, somente no ano passado, R$ 51,837 millhões em equipamentos e R$ 19,621 milhões em veículos, a exemplo de veículos administrativos (132), ambulâncias (115), pick up e caminhão.

Os equipamentos adquiridos foram destinados a hospitais em todo o estado, proporcionando uma significativa ampliação na capacidade de atendimento aos pacientes dessas unidades. A compra desses aparelhos integra a política de modernização da rede hospitalar que vem sendo implementada pela Sesab.

A aquisição dos veículos comprova a intenção da Sesab em renovar a frota, garantindo maior agilidade nos atendimentos feitos em qualquer ponto do estado e permitindo a descentralização dos serviços.

Novos hospitais

Inaugurado em julho do ano passado, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) representou um dos maiores investimentos da Sesab – mais de R$ 26 milhões, sendo R$ 6 milhões na compra de aparelhos e equipamentos de última geração.

Além de Juazeiro, o hospital presta assistência à população dos 27 municípios da região do Baixo-Médio São Francisco e de outros 28 municípios pernambucanos. Ele foi o primeiro hospital do país a integrar uma rede interestadual, composta por Bahia e Pernambuco, de atenção à saúde do SUS.

O hospital possui 134 leitos, sendo dez de UTI geral e dez de semi-intensiva. O HRJ tem o perfil assistencial de hospital com atendimento cirúrgico, clínico, pediátrico e de queimados.

A inauguração do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, em dezembro, foi mais um marco histórico do setor de saúde. A unidade conta com atendimento de emergência, ortotrauma, cirurgia geral, clínica médica pediátrica. O hospital está equipado para realizar atendimentos de média e alta complexidade e suprir toda a região do Recôncavo.

Além da inauguração de dois hospitais de grande porte, a Sesab realizou investimentos na reforma, ampliação e aquisição de modernos equipamentos para contemplar unidades da rede estadual.

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) inaugurou a UTI Pediátrica e a nova Semi-Intensiva Pediátrica. Com a ampliação, o hospital ganhou mais 14 novos leitos de cuidado intensivo pediátrico. No total, a Sesab investiu mais de R$ 1,5 milhão. Somente em obras foram R$ 216 mil e mais R$ 1,3 milhão em equipamentos e mobiliário.

Na atual gestão, o Hospital Geral do Estado (HGE) teve o número de leitos de cirurgia de mão ampliado em mais oito, além da reforma das enfermarias e troca de elevadores.

No final do ano passado, foi inaugurada uma nova sala de cirurgia na unidade, específica para o Serviço de Trauma Raquimedular (TRM). Foram também entregues à população as reformas da Maternidade Tsylla Balbino e da Unidade de Pronto-Atendimento Mãe Hilda, antiga Unidade de Emergência do Curuzu, e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) de Plataforma, a ampliação do Hospital Eládio Lasserre, que passou de 50 para 150 leitos, e a reforma do Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.

No interior, foram contemplados os hospitais Clériston Andrade (Feira de Santana) e Mário Dourado Sobrinho (Irecê).

Estratégia Saúde em Movimento

A estratégia Saúde em Movimento, que iniciou suas atividades no final do mês de outubro de 2009, já realizou mais de 30 mil atendimentos, em três etapas, contemplando os municípios de Mortugaba, Caetité e Ituaçu. Foram feitos mais de 105 mil procedimentos, entre consultas e exames, mais de 3.600 cirurgias de catarata e mais de seis mil pterígios.

A equipe da Saúde em Movimento é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e conta com a ação interinstitucional das secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação.

Ela é desenvolvida pela Sesab e tem como objetivo levar para todas as regiões do estado ações resolutivas de saúde, possibilitando aos moradores das cidades do interior e aos alunos do programa Todos pela Educação (Topa) a detecção, o diagnóstico, o tratamento e, consequentemente, a resolução de vários problemas de saúde.

A primeira ação da Saúde em Movimento aconteceu em novembro do ano passado, na cidade de Mortugaba. Desde então, a estratégia vem se consolidando como uma das maiores ações de saúde itinerante com resolutividade promovidas no Brasil.

Programa de Internação Domiciliar

Pioneiro na Bahia e único no país com gestão estadual, o Programa de Internação Domiciliar presta assistência a pacientes que precisam de ações especializadas que podem ser realizadas em casa por equipe de saúde destinada e treinada para isso, ao lado de seus familiares, orientados e monitorados pelos profissionais da equipe.

O programa completou um ano de implantado em outubro de 2009, com 24 equipes em atividade, distribuídas em 11 hospitais nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Jequié, Vitória da Conquista e Ilhéus.

Para a coordenadora de Atenção Hospitalar da Sesab, Dulce Mary Lima, apesar de algumas dificuldades, os resultados que o programa conseguiu conquistar até agora foram positivos.

Ela contou que no primeiro ano de funcionamento – entre outubro de 2008 e outubro de 2009 – foram 891 pacientes atendidos pelo Internação Domiciliar, e no mesmo período os profissionais do programa avaliaram mais de dois mil pacientes internados em hospitais, a fim de verificar se o perfil se adequava para acompanhamento em domicílio, sem descontinuidade da assistência.

Pacientes com queimaduras, úlcera de pressão e pós-operatória e com sequelas neurológicas respondem pelo maior número de atendimentos no Internação Domiciliar, que atualmente conta com 170 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e pessoal de apoio.

Encontro discute preparação para a vacinação

Preparar a ampliação do calendário vacinal foi o objetivo da reunião iniciada hoje (12), e que prossegue até amanhã (13), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). No encontro, dirigido pela coordenadora estadual do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, foi apresentado o plano operativo para inclusão das vacinas Meningocócica C, Pneumocócica 10 valente e Influenza A (H1N1).

Os coordenadores de imunização das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) puderam conhecer o calendário que prevê, até o final de janeiro, o início da campanha contra a meningite C, em março, contra a Influenza A (H1N1), e no início de abril, a introdução da vacina Pneumocócica 10 valente. Além dessas novas vacinas, estarão no calendário outras como a contra a Influenza sazonal, entre 24/04 a 07/05, e contra a Poliomielite, que tem a primeira etapa prevista para 12/06 e a segunda para 14/08.

Segundo Fátima Guirra, com a introdução da vacina meningocócica C pretende-se controlar o aumento no número de casos de meningite meningocócica tipo C no estado. "A meta é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos. A vacinação será feita em etapas, priorizando as áreas de maior incidência da doença", explicou a coordenadora.

Governador visita a saúde em Movimento e anuncia os 10 primeiros leitos de UTI para Itapetinga

O município de Itapetinga, localizado na região Sudoeste, recebeu na manhã desta terça-feira (12/01), a visita do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. Na cidade, eles visitaram as obras da UPA 24H, na praça Juvino Oliveira, com previsão de funcionamento ainda para o primeiro semestre de 2010. Em seguida, a comitiva visitou a quarta etapa da Estratégia Saúde em Movimento, na Escola Otávio Curvelo, localizada no bairro Américo Nogueira.

O governador Jaques Wagner e o secretário Jorge Solla percorreram todas as instalações utilizadas pela Saúde em Movimento e ao serem assediados pelas pessoas que aguardavam o atendimento, cumprimentaram a todos com gentileza, sempre ouvindo atentamente os comentários, pedidos e sugestões feitas pela população. Wagner e Solla também puderam ouvir o agradecimento de Analice Rocha. Ela, seu filho e mais cinco familiares sofriam de catarata congênita e tiveram a visão recuperada após a ação dos cirurgiões da Saúde em Movimento, "se tivesse que dar uma nota para dar a equipe, essa nota seria mil", agradeceu Analice.

Para o secretário Jorge Solla a organização e as condições de conforto prestadas aos pacientes da Saúde em Movimento tem evoluído com a sequencia do trabalho. " A cada etapa a Estratégia Saúde em Movimento se aprimora na qualidade do atendimento à população. Notei que colocaram um balcão com diversos terminais de computador para realizar o cadastramento do Cartão do S.U.S e até cafezinho estava sendo ofertado para os que aguardavam o atendimento, isso é tratamento digno", completou Solla. Ele fez questão de destacar o empenho da prefeitura de Itapetinga e de toda a equipe liderada pelo prefeito José Carlos Moura.

No palanque, o governador assinou um convênio de transferência de recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Itapetinga, destinado à aquisição de equipamentos e materiais para disponibilização à população dos 10 primeiros leitos de UTI da cidade. Além desta importante ação, o governador também assinou um convênio com uma clínica da cidade para a realização de atendimento oftalmológico.

Jaques Wagner foi contundente ao rebater as críticas daqueles que pretendem desqualificar a Estratégia Saúde em Movimento. Ele convocou a população a sair em defesa desta importante ação, "a Saúde em Movimento não é do governador, não é do prefeito, não é do secretário Solla. A Saúde em Movimento é do povo, estamos levando saúde pra quem mais precisa e a população vai saber valorizar o que estamos fazendo," enfatizou.

Também estiveram acompanhando o governador e o secretário da Saúde em Itapetinga, o superintendente de Atenção à Saúde, Alfredo Boa Sorte e a coordenadora da Estratégia Saúde em Movimento, Cláudia Rodrigues. Até o momento, foram realizadas 6176 consultas oftalmológicas, 953 cirurgias de pterígio e 290 cataratas. A Saúde em Movimento permanece em Itapetinga até o dia 22 de janeiro. A próxima etapa será realizada a partir de 18 de fevereiro, no município de Gandu, região Sul do estado.

Governo vai premiar agentes que se destacarem no combate à dengue

Para incentivar profissionais que atuam no controle da dengue, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, assinou portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12), regulamentando o decreto governamental que instituiu o prêmio Edno Batista Rebouças, a ser entregue aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que se destacarem no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O prêmio, que tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue, consistirá no valor de um salário mínimo vigente, para cada um dos ACS e ACE dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos na portaria que regulamenta o prêmio. Os critérios para a concessão do prêmio são a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE, a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1% e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.

O prêmio Edno Batista Rebouças referente a 2010 será concedido no segundo semestre, para cada um dos agentes comunitários e de controle de endemias dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos e cumpridos durante o primeiro semestre – janeiro a junho. Os indicadores serão auferidos através dos respectivos sistemas de informação monitorados pela área técnica responsável, na Sesab.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Empresas de saúde de Vitória da Conquista deverão fazer a destinação do lixo hospitalar que produzem

Medida é regulamentada por resoluções nacionais e por decreto municipal

A Prefeitura Municipal de Vitória de Conquista, reafirmando sua preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, estipulou, através do Decreto Municipal nº 13.277/2009, um prazo para que os geradores de resíduos de serviços de saúde – hospitais, clínicas, laboratórios, centros especializados, etc. - façam a separação e destinação correta dos resíduos que produzem. De acordo com o Decreto, a partir do dia 1º de fevereiro todos os serviços de saúde de Vitória da Conquista que geram lixo infectante passam a ser responsáveis pela coleta, transporte e destinação adequada do material.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Miguel Felício, ressalta que essa medida foi resultante de uma ampla discussão com todos os envolvidos: “A gente já vinha fazendo um processo de discussão com os setores de saúde e, no início de dezembro, foi estabelecido um prazo de 60 dias para que as empresas de saúde busquem formas de coletar o lixo e fazer o tratamento”. De acordo com o secretário trata-se de uma importante mudança para o município. “Temos uma mudança não só na questão da responsabilidade, mas daremos um salto na questão da qualidade uma vez que esses resíduos serão tratados de forma ainda mais correta”, explica.

Até o dia 31 de janeiro, a coleta do lixo hospitalar ainda estará sob a responsabilidade da Prefeitura. Atualmente, o lixo recolhido vai para o aterro sanitário, onde é depositado em uma célula específica, impermeabilizada com uma manta. Com a mudança no sistema de coleta do lixo hospitalar, os recursos antes utilizados nesse serviço poderão ser aplicados em outras áreas que beneficiarão a população. A Prefeitura continuará sendo a responsável pelo lixo produzido pelos órgãos municipais de saúde, como as Unidades de Saúde da Família e o Hospital Esaú Matos. A maneira como essa coleta será feita - pela própria Secretaria de Serviços Públicos ou por uma empresa terceirizada, contratada por meio de licitação - ainda está sendo avaliada.

Resoluções federais - A decisão de transferir a coleta de lixo hospitalar para seus próprios geradores vem sendo adotada no Brasil inteiro. Desde 2006, a cidade de Salvador, por exemplo, já segue esse sistema e, mais recentemente, outros municípios adotaram a resolução. O objetivo é fazer cumprir o que determina resoluções de órgãos federais ligados à Saúde e ao Meio Ambiente. Segundo a resolução nº 306, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa, de dezembro de 2004, reforçada pela resolução nº 358 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, de 2005, "os serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos por eles gerados, atendendo às normas e exigências legais, desde o momento de sua geração até sua destinação final".

O regulamento também determina que "todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde", com etapas que começam no "manejo" e incluem a "disposição final". Pelo documento, quem produz o lixo hospitalar deve se responsabilizar por todas as etapas, incluindo a destinação final.

Novos procedimentos - As unidades estaduais de saúde localizadas em Vitória da Conquista, como o Hospital de Base – maior produtor de lixo hospitalar no município- se anteciparam e já estão seguindo o previsto no decreto municipal desde o mês de dezembro. O Governo do Estado abriu licitação e selecionou uma empresa especializada que está realizando o tratamento do lixo, fazendo a desinfecção do material e incinerando parte dele. O modelo deve ser seguido por unidades de saúde particulares da cidade. “Esses procedimentos de destinação adequada do lixo hospitalar, através de empresas especializadas, e um moderno aterro sanitário contribuem para a saúde pública do município”, conclui Miguel Felício.

Lixo infectante - São considerados geradores de lixo infectante hospitais e maternidades, centros e postos de saúde, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, centros radiológicos e quimioterápicos, medicina nuclear, clínicas veterinárias, centros de ensino e pesquisa, unidades móveis de saúde, distribuidores de produtos farmacêuticos, necrotérios, funerárias e serviços onde se realizam atividades de embalsamento e serviços de medicina legal, farmácias e drogarias, inclusive as de manipulação, consultórios odontológicos, consultórios médicos, serviços de acupuntura e de tatuagem, estabelecimentos comerciais e industriais que possuam serviços ambulatoriais.

fonte: www.pmvc.com.br

Estado lança campanha contra Dengue

O governo do estado lançou ontem (11) a campanha estadual de combate à dengue, que será um reforço à nacional, lançada pelo Ministério da Saúde no mês de dezembro. Esta ação soma-se às já desenvolvidas pelo estado no controle da doença. "A campanha servirá para a motivação das pessoas na luta contra o mosquito", comentou o governador do estado, Jaques Wagner. "Cada um tem que ter o cuidado em suas casas", completou Wagner. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, na Fundação Luís Eduardo Magalhães.

No lançamento, foram apresentadas as peças publicitárias que comporão a campanha, com conteúdos que visam alertar a população para a importância de tomar medidas contra a dengue. "O estado já vem desenvolvendo ações, como a distribuição de capas para reservatórios, e essa ação na mídia intensifica o processo de combate ao mosquito", disse o secretário da Saúde, Jorge Solla. São comercias para televisão e rádio, outdoor, cartazes, adesivos, além de outros materiais. "Na campanha, trabalhamos com uma idéia de rede, com as pessoas atuando em conjunto", explicou o diretor de comunicação da Sesab, Edson Miranda.
Desprecarização dos vínculos

Durante o evento, prefeitos de 98 municípios baianos assinaram um termo de compromisso, delegando ao governo da Bahia a realização de seleção pública para agentes de combate a endemias (ACEs). O governo do estado selecionará cerca de 2.500 ACEs, que serão contratados pelas prefeituras para cumprir as tarefas que são de responsabilidade dos municípios no combate à dengue e outras doenças endêmicas, como Chagas e leishmaniose.

A previsão é que mais de 100 mil candidatos concorrerão às vagas disponibilizadas nas 98 cidades onde o processo seletivo será realizado. "A desprecarização dos vínculos de trabalho é o principal foco desse processo", afirmou a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Lorene Pinto.

No município de Cabaceiras do Paraguaçu, serão 18 vagas. A prefeita da cidade, Romildes Oliveira comentou que a seleção para agentes comunitários de saúde (ACS) já foi feita através da Sesab e agora é a vez da seleção para ACE. "É importante para o nosso trabalhador ser efetivado e ter a garantia dos direitos trabalhistas", falou a prefeita. "É um trabalho que terá a neutralidade, que ficará transparente", completou ela.

O governo do estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), entre 2007 e 2008 realizou processo seletivo para ACE em 80 municípios, no âmbito do programa de apoio à desprecarização dos vínculos de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias. Foram 4.230 agentes que tiveram seus vínculos empregatícios regularizados. "Saímos de 5% para 98% dos ACS com os vínculos desprecarizados e temos essa mesma meta para os ACE, por isso a importância da seleção", comentou Jorge Solla.

A previsão para início e término da seleção e disponibilização da lista de classificados para contratação é janeiro a junho de 2010. A assinatura deste termo de compromisso é um instrumento legal para que o município autorize o estado a fazer a seleção pública.
Prêmio Edno Batista Rebouças
Como forma de incentivar o profissional que atua no combate à dengue, o secretário da Saúde assinou a portaria que regulamenta o decreto que institui o prêmio Edno Batista Rebouças, a ser entregue aos agentes de combate de endemias e aos agentes comunitários de saúde que se destacarem na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

O prêmio, que tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue, consistirá no valor de um salário mínimo vigente, para cada um dos ACS e ACE dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos na portaria que regulamenta o prêmio. Os critérios para a concessão do prêmio são: a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE; a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%; e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Diretoria do HBase realiza reuniões estratégicas para planejamento 2010

Desde o final do ano passado, a diretoria geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) tem realizado reuniões diárias com seus coordenadores, levantando as informações necessárias para o planejamento deste ano. Embora a programação anual seja uma rotina, o diretor geral, Gerardo Azevedo Júnior, e o diretor administrativo, Luiz Flávio Souza Andrade, nomeados recentemente, têm sido enfáticos quanto à qualificação do atendimento na unidade, e para tanto é imprescindível o envolvimento de todos os setores numa gestão qualificada.

No início da primeira semana de janeiro, reuniões importantes foram realizadas. O Plantão Administrativo 24 horas, composto por sete servidores, mereceu atenção especial da diretoria. Na primeira reunião, os plantonistas falaram dos pontos frágeis do setor e quais as alternativas para melhoria do atendimento. Segundo o diretor administrativo Luiz Flávio, a gestão de uma unidade como o HBase é complexa, "mas parceria e a comunicação entre os setores são vitais para esta qualificação no atendimento."

"Estamos vivendo um momento em que o mais importante é a parceria, é uma dedicação especial de cada setor, para qualificarmos o atendimento. Estou aqui para somar e quero ver este retorno para que a unidade procure sempre o melhor", afirmou Luiz Flávio.

Outra importante reunião aconteceu esta semana, com os coordenadores da Comissão Permanente de Licitação, Setor Financeiro, Farmácia, Lavanderia, Nutrição, Contratos, Almoxarifado, Manutenção e Comunicação. Na reunião foram definidas, entre outras coisas, datas para o planejamento de compras, considerando o exercício financeiro estadual, com o objetivo de garantir à unidade organização no estoque e prestação de serviços.

Segundo Azevedo Junior, outras reuniões vem acontecendo, com o objetivo de garantir que a unidade funcione bem em todos os setores. "Neste primeiro momento, estamos reunindo todos os nossos coordenadores para que haja empenho e entrega na unidade, porque nossa finalidade é o bem estar do usuário, é cuidar do ser humano, é fazer com que este público tenha, a cada dia, o melhor atendimento", afirmou Azevedo Junior.
Ao longo deste mês, também estão acontecendo reuniões com toda a equipe médica, com definição de escalas e garantia de presença permanente na unidade nos dias de plantão de cada profissional.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reda da Sesab seleciona multiprofissionais

Tendo em vista o caráter emergencial para o atendimento nas unidades assistenciais, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) abriu, nesta quarta-feira (6), as inscrições para o processo seletivo simplificado para cadastro de reserva (Reda) para diversas categorias profissionais de assistência à saúde. Podem concorrer médicos, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em patologia clinica, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem, nutricionista e terapeuta ocupacional.

As inscrições podem ser feitas unicamente pela internet, no site http://www.saude.ba.gov.br/, até sexta-feira (8) para médicos e até o dia 13 para os demais profissionais. O candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviar o currículo seguindo o modelo disponibilizado, pelo e-mail cadastro.medico@saude.ba.gov.br.

O Processo Seletivo Simplificado será constituído por análise curricular, em caráter classificatório e eliminatório. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de doze meses, contados da data da homologação do seu resultado final.

Com a seleção, a Sesab pretende suprir as vagas dos atuais contratos de Reda que vão vencer. A superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Telma Dantas, explicou que a proposta inicial era que essas vagas fossem preenchidas pelos profissionais aprovados no concurso, no entanto, com a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, a Sesab ficou impedida de efetivar a contratação dos concursados. Visando garantir a assistência à população, a Sesab está promovendo essa seleção pública. “Não podemos deixar as unidades sem os profissionais para prestar atendimento à população”, afirmou Telma Dantas.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Saúde em Movimento chega a Itapetinga

No período de 7 a 18, a população da região de Itapetinga será beneficiada com as ações da Estratégia Saúde em Movimento, um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com o objetivo de levar para todas as regiões do estado, ações resolutivas de saúde, possibilitando aos moradores das cidades do interior baiano e aos alunos do programa TOPA - Todos Pela Educação a detecção, o diagnóstico, o tratamento e, consequentemente, a resolução de vários problemas de saúde.

A ação da Saúde em Movimento no município de Itapetinga vai proporcionar atendimento oftalmológico. No total, serão realizados 59 tipos de procedimentos, assim como cirurgias de catarata e pterígio, consultas médicas e exames como tonometria e fundoscopia, serviços considerados de baixa oferta no estado. Além destes procedimentos, os alunos inscritos no programa TOPA, em caso de necessidade, também recebem óculos de correção para presbiopia, doença mais conhecida como "vista cansada". Para agendar seu atendimento, a população daquela região deve ligar para o Sesab Atende: 0800 724 6565, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 18h.

A Saúde em Movimento, desde que iniciou suas atividades no final do mês de outubro do ano passado, já realizou mais de 30 mil atendimentos nas três etapas, promovidas em Mortugaba, Caetité e Ituaçu. Foram realizados mais de 105 mil procedimentos, entre consultas e exames, mais de 3,6 mil cirurgias de catarata e mais de seis mil pterígios. A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e conta com a ação interinstitucional das secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação.

Bahia consegue recursos para a construção de mais 120 PSF

A Bahia obteve a liberação de recursos para a construção de mais 31 Postos de Saúde da Família (PSF). As portarias de números 3276 e 3315 foram publicadas, respectivamente, no Diário Oficial da União de 28 e 30 de dezembro. Ainda no mês de dezembro, 79 PSF foram habilitados, totalizando desta forma, recursos para a construção de mais 120 Postos de Saúde Família na Bahia.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, avalia que a meta de governo estadual, de entregar 400 PSF até o final de 2010, deve ser superada com a liberação destes recursos repassados aos municípios. Solla comentou que este incremento, além de todo o esforço do governo estadual na obtenção dos recursos perante o Ministério da Saúde, sinaliza o reconhecimento do MS ao trabalho realizado pelo governo Wagner, priorizando os investimentos na área da Saúde, "Até o final de 2009 entregamos 279 PSF e, com a liberação destes recursos, podemos superar em 30% a meta estadual de 400 PSF que serão entregues até o final de 2010", comemorou.

Vitória da Conquista entre os contemplados

Os municípios habilitado foram: Água Fria, Alagoinhas, Apuarema, Barra do Rocha, Belo Campo, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha (2), Gandu, Iaçu, Inhambupe, Itamaraju, Ituberá, Juazeiro, Jussiape, Luiz Eduardo Magalhães (2), Macarani, Macururé, Marcionílio Souza, Mirangaba, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Planaltino, Presidente Jânio Quadros (2), Rio Real, São Félix, Vitória da Conquista.

SESAB abrirá inscrições para o processo de Seleção de Instrutores para o Curso de Vigilância Sanitária e Ambiental

Com o objetivo de qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental para o desenvolvimento das ações de forma integrada, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), realizará o processo de seleção de instrutores para o Curso de Vigilância Sanitária e Ambiental.

As inscrições estarão abertas no período de 4 a 22 de janeiro de 2010, disponibilizando 30 vagas. Os interessados, que quiserem fazer a inscrição de forma presencial, devem se dirigir à Secretaria Acadêmica da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), localizada na Rua Conselheiro Pedro Luiz, 171, no Rio Vermelho, no horário das 8 às 12h, ou podem enviar a documentação pelo correio, para o mesmo endereço, sinalizando o assunto do lado de fora do envelope.

Os documentos necessários para a inscrição estão descritos no edital do processo de seleção, que pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos: www.saude.ba.gov.br ou www.saude.ba.gov.br/eesp

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

HBase registra poucos atendimentos no reveillon

BOLETIM HBASE

01 de janeiro de 2010

Direção do HGVC acompanha plantão da virada do ano em permamente diálogo e parceria com equipe médica e a Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista

Com os festejos de final de ano a movimentação no Hospital Geral de Vitória da Conquista teve sensível redução no registro de atendimentos de urgência e emergência.

Corredores do HBase: praticamente vazios durante o reveillon

Mesmo assim a unidade manteve sua rotina de atendimento com especialistas das áreas clínica, cirúrgica, ortopédica, neutro trauma, entre outras e manteve o quadro de enfermeiros, garantindo ainda serviços de bioimagem para diagnósticos, como raios-X, ultrasonografias e tomografias.

Entre os dias 31 de dezembro e o primeiro período do dia 01 de janeiro os números de atendimentos foram bem reduzidos em comparação aos cerca de 200 atendimentos registrados diariamente.