quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SESAB esclarece sobre vacinação contra Meningite tipo C

Em função das inúmeras ligações relacionadas à vacina Meningocócica C que a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) está recebendo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) esclarece que na Bahia, as vacinas serão administradas nas crianças de 2 meses até 4 anos e 11 meses, grupo que corre o maior risco de adoecer e morrer, embora o esquema vacinal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumido pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil seja para vacinar menores de dois anos.

As crianças menores de um ano receberão duas doses de vacina, com reforço entre 12 e 24 meses. Já as crianças maiores de um ano, recebem dose única da vacina. A superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, ressalta que não há recomendação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, para a vacinação de outros grupos da população no país (profissionais de saúde, policiais, bombeiros, etc.).

A superintendente informa ainda que a vacinação neste grupo específico, como medida preventiva, importante tanto no plano individual quanto coletivo pelas evidências já documentadas, permite que se estabeleça uma resposta ampliada, com a formação de imunidade de grupo para outras faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário