Preparar a ampliação do calendário vacinal foi o objetivo da reunião iniciada hoje (12), e que prossegue até amanhã (13), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). No encontro, dirigido pela coordenadora estadual do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, foi apresentado o plano operativo para inclusão das vacinas Meningocócica C, Pneumocócica 10 valente e Influenza A (H1N1).
Os coordenadores de imunização das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) puderam conhecer o calendário que prevê, até o final de janeiro, o início da campanha contra a meningite C, em março, contra a Influenza A (H1N1), e no início de abril, a introdução da vacina Pneumocócica 10 valente. Além dessas novas vacinas, estarão no calendário outras como a contra a Influenza sazonal, entre 24/04 a 07/05, e contra a Poliomielite, que tem a primeira etapa prevista para 12/06 e a segunda para 14/08.
Segundo Fátima Guirra, com a introdução da vacina meningocócica C pretende-se controlar o aumento no número de casos de meningite meningocócica tipo C no estado. "A meta é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos. A vacinação será feita em etapas, priorizando as áreas de maior incidência da doença", explicou a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário