quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SESAB pretende investir para ampliar a doação de órgãos para transplante

Investir em campanhas educativas, visando conscientizar a população para a importância da doação de órgãos. Esse é um dos principais projetos da Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset). Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador da Coset, a falta de informações adequadas sobre o processo de doação e transplante de órgãos ainda é um dos principais obstáculos para a ampliação do número de transplantes. "A Bahia registra um grande índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação", aponta o médico, lembrando que uma doação pode salvar inúmeras vidas e que "qualquer pessoa pode precisar de um transplante e, consequentemente de uma doação".

Na Bahia, no ano passado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) contabilizou 53 doações de múltiplos órgãos, 7 doações a mais que no ano anterior (46). Também em 2009, foram realizadas 332 cirurgias de transplante, sendo 42 de fígado, 197 de córnea, 90 de rim e três cardíacos. Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplante, o número de doações ainda é muito baixo no estado, onde existem mais de 4.000 pessoas em fila de espera por um órgão - 3.098 só em fila de espera para transplante renal.

Visando ampliar o número de doações e transplantes, a Sesab tem feito diversos investimentos, entre eles a ampliação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); a realização de cursos de capacitação, voltados para profissionais e estudantes da área de saúde, enfocando questões relacionadas à doação, transplante, diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores, entre outras.

A coordenação do Sistema Estadual de Transplantes também firmou parceria com as empresas Camurujipe, Águia Branca e Novo Horizonte, possibilitando o transporte gratuito de material biológico. "Desde a assinatura do contrato, foram realizados mais de 50 transportes, o que possibilitou salvar muitas vidas", conta Eraldo Moura, que também anuncia como objetivo para esse ano zerar a fila de espera para transplante de córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário