quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Planserv implanta atendimento multidisciplinar em saúde mental

Um novo modelo de atenção aos pacientes que precisam de tratamento psiquiátrico está sendo implantado pelo Planserv. Trata-se da modernização dos procedimentos, com a adoção de uma visão integral do paciente e a substituição do internamento manicomial pelo atendimento em hospital-dia e multidisciplinar, envolvendo psicoterapia, terapia ocupacional e outras atividades, como oficinas terapêuticas.

O funcionamento do programa é bem simples. O beneficiário precisar marcar uma consulta para que seja confirmada a sua necessidade e que ele seja inscrito no programa. A partir daí, ele poderá receber a atenção dos profissionais de saúde em regime de hospital-dia, mas com acompanhamento continuado e de longo prazo. Isso não exclui o atendimento de urgência ou emergência, quando muitas vezes é preciso haver internação.

A participação no programa não exclui a internação quando necessária, que será feita a partir de atendimentos de urgência e emergência, porém, não é este o foco do programa. “A reforma psiquiátrica brasileira preconiza novos modelos de assistência em saúde mental, que deixa de ser centrada na figura do psiquiatra e na internação manicomial em momentos de crise e passa a contemplar principalmente atendimentos de longo prazo, em regime aberto”, explica o psicólogo Lucas Portela, do Planserv.

Ele explica que as internações continuam existindo, mas apenas para casos em que o paciente ponha em risco sua própria vida ou de terceiros – sendo encarada como uma medida extrema, e não como um modelo de tratamento. “Estes atendimentos, realizados em hospitais-dia, visam reinserir o portador de transtorno mental em sua vida social normal e fazer com que ele recupere sua capacidade de se autogovernar”, explica Portela.

Atendimento - O Planserv dispõe, como prestador de serviços em saúde mental, o Espaço em Saúde Mental Professor Nelson Pires - até pouco tempo chamado de Sanatório São Paulo -, na Ladeira do Aquidabã, e deve ampliar sua rede de assistência com o lançamento de edital de credenciamento específico para esta área assistencial. Quem tiver interesse em iniciar tratamento deve procurar essa unidade para triagem, que precisa ser previamente agendada pelo telefone (71) 3418-7446.

Em casos de internamento, a busca pelo serviço continua sendo nas urgências e emergências, a qualquer momento. Além do Programa de Saúde Mental, o Planserv continua fornecendo consultas psiquiátricas nas clínicas e consultórios médicos credenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário