quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Domingo é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Para marcar a data, que este ano cai no dia 31, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), estará atendendo à população na sexta-feira (29), no ambulatório de especialidades da unidade hospitalar, para detecção precoce da doença. Além disso, no dia 31, uma equipe do Dom Rodrigo de Menezes, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, estará fortalecendo o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides Maltez, no bairro de São Cristóvão, área considerada endêmica.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que tem cura e é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos periféricos e pode ser altamente incapacitante. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão se dá pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. A maioria das pessoas tem uma resistência natural ao bacilo e não desenvolve a doença, mesmo que tenha contato com o agente causador.

A hanseníase se manifesta, inicialmente, através de manchas dormentes brancas ou avermelhadas na pele. A doença tem cura e o tratamento é feito gratuitamente nos centros de saúde, sem necessidade de internamento, a não ser em casos especiais. Os profissionais de saúde advertem que quanto mais cedo for estabelecido o diagnóstico da doença e iniciado o tratamento, mais rápida será a cura. Outra importante questão diz respeito aos cuidados que devem ser observados pelos portadores de hanseníase, a fim de evitar seqüelas ou deformidades decorrentes da doença, em função da falta de sensibilidade nas áreas afetadas - a pessoas não sente quando sofre algum ferimento ou queimadura, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário