sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bahia recebe 1º centro de pesquisa com células-tronco do Norte/Nordeste




Governador Jaques Wagner Inaugura Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael


O tratamento de doenças como epilepsia, diabetes, insuficiência renal, Chagas e diversas cardiopatias ganhou um importante reforço nesta sexta-feira (17), com a inauguração do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael (HSR). Resultante de um convênio pioneiro entre o Governo do Estado, HSR, ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o CBTC é o primeiro do Norte e Nordeste e o oitavo do país credenciado para o manejo de células-tronco.

“A chegada deste centro de pesquisa representa um grande avanço tecnológico para salvar vidas e integra um projeto amplo de desenvolvimento no estado, junto ao futuro Parque Tecnológico. O local terá uma área específica voltada aos experimentos para os estudos das células-tronco”, comentou o governador Jaques Wagner, presente na inauguração, ocorrida no auditório Luigi Faroldi, no HSR.

Construído numa área de 700 m², o CBTC recebeu financiamento estadual de aproximadamente R$ 1,5 milhão, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado (Fabesb), e realizará estudos voltados à terapia celular para o tratamento de enfermidades degenerativas e traumáticas. Já certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o local funcionará plenamente a partir de agosto. Até lá, 60% das instalações vai operar em prol de pesquisas básicas na área de biomédica.

“A intenção é consolidar a Bahia como um dos pólos de investigação nesse setor específico. Temos uma equipe formada por 36 profissionais e exportaremos as células-tronco para os hospitais Espanhol e Santa Izabel, além de unidades de saúde localizadas nos estados de Recife e Ceará. Além disso, vamos atuar em parceria com outras instituições, a exemplo da Uneb e da Ufba”, assinala o coordenador do CBTC, Ricardo Ribeiro.

Aplicabilidade

As pesquisas desenvolvidas no novo centro de estudos beneficiarão pessoas como Bartolomeu dos Santos. Portador da Doença de Chagas, o baiano, natural de Maragogipe, realizou um dos primeiros transplantes de células-tronco do Brasil. “Eu praticamente não andava mais. Os médicos diziam que eu estava na fase terminal. Realizei a cirurgia em 2003. Hoje, aos 54 anos, levo uma vida normal. Tomo meus medicamentos, mas a doença regrediu para fase inicial”, conta.

Para viabilizar as pesquisas, o CBTC está divido em três áreas. A primeira é a Unidade de Cultura de Células Humanas a nível Good Manufacture Practice (GPM), que significa Boas Práticas de Manufatura, onde serão preparadas as células-tronco humanas. A segunda área consiste no Laboratório de Pesquisas com aplicação de tecnologias modernas para o desenvolvimento de novas terapias e ferramentas biotecnológicas. Por fim, o setor de Biotério, onde serão realizadas as experiências, para avaliação da eficácia e segurança dos métodos de tratamento desenvolvidos.

“A área de pesquisa com células-tronco é um terreno fértil para a Bahia. Estamos lidando com um centro de referência no segmento, extremamente modernizado, e sei que vamos obter inúmeros resultados positivos. Sabemos, hoje, que a balança deficitária da Saúde se dá pela falta de investimentos em pesquisas e seguiremos com a criação de laboratórios e equipamentos adequados para este campo de estudo”, afirmou o secretário de Saúde do estado, Jorge Solla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário