sexta-feira, 31 de julho de 2009

Coordenadora da Influenza na Bahia faz palestra em Conquista


Maria Mazzarello apresentando o gráfico sobre a estimativa do impacto de uma pandemia no Brasil




Com o objetivo de esclarecer os médicos e enfermeiros de Vitória da Conquista e de mais 17 municípios sobre a gripe A (H1N1), foi realizado nesta quinta-feira (30), um seminário no auditório do Centro de Formação.

O evento foi promovido pela 20ª Dires, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Mais de 220 profissionais estiveram presentes.

A coordenadora da Influenza na Bahia, Maria Mazzarello, que há quatro anos faz parte de uma equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (DIVEP) responsável pelo combate a gripe, veio esclarecer sobre o surgimento e composição genética do vírus. Através de gráficos, ela apresentou a situação epidemiológica da Influenza no mundo, no Brasil e na Bahia.


Mais de 220 profissionais da saúde de 18 municpíos participam do seminário




A infectologista do Centro de Referência DST/Aids, Mônica Trindade, também falou sobre a identificação e o tratamento do influenza A. A médica enfatizou os cuidados com a higiene por parte dos profissionais da saúde, como lavar sempre as mãos e usar luvas ao atender um paciente.

Para a enfermeira Hayane Oliveira, que trabalha na Unidade de Saúde de Barra Nova, distrito de Barra do Choça, a iniciativa foi válida “porque tivemos a oportunidade de estar discutindo o assunto". Segundo ela, os profissionais da Atenção Básica devem estar atentos, "pois somos os primeiros a ter contato com os pacientes”. Foi a primeira vez que ela participou de uma palestra sobre o vírus H1N1.

fonte: www.pmvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário