quarta-feira, 8 de julho de 2009

Wagner e solla entregam 63 ambulâncias


Governador Wagner fala a participantes da solenidade de entrega dos veículos




Mais 63 novas ambulâncias vão reforçar o atendimento à população baiana no interior. Junto com a entrega dos veículos, nesta quarta-feira (8), o governador Jaques Wagner assinou também um termo de compromisso para a construção de 45 unidades de pronto-atendimento (UPA), conhecidas como "pronto-socorro".

A prefeita de Dario Meira, Maria de Fátima Aragão, afirmou que o município estava sem ambulância, porque a que atendia na cidade, levando pacientes para Ipiaú, Itabuna, Jequié ou Salvador, havia sofrido perda total em um acidente. "Nós nos virávamos locando carros comuns, o que não é o ideal. Agora a população está assistida com um veículo equipado para realizar o serviço", disse.

Do total de 63 ambulâncias, 60 foram compradas por força da aprovação de emendas parlamentares pelo Executivo e três foram adquiridas pelo convênio entre o governo estadual e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Neste caso, o governo financia 90% do equipamento e o restante é pago pela prefeitura, em 36 meses.

"É um sonho meu, como parlamentar, ver o Executivo aprovando as emendas que beneficiam a população, independente do partido do deputado que fez a proposta ou da prefeitura que vai receber o benefício. O governador está de parabéns", destacou o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo.

As ambulâncias são da marca Ford Courier, equipadas com os materiais necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Praticamente todas as regiões da Bahia foram contempladas, o que vai representar um reforço importante para os gestores da saúde de 59 municípios.

Além das ambulâncias, outros 164 veículos já foram entregues à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) este ano. De 2007 para cá, a secretaria já recebeu também dois caminhões, 12 UTIs móveis e o Samu 192 foi reequipado com 41 motos e 56 ambulâncias, entre outros.

Atenção básica

Wagner declarou que a inclusão das emendas no orçamento, apesar da crise econômica que provocou uma queda na arrecadação de cerca de R$ 500 milhões no primeiro semestre, soma-se ao que o governo tem feito para melhorar a saúde na Bahia.

Para ele, a saúde começa na casa da pessoa, com água, saneamento, posto de saúde e equipes de agentes de endemias e de combate à dengue equipados. "Não adianta dar remédio para curar verminose, se as crianças bebem água suja e o esgoto corre a céu aberto. Todo este esforço na atenção básica faz com que seja cada vez menor o número de atendimento nos grandes hospitais", observou.

O município de Lauro de Freitas foi contemplado com uma UPA. A prefeita Moema Gramacho destacou que esta é uma ação de democratização do acesso à saúde, "o que representa inclusão social". Ela informou que a unidade se soma a um trabalho de parceria entre os governos estadual e municipal que já está sendo desenvolvido.

"Recentemente, foram recuperados o centro cirúrgico e a unidade de atenção à criança do Hospital Menandro de Farias. A tendência é que cada vez mais esta parceria se fortaleça", afirmou a prefeita.

Programa de investimentos

O secretário da Saúde, Jorge Solla, rebateu as críticas que a área estadual de saúde vem recebendo nos últimos dias pela imprensa. "Estamos fazendo o maior programa de investimentos em saúde pública na Bahia", afirmou.

Solla disse que no início da atual gestão a pasta contabilizava uma dívida de mais de R$ 205 milhões, os hospitais estaduais e a frota da secretaria estavam sucateados, a Bahia não contava com equipamento de UTI móvel e que não havia uma política de investimentos para ampliar a capacidade de atendimento.

O secretário demonstrou as mudanças que vêm sendo realizadas desde então. "Neste momento, além dos hospitais do Subúrbio e da Criança, em Feira de Santana, outros 16 estão em obras. Em 15 de junho entregamos o de Juazeiro e este ano será entregue o de Santo Antônio de Jesus", explicou. E ressaltou que todos os hospitais estaduais estão recebendo serviços de reforma e que o município de Irecê já tem um novo hospital, onde estão sendo implantados leitos de UTI e um centro de tomografia.

"Já foram entregues 230 postos do Programa de Saúde da Família (PSF), que fazem parte de uma meta de 400 novos postos até o final de 2010", contabilizou Solla. Segundo ele, a ampliação de leitos públicos que está sendo feita na rede estadual é de mais de 1,1 mil unidades, "o que representa um aumento de mais de 20%".

O secretário citou outros investimentos: reforma de todas as enfermarias do Hospital Geral do Estado (HGE) e troca do respectivo mobiliário, conclusão da primeira etapa dos hospitais Luís Viana e de Base, este em Vitória da Conquista, além da recuperação do Prado Valadares, em Jequié, e do Manoel Vitorino, em Salvador, e da reforma do Ana Néri, que já está concluída.

Solla informou que será entregue um novo centro cirúrgico no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, que vai passar de três para dez salas de cirurgia. "Vai ser o maior centro cirúrgico do interior, com a mesma capacidade de Salvador", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário