sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vídeoconferência abordará dengue e mortalidade materno-infantil

"Saúde de Todos Nós - Combatendo a Dengue e Diminuindo a Mortalidade Materno-Infantil no Estado da Bahia" é o tema da videoconferência que será realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na segunda-feira, dia 20, às 14 horas, no Instituto Anísio Teixeira - IAT, na Avenida Paralela. O governador Jaques Wagner preside a abertura do evento, juntamente com o secretário da Saúde, Jorge Solla, e representantes dos prefeitos baianos e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). São 30 pontos de transmissão, distribuídos nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs), cuja lista se encontra no endereço www.saude.ba.gov.br/dab/videoconferencialg.asp), no site da Sesab. Os interessados também poderão acompanhar a videoconferência, de 14 às 18 horas, pelo endereço http://ead.sec.ba.gov.br/media.

Será feita, pelo governador e pelo secretário da Saúde, a entrega simbólica de 1.146 kits para Agentes de Combate às Endemias de 239 municípios, 250 mil capas para reservatórios de água e 40 geladeiras para Unidades de Saúde da Família. O principal objetivo é fortalecer a atenção básica em saúde no combate à dengue, inclusive com a disponibilização da Linha Guia (espécie de protocolo clínico) em formato digital, para ampliar o acesso ao documento a todos os profissionais da atenção básica na Bahia. A Linha Guia não trata apenas da atualização clínica: contempla noções gerais sobre as medidas de prevenção e controle, a organização do processo de trabalho e do serviço de saúde.

Também será lançado o curso de extensão Combatendo a Dengue na Atenção Básica e apresentado o módulo "Mamãe-bebê" do Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso Combatendo a Dengue na Atenção Básica, a ser ministrado na modalidade à distância, faz parte das ações que a Sesab vem desenvolvendo no auxílio aos municípios, responsáveis diretos pelo combate ao mosquito, como preconiza o Ministério da Saúde ao definir os papéis de cada ente federado - União, estados e municípios. O objetivo do curso é ampliar a capacidade dos profissionais de saúde da Atenção Básica para as ações no combate à dengue, que vão desde a prevenção até o cuidado à pessoa com suspeita de dengue e confirmação da doença.

O módulo "Mamãe-bebê" tem o objetivo de qualificar as ações para o combate à mortalidade materno-infantil na Bahia, terá duração de dois meses, com atividades presenciais e à distância, via internet. O Curso de Especialização em Saúde da Família e em Gestão da Atenção Básica, oferecido pela Sesab, será reproduzido, durante a videoconferência, para 300 profissionais - médicos, enfermeiros e odontólogos - em 28 municípios sedes de microrregião da Bahia. Em 2010, o curso será reproduzido para 3 mil profissionais, que terão como tutores os 300 profissionais participantes do curso atualmente.

Programação:

14 horas - Mesa de abertura, com o governador Jaques Wagner, o secretário Jorge Solla e representantes dos prefeitos e Cosems. Entrega simbólica dos equipamentos para combate à dengue e para Unidades de Saúde da Família;

14h40 - Exposições: Situação da dengue no estado da Bahia (Alcina Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica); Ações para redução da mortalidade infantil na Bahia (Alfredo Boa Sorte, superintendente de Atenção Integral à Saúde); Ações de educação permanente para implantação das Linhas de Cuidado na Atenção Básica (Telma Dantas, superintendente de Recursos Humanos em Saúde); Lançamento do Curso EAD: Linha Guia "Combatendo a Dengue na Atenção Básica" e apresentação do módulo "Mamãe-bebê" do Curso de Especialização em Saúde da Família e em Gestão da Atenção Básica (Hêider Pinto, diretor de Atenção Básica);

16 horas - Debates

18 horas - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário