terça-feira, 21 de julho de 2009

Casos de dengue têm redução de 80% na Bahia nos últimos três meses



Governador Jaques Wagner faz videoconferência Saúde de Todos Nós





Casos de dengue têm redução de 80% na Bahia nos últimos três meses


Nos últimos três meses houve uma redução de 80% nos casos de dengue na Bahia. A informação foi divulgada durante a Videoconferência Saúde de Todos Nós - Combatendo a Dengue e Diminuindo a Mortalidade Materno-Infantil, realizada nesta segunda-feira (20), a partir do Instituto Anísio Teixeira, para mais de 500 agentes de saúde em 30 pontos de transmissão do estado.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a redução é resultado das ações estaduais de combate e prevenção da dengue. Para evitar epidemias e reduzir o número de casos e de óbitos, o Governo do Estado criou o Comitê de Mobilização e Combate à Dengue, fez parceria com o Corpo de Bombeiros, adquiriu 169 veículos distribuídos aos municípios baianos para o trabalho de supervisão, vigilância epidemiológica e de combate ao mosquito transmissor.

Houve também parceria com as prefeituras, principalmente com as que registraram maior número de ocorrência, como Jequié, Ilhéus e Itabuna. A instalação das tendas de hidratação e o aumento do número de leitos de emergência e UTI possibilitaram maior rapidez no atendimento às pessoas que apresentavam sintomas da doença.

A videoconferência é mais uma destas ações a fim de ampliar a capacidade dos profissionais de saúde da atenção básica para o combate ao Aedes Aegypti, que vão desde a prevenção até o cuidado com o paciente com suspeita e confirmação de dengue. “O que combate a dengue é a conscientização e responsabilidade dos agentes de saúde e da população. O mosquito com certeza não é mais poderoso do que a ação de combate e que a responsabilidade de todos nós”, afirmou o governador Jaques Wagner durante abertura da videoconferência.

Na ocasião, o governador entregou simbolicamente 1.146 kits para Agentes de Combate às Endemias de 239 municípios, 250 mil capas para reservatórios de água e 40 geladeiras para Unidades de Saúde da Família.

Durante a videoconferência foi lançado o curso de extensão Combatendo a Dengue na Atenção Básica e apresentado o módulo Mamãe-bebê do Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso Combatendo a Dengue na Atenção Básica será ministrado na modalidade à distância e faz parte das ações que a Sesab desenvolve no auxílio aos municípios, responsáveis diretos pelo combate ao mosquito. Já o módulo Mamãe-bebê tem como objetivo qualificar as ações para o combate à mortalidade materno-infantil na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário