quinta-feira, 23 de julho de 2009

HGVC prepara estratégias para enfrentamento contra a Gripe A (H1N1)


Núcleo de Epidemiologia do HBase ofereceu curso sobre a Gripe A, no auditório da unidade, durante uma semana




O Hospital Geral de Vitória da Conquista deu início ao planejamento de estratégias para o enfrentamento da Gripe A (H1N1), que vem se alastrando por todo o mundo, e pode atingir o município. Todos os cuidados estão sendo observados para garantir à população o máximo de informações, e para evitar pânico a partir de notícias não oficiais, como vem ocorrendo nos últimos dias. Além disso, os profissionais de saúde estão sendo devidamente instruídos para que observem o protocolo formulado pela Sesab.

A primeira reunião entre instituições de saúde aconteceu em 15 de julho, na sede da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), que teve uma sanitarista como participante da atividade, além de representante do Hospital Geral de Vitória da Conquista e Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, foi apresentado o Protocolo de Manejo Clínico da Gripe A e definido o envio destas informações a todos os municípios da regional, com apoio do HGVC e Secretaria Municipal de Saúde.

Na última segunda-feira (20), o HGVC apresentou a representantes das vigilâncias epidemiológicas dos 19 municípios da regional as medidas de biossegurança para a Gripe A, ficando estabelecido que a unidade seria referência para coleta do material de nasofaringe para diagnóstico da enfermidade e internamento de casos graves, e que os encaminhamentos de pacientes seriam realizados por meio da regulação de leitos, com relatório médico e ficha de investigação preenchida.

Capacitação de funcionários

O HGVC iniciou na última terça-feira (21), por meio do Núcleo de Epidemiologia, capacitação sobre a Gripe A para seus servidores, com instruções sobre sintomas, epidemiologia e medidas de biossegurança, com atividades que se estendem até amanhã (24), no auditório da unidade. As instituições definem esta semana uma programação mais extensa, com participação do HGVC, 20ª DIRES e SMS, com o objetivo de capacitar médicos e enfermeiros de todo o município.

Ainda na terça-feira, aconteceu no auditório do HGVC, reunião com as três instituições para definição de protocolos de atendimento, internamento e coleta de material com envio para o LACEN. De ontem até o próximo dia 29, a direção clínica do HGVC apresentará Protocolo de Manejo no atendimento da Gripe A para os médicos que atendem na emergência. Está programada também para esta semana a divulgação de Boletim Epidemiológico do HGVC sobre Gripe A, com informações sobre o enfrentamento da doença na unidade.

2 comentários:

  1. O CURSO FOI UMA PIADA, SÓ EXISTIU BOBAGENS QUE PARA NADA SERVIO, JÁ EXISTEM CASOS DA GRIPE NO HOSPITAL E NINGUÉM SABE O QUE FAZER.....OU SEJA, QUE SE SALVE QUEM FOR ESPERTO.

    ResponderExcluir
  2. Não existe nenhum caso de Gripe H1N1 no HGVC. Todos os casos suspeitos são atendidos e encaminhados para o internamento, porém nenhum deles foi confirmado.

    ResponderExcluir