segunda-feira, 20 de julho de 2009

LACEN/BAHIA implanta metodologia de avaliação de processos

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia) dá mais um passo na institucionalização do monitoramento e avaliação da gestão através da ferramenta denominada LABMOST, com a realização, no próximo dia 24, sexta-feira, de uma oficina gerencial, voltada para a equipe de coordenação e lideranças da unidade. A oficina tem como principal objetivo revisar e repensar a visão, missão, valores e diretrizes estratégicas da instituição, alinhando-os aos Planos Estadual de Saúde (PES) e Plurianual (PPA).

O LABMOST, que está sendo adotado pelo Lacen/Bahia em parceria com o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), é uma ferramenta de avaliação de processos gerenciais, adaptada para a gestão de laboratórios, através de um instrumento identificado como Management and Organization Sustainability Tool (Most), que foi desenvolvido nos Estados Unidos, por uma equipe da Management Sciences for Health (MSH).

Segundo Rosane Will, diretora do Lacen/Bahia, o LABMOST foi adaptado, inicialmente, para a gestão das ações programáticas de DST/Aids, e hoje se constitui numa tecnologia de avaliação dos processos gerenciais à realidade dos laboratórios de saúde pública, através de convênio de cooperação técnica entre o projeto MSH/INCQS/Fiocruz. Missão, valores, estratégias, estruturas e sistemas são os principais indicadores utilizados por essa metodologia.

OFICINA

A oficina gerencial dará seguimento ao processo de implantação do LABMOST, iniciado pelo Lacen/Bahia no último mês de março. Durante o evento, a psicóloga Vera Deccó, mestra em Responsabilidade Social e Desenvolvimento e consultora organizacional, profere conferência sobre o tema "Valores: Vida e Alma das Organizações", seguida de atividades que visam refletir sobre o propósito atual da instituição e sua visão de futuro, objetivos estratégicos, ações e competências organizacionais necessárias à sustentabilidade dos resultados de gestão.

"A descentralização dos serviços de apoio diagnóstico e a estrutura de rede estadual de laboratórios com abrangência regionalizada requerem práticas gerenciais inovadoras e efetivas, que garantam qualidade, confiabilidade e credibilidade institucional", defende Rosane Will, adiantando que planeja realizar outras oficinas de gestão, com o propósito de elaborar o planejamento estratégico e avaliar o modelo de gestão do Lacen/Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário